Blog

black_friday_globo

Novidade do projeto de mídia é a utilização de inteligência de dados 1st party dedicada à data;

Soluções são totalmente customizáveis para anunciantes de todos os tamanhos;

A antecipação acompanha a tendência de planejamento prévio, cada vez mais crucial para os consumidores e para as marcas. “Temos evoluído nas soluções que compõem os nossos pacotes para a Black Friday. Isso se reflete nos resultados dos parceiros que embarcam com a gente nesse projeto. Desenhamos oportunidades para que os anunciantes aproveitem o melhor deste momento tão aguardado pelo mercado”, declara Valéria Soska, diretora Comercial da Globo. 

A Globo leva ao mercado dois planos comerciais para a Black Friday 2023. A grande novidade, no plano focado em entregas de mídia, é a utilização de dados 1st party dedicados à data. Os formatos e segmentações oferecem aos anunciantes jornadas mais eficientes, contemplando todas as etapas do funil de vendas, nos canais lineares e no ambiente digital. O plano entrega soluções totalmente customizáveis a todos os tamanhos de anunciantes, valorizando a liberdade na construção da estratégia de cada marca, utilizando os formatos publicitários de acordo com os objetivos de negócios, podendo combiná-los dentro do amplo ecossistema de plataformas da Globo.

O segundo plano, focado em ações de conteúdo, tem como destaque o ‘Vem que Tem na Globo’, programa da TV Globo focado em ofertas de Black Friday. Em sua segunda edição, será apresentado por Taís Araújo e Fábio Porchat. No dia 23 de novembro, logo após ‘Terra e Paixão’, os apresentadores conduzem a atração que reúne vendas e entretenimento em um grande show, em que as marcas são as grandes protagonistas. “Neste projeto, a gente tem a liberdade de comunicar, atribuir valor, falar das propriedades das marcas de forma aberta, unindo à nossa maneira única de fazer e criar. O ‘Vem Que Tem na Globo’ traz essa possibilidade de cocriação com as marcas e isso ajuda a construir um conteúdo muito mais vencedor”, pontua Raoni Carneiro, diretor de Gênero da Globo. A primeira edição do programa foi vista por mais de 27 milhões de brasileiros, com mais de 530 mil scans de QR Codes durante a exibição. 

Os detalhes comerciais podem ser acessados pela Plataforma Globo Ads: globoads.globo.com. 

Estudo inédito da Globo aponta que 62% dos consumidores de classe AB pretendem comprar na Black Friday

Janela estratégica para marcas que buscam aumentar o volume de vendas e fortalecer sua presença no mercado, a Black Friday também gera grande expectativa nos consumidores. É o que aponta uma pesquisa inédita da Globo: 62% dos consumidores de classe AB afirmam o desejo de realizar compras no período. O brasileiro também afirma que pretende antecipar as pesquisas pelos produtos: 26% iniciam suas pesquisas três meses antes da Black Friday e 22% com, pelo menos, um mês de antecedência. Apenas 4% dizem deixar as pesquisas para a véspera da Black Friday. O movimento está em linha com a busca por bons preços, visto que 81% dos consumidores consideram que o planejamento é fundamental para encontrar boas ofertas. 

Já entre os itens mais desejados estão smartphones (24%), calçados, roupas e acessórios (22%), e cosméticos (20%), seguidos por eletrônicos e eletrodomésticos (19%). Na hora de pagar, o cartão de crédito aparece como principal meio para 60% dos consumidores, justamente pela possibilidade de parcelamento. Na sequência aparecem Pix (38%) e cartão de débito (22%). Os que preferem as chamadas carteiras digitais somam 11% e escolhem esse meio, principalmente, pelo benefício do cashback. 

A publicidade é vista como um dos meios mais relevantes para o planejamento dos consumidores. Mais de 70% das pessoas desejam ver na TV anúncios que expliquem as funcionalidades dos produtos. A atenção nesse tipo de anúncio é de 63% na TV aberta e, em canais por assinatura, chega a mais de 50%. 67% declaram que ver um produto na televisão passa mais confiança com relação à marca. Neste cenário, uma das ferramentas de destaque é o QR Code, já acessado por mais de 45% dos entrevistados. 

 O ambiente digital continua sendo o preferido para fazer as pesquisas de preço: 27% dos entrevistados afirmam realizar suas pesquisas em sites de buscas e 25% em redes sociais. Os aplicativos estão se tornando cada vez mais importantes para o varejo, visto que 21% preferem o uso de apps de lojas já instalados no celular. Interessante destacar que entre aqueles que instalaram algum aplicativo especialmente para a Black Friday anterior, 86% o mantiveram instalado após a data, tendo a praticidade (41%) e o acesso à ofertas exclusivas (39%) como aspectos mais interessantes para essa escolha. 

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 2.000 pessoas, de todas as classes e regiões do país. Os dados completos podem ser acessados na Plataforma Gente: gente.globo.com.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia