Blog

Fórmula 1 estreia na temporada de 2025 com parceria inédita junto à Louis Vuitton
Além de exibir sua marca nos GPs e nas clássicas maletas que abrigarão os troféus, a grife francesa ainda dará nome a primeira prova da temporada, que se tornou o Formula 1 Louis Vuitton Australian Grand Prix

Depois de três meses de pausa, a Fórmula 1 retorna neste final de semana com o Grande Prêmio da Austrália. Além de novos carros e trocas de pilotos – incluindo a volta de um brasileiro ao grid depois de oito anos -, a categoria também terá um novo parceiro pelos próximos 10 anos: a marca de luxo Louis Vuitton.

O acordo inclui a exibição da grife nos GPs com sinalização exclusiva ao longo das pistas e as clássicas maletas que abrigarão os troféus que serão presenteados nos pódios das corridas. Além disso, a marca ainda dará nome a primeira prova da temporada, que se tornou o Formula 1 Louis Vuitton Australian Grand Prix.

“Uma abordagem estratégica de visibilidade em um campeonato de tamanha relevância tem o potencial de proporcionar benefícios incomparáveis para uma marca. A Fórmula 1, ao longo de sua temporada, atrai a atenção de uma imensa audiência global, especialmente nos momentos de premiação, que marcam a consagração dos pilotos. A oportunidade de exposição para milhões de pessoas, com elementos icônicos que evocam a identidade da marca, assegura a conquista dos resultados almejados”, analisa Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap.

Vale lembrar que a relação entre Louis Vuitton e F1 não é nova, mas ainda não tinha um acordo formal estabelecido. A colaboração teve início em 2021, quando a grife criou um baú exclusivo para os troféus do GP de Mônaco. Os pilares do negócio, fechado no ano em que a categoria celebra 75 anos, são a inovação, a excelência e a sofisticação, valores que também são fundamentais para a Formula 1.

“A parceria com a F1 representa uma conexão poderosa entre uma grande marca e um público apaixonado. Os GPs atraem fãs de diversas partes do mundo, criando uma plataforma única para engajar uma audiência global. Ao associar-se a um evento tão emblemático, é possível fortalecer a presença da grife e criar experiências que ressoam além da pista, gerando entretenimento e atrativos para aqueles que gostam também dos bastidores”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport, agência que comercializa, anualmente, pacotes de viagem para o Grande Prêmio de São Paulo.

Presença no esporte

Conhecida por comercializar roupas e acessórios fora do mundo esportivo, a Louis Vuitton também tem estabelecido sua presença no esporte. A grife possui uma coleção de peças voltadas para o meio, como bolsa para tacos e bolinhas de golf, bolsas para bola de boliche, pranchas de surf, mesa e raquete de ping-pong, mesa de sinuca, óculos de ski e até skates.

Além disso, a marca francesa também tem ligações com atletas renomados. Rayssa Leal, estrela do skate mundial, é embaixadora da LV, que também tem Carlos Alcaraz, campeão de Wimbledon, e Rafael Nadal, um dos maiores tenistas de todos os tempos, como representantes.

“Quando a Louis Vuitton, uma marca de renome internacional, opta por se associar à Fórmula 1, um dos eventos automobilísticos mais tradicionais e prestigiados do mundo, a troca de atrativos entre as partes se torna indescritível. E o fato de a competição acontecer ao redor do mundo faz com que a força dessa parceria se amplifique ainda mais”, destaca Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.

No futebol, os jogadores Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estrelaram uma campanha da marca que viralizou nas redes sociais em 2022, antes da Copa do Mundo do Qatar. O argentino é patrocinado pela empresa e já protagonizou outras ações em colaboração. A Louis Vuitton também esteve presente no Mundial de 1998, sediado na França, com a produção de uma bola personalizada com a famosa estética da grife, que posteriormente se tornou uma bolsa.

Mais recentemente, a marca foi uma das grandes estrelas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em um acordo estimado em 150 milhões de euros com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a grife forneceu bandejas que carregaram as medalhas, roupas para os responsáveis pelas premiações, baús para guardar os prêmios e produziu um guia especial sobre a cidade para os torcedores que frequentaram a competição.

As famosas maletas também são usadas em diversos esportes, abrigando alguns dos troféus mais cobiçados do planeta. A taça da Copa do Mundo, o troféu Larry O’Brien, da NBA, a taça do Mundial de Rugby, a Bola de Ouro da France Football e, mais recentemente, a Tocha Olímpica de 2024 são exemplos de objetos que foram guardados em peças da grife.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia