Empresa lança HUB de conhecimento e projeto comercial inédito para a principal data do varejo brasileiro
O consumidor está diferente. Ao longo do último ano, a pandemia impactou profundamente os hábitos de consumo, criando um novo contexto para o relacionamento entre pessoas e marcas, com mudanças permanentes. Para compartilhar seus conhecimentos sobre esse novo cenário e vislumbrando o reaquecimento dos negócios brasileiros no segundo semestre, com foco na Black Friday, a Globo disponibiliza a agências e anunciantes, a partir desta segunda-feira, 14 de junho, um verdadeiro HUB de conteúdo, além de ofertas comerciais exclusivas em todas as plataformas da empresa.
De acordo com Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, antecipar as discussões sobre a principal data do varejo tem como objetivo auxiliar as marcas a desenvolverem soluções capazes de despertar a disputada atenção do consumidor brasileiro.
“Acreditamos que existem milhões de oportunidades que podem ser exploradas nas estratégias de comunicação das marcas para a Black Friday 2021 e que esse leque de possibilidades ganha ainda mais corpo quando trabalhado com antecedência, aplicando inteligência de dados e usando o apoio de parceiros estratégicos para que os anunciantes tenham o melhor retorno possível sobre seus investimentos”, define Manzar Feres. “E esse caminho pode ser bastante beneficiado com o apoio da tecnologia, atrelada a conteúdos de qualidade, no desenvolvimento de ações e projetos comerciais que diminuam a fricção entre desejo de consumo e compra, especialmente em uma data em que ofertas e descontos têm tamanho apelo no momento da decisão do consumidor. Esse trabalho demanda tempo e dedicação, mas certamente tem o potencial de fazer da Black Friday 2021 um marco no momento de retomada no setor de comércio no Brasil”, completa a diretora.
Lançado durante um evento online realizado hoje, 14, o projeto é composto por uma trilha de pesquisa e insights inéditos, além de discussões sobre como engajar os consumidores e quais os novos caminhos para uma comunicação eficiente e assertiva, focada em conversão. Contempla, ainda, um plano comercial pautado pela inteligência de dados, com olhar acurado para a inovação e potencial de impactar os brasileiros nas telas mais convenientes para os diferentes momentos de consumo.
A discussão, que marcou o pontapé inicial da Black Friday Globo 2021, foi conduzida pela apresentadora Mônica Waldvogel, que conversou com Henrique Simões, head de insights de Varejo da Globo, sobre os comportamentos e principais tendências de consumo para a data. Representantes de agências e anunciantes de todo o Brasil acompanharam a conversa em que Mônica e Henrique detalharam os principais impactos das transformações na economia e no setor do Varejo em 2020, além de destacar quais as expectativas para o segmento nos próximos meses.
Dados de uma pesquisa inédita realizada pela Globo, disponível na Plataforma Gente, mostram, por exemplo, que apesar de 57% dos brasileiros ouvidos considerarem que a situação financeira piorou em 2020 e início de 2021, 51% deles têm expectativas de que o cenário melhore ainda no segundo semestre deste ano. Melhora que pode representar uma retomada de consumo, que será acompanhada por importantes mudanças de hábitos. Entre elas, está a consolidação de comportamentos que mostram que os consumidores estão: mais planejados, exigentes com relação à agilidade e praticidade, conscientes de seu papel na sociedade e criteriosos quanto à experiência de compra. São novos critérios que exigem uma revisão nas estratégias das marcas para impactar e engajar seus consumidores. Importante mencionar o fortalecimento do e-commerce, com 30% dos entrevistados declarando ter comprado mais produtos online durante a pandemia e, destes, 24% revelando que pretendem manter esse hábito quando tudo passar.
E tantas mudanças levam, inevitavelmente, à necessidade de reinventar também a comunicação, para adaptar o discurso das marcas à nova realidade competitiva do mercado. Apesar de 49% das pessoas afirmarem que encontram, no ambiente digital, dados disponíveis e úteis sobre os produtos de interesse, para 52% delas existe excesso de informação online, dificultando a decisão. Além disso, 57% dos ouvidos afirmam que o atendimento via chat online é muito raso, não auxiliando com as informações necessárias, o que faz com que 59% prefiram que alguém explique sobre os produtos, antes da efetivação da compra.
Esse novo cenário e contexto de consumo mostram haver um universo de possibilidades para fazer da Black Friday 2021 um marco para o comércio brasileiro, reforçando a importância do planejamento e da busca por parceiros estratégicos para melhor aproveitamento das oportunidades.
Soluções com mais eficiência e potencial de conversão
Ao final da discussão que marcou o lançamento do hub, Mônica Waldvogel convidou todos os presentes a navegarem pela plataforma Black Friday Globo 2021, para um mergulho ainda mais profundo nos dados e acesso ao plano comercial para a data, que tem como pilares principais dados, tecnologia e conhecimento do consumidor.
Com uma proposta de valor que passa por temas como reaquecimento dos negócios, novo consumidor, revisão de estratégias e reinvenção da comunicação, o projeto comercial é pautado pela entrega de mídia orientada por dados (seja na TV aberta, por assinatura ou plataformas digitais), formatos de alcance como Globo Impacto e Globomax, a integração de ações de conteúdo com oportunidades de licenciamento, participação talentos Globo e influenciadores e novos formatos digitais, além da customização de serviços que permitem o monitoramento antes, durante e pós Black Friday.
Entre os destaques, está a oportunidade de um programa inédito para o GNT, mesclando entretenimento e ofertas com desafios rápidos e bem humorados. Comandado por Dani Calabresa e Fabio Porchat, o projeto conta com 16 episódios de 5 minutos, que serão veiculados ao longo de novembro, e dois especiais ao vivo de 30 minutos, exibidos nos dias 25 e 26 do mês. A iniciativa prevê, também, desdobramentos nos intervalos da TV Globo e conteúdos para os perfis do GNT nas redes sociais.
Para o ambiente digital, as apostas estão na construção de Live Commerces com influenciadores e talentos da Globo, que ficarão ancoradas na plataforma GShop, vitrine interativa de ofertas exclusiva da Globo.com. O ambiente também ganha mais visibilidade no projeto deste ano, com o lançamento do GShop Stories, que irá permitir a exibição de vídeos de até 1 minuto, com tecnologia Shoppable atrelada, levando o consumidor diretamente para o site do e-commerce dos parceiros da Globo, diminuindo a fricção entre desejo e compra.
E quando falamos em performance, serviços e dados, a grande novidade está no lançamento de Pocket Labs, consultoria oferecida pela Globo e composta por um time multidisciplinar para discutir objetivos dos negócios dos clientes para a Black Friday, gargalos e recomendação de caminhos possíveis para seguir. A Globo ainda oferece acompanhamento de resultados integrados da TV aberta, TV por assinatura e digital, além de soluções de monitoramento e também de insights e pesquisas como Share-of-mind, Globo Pulso e Globo Gente.