Iniciativa visa fortalecer a segurança alimentar, fomentar a inclusão produtiva e combater o desperdício de alimentos
A Fundação Cargill, anuncia o lançamento do Programa Raízes da Transformação, projeto autoral criado para contribuir com comunidades locais por meio de iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo, a promoção da segurança alimentar e do acesso equitativo a alimentos, visando a redução do desperdício.
O Programa, cujos públicos-alvo são grupos sociais sub-representados (pessoas com mais de 50 anos, com deficiência, negras, indígenas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, LGBTIQIAP+ e refugiadas), é baseado em dois grandes eixos: educação profissional e desenvolvimento local.
O primeiro eixo foca na inclusão produtiva na cadeia da alimentação, apoiando pessoas interessadas em construir uma carreira na área gastronômica, que já são ou desejam se tornar nano, micro ou pequenos empreendedores. Esses participantes passam por uma trilha formativa completa, que inclui capacitação técnica, gestão de negócios e palestras socioeducativas, para fortalecer os empreendimentos locais relacionado à cadeia de alimentos, com o intuito de gerar renda em condições dignas de trabalho, melhorar qualidade nutricional de refeições e reduzir perdas e desperdícios.
O segundo eixo do programa vai fortalecer organizações da sociedade civil que já atuam com banco de alimentos, cozinhas comunitárias, restaurantes populares ou que fornecem refeições a pessoas em situação de insegurança alimentar. O objetivo dessas ações é reforçar a qualidade do trabalho feito por esses estabelecimentos, com diagnósticos e planos de capacitação e melhorias que facilitarão a ampliação das capacidades de atendimento.
Nas cidades que não possuem bancos de alimentos, o Raízes da Transformação pretende criar redes para aproximar doadores de alimentos e organizações que podem atuar na distribuição, entregando o material arrecadado a quem precisa. Para viabilizar isso, já estão desenhadas atividades de monitoramento, mentoria e apoio logístico.
“O Raízes da Transformação é um passo importante para fortalecer quem está na base do sistema alimentar — seja produzindo, distribuindo ou garantindo o acesso à comida. Nosso objetivo é apoiar as localidades promovendo oportunidades de geração de trabalho e renda e contribuir com o acesso a alimentos de forma mais justa e consciente. Acreditamos que, com ações práticas e parcerias certas, podemos colaborar para melhorar a vida de muitas pessoas e construir soluções mais sustentáveis a longo prazo”, complementa Flávia Tayama, diretora-presidente da Fundação Cargill e diretora de responsabilidade corporativa Latam para a Cargill.
Para Geyze Diniz, Cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, “Ter a Fundação Cargill como parceira do Pacto Contra a Fome é valioso. A Fundação com seu programa Raízes da Transformação é um exemplo concreto de como é possível atuar de forma estruturada, com impacto local e foco na inclusão produtiva. As causas que nos movem são complementares: acreditamos na força das comunidades e o combate ao desperdício de alimentos. É muito potente ver uma iniciativa que sai do papel com planejamento, presença territorial e impacto real. Esse é o tipo de iniciativa que precisamos para transformar o sistema alimentar.
Projeto piloto trouxe resultados promissores
O Raízes da Transformação já começou a mostrar seu potencial em territórios onde já está sendo realizado. No município de Barreiras (BA), o Programa que iniciou no final de março recebeu mais de 100 e selecionou 40 bolsistas que hoje participam da trilha formativa em parceria com o SENAI, com cursos como confeitaria, salgados e pizzas.
Já em Mairinque (SP), por meio da atuação da organização Good Truck, o programa avançou no eixo de desenvolvimento local com diagnóstico da realidade alimentar, mapeamento de OSCs e doadores, estruturação de ferramentas de gestão. Com isso, já foram distribuídos mais de 700 quilos de alimentos que seriam desperdiçados, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Agora, o programa se prepara para expandir sua atuação no Pará, com atuação em Santarém, Belém e Itaituba, reforçando o compromisso da Fundação Cargill com ações concretas e transformadoras.