Blog

globo-divulgacao

Parte da comemoração dos 100 anos de Globo, painel comandado por Maju Coutinho na Casa São Paulo contou com a participação de executivos da empresa

A discussão sobre as mudanças no comportamento do consumidor e das marcas, a importância do conteúdo na dinâmica de consumo e os desafios impostos por novas tecnologias como a inteligência artificial foram alguns dos assuntos que pautaram a conversa do painel “100 anos de inovação em um dos principais grupos de mídia do mundo”, comandado por Maju Coutinho, na Casa São Paulo, no South by Southwest (SXSW) em Austin, no Texas. 

“O avanço tecnológico transformou a forma como as pessoas consomem conteúdo. Em um futuro próximo, com a TV 3.0, vamos conseguir conversar com as pessoas em um único ambiente, que vai unir o linear e o digital. Falar e ouvir o que elas têm a dizer, em tempo real. E isso é muito poderoso. Teremos condições de analisar de forma muito precisa como os brasileiros estão se relacionando com nosso conteúdo, quais as demandas e interesses. Interatividade que poderá ser aproveitada também pelo mercado publicitário. Já temos realizado alguns testes, experiências que ganharão escala com a possibilidade de novos formatos”, explicou Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo. 

Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais da Globo, falou sobre como o conteúdo de qualidade ganha ainda mais importância neste novo ambiente, principalmente com uma estratégia de distribuição multiplataforma. “A Globo faz 350 projetos por ano. Esse não é um número apenas do streaming, mas de uma estratégia de distribuição em múltiplas plataformas. A integração desse conteúdo com o investimento em histórias brasileiras é a nossa maior vantagem competitiva”, disse o executivo, lembrando que o primeiro filme Original Globoplay, “Ainda Estou Aqui”, acaba de trazer para o Brasil a primeira estatueta do Oscar, depois de ser eleito Melhor Filme Internacional. E enfatizou também que só o conteúdo não basta, é importante investir também em uma boa experiência para o consumidor. “Esse ano priorizamos todo o nosso investimento tecnológico em experiência. No próximo trimestre já entregaremos enormes avanços na otimização de buscas de conteúdo, graças a ferramentas de IA que integramos aos nossos sistemas. E isso vale para os nossos portais da internet, Globoplay e para a própria TV Globo”.

Se por um lado a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para ampliar acessibilidade, trazer mais agilidade e qualidade para o trabalho de profissionais, permitir recomendação de conteúdo e processar dados em larga escala e personalizar publicidade, por outro a tecnologia apresenta ameaças também, especialmente à segurança do que é produzido em ambientes digitais em tempos de disseminação de informações falsas. “O papel do jornalismo na Globo é muito claro: é o jornalismo que busca os fatos em primeiro lugar, que está ao lado do público e que se esmera para apurar e contar as histórias que interessam aos brasileiros. É o jornalismo que tenta dar voz à maior quantidade de pessoas possível e que trabalha com um conjunto de regras, técnicas, métodos e práticas que construíram o jornalismo tradicional no Brasil e no mundo. A sociedade precisa de informações confiáveis para viver melhor “, afirmou Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo. 

“Eu olho para os próximos 100 anos com muito otimismo. Vejo o que construímos até aqui, tudo o que realizamos pela educação no Brasil e estou convicto que a nossa missão é continuar a produzir conteúdo focado em nosso país. Inovar está no centro de tudo que a Globo faz e seguiremos para levar a transformação digital a todo território nacional”, garantiu Belmar. Manzar também exaltou a relação próxima com os brasileiros na troca publicitária: “Nós conhecemos os brasileiros, chegamos a 99% da população. Nossa missão é entregar conteúdos cada vez mais assertivos, que aproximam brilhantemente as marcas de seus consumidores”, finalizou.

 Além da presença na programação da Casa São Paulo, a Globo mantém a tradicional curadoria e cobertura SXSW. Os destaques na agenda de cada dia, além dos principais insights e aprendizados do Festival, são compartilhados nas redes sociais da empresa, nos perfis @globoads, @somosglobo e na Gente, plataforma de conhecimento da Globo. 

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia