D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, Miraculous – As Aventuras de Ladybug, BBB e Canal OFF estão entre as oportunidades, com novidades para o segundo semestre deste ano, 2023 e 2024
A Globo apresenta na edição de 2022 da LicensingCon, feira anual dedicada ao mercado de licenciamento de marcas e personagens no Brasil, novidades em diversas categorias de produtos e experiências com foco tanto no público infantil, com “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” e “Miraculous – As Aventuras de Ladybug”, quanto no adulto, com “BBB” e “Canal OFF”. Para atender aos mais diversos targets, serão apresentadas soluções de negócios em qualquer marca Globo por meio de formatos diversificados, pensados para diferentes perfis de parceiros, sejam eles do segmento de brinquedos, vestuário, casa, escolar, alimentos, cuidados pessoais ou até mesmo experiências e promoções.
“Queremos compartilhar novidades das marcas para o mercado não apenas para o segundo semestre deste ano, mas também para 2023 e 2024. Vamos apresentar novas oportunidades de negócios em todas as plataformas Globo, com os diferenciais que temos por contar com um ecossistema que reúne marcas, produção de conteúdo e mídia”, explica Vivianne Banharo, Gerente de Marketing de Relacionamento e Licenciamento da Globo.
Entre os destaques estão “Miraculous – As Aventuras de Ladybug”, uma produção que ocupa o primeiro lugar em audiência na TV Paga* cujo sucesso se estende a outras áreas como licenciamento. O portfólio da marca conta com mais de 131 milhões de produtos vendidos no Brasil e, até o fim deste ano, ganhará mais de 40 novos itens em diversas categorias, como brinquedos, calçados e confecção. E com 16 temporadas na TV, três longas lançados no cinema e diversos produtos à venda no mercado, “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” contará com novos 20 SKUs em brinquedos até o Natal deste ano, além de uma parceria com uma rede de fast food e novidades no teatro para 2023.
Ainda no infantil, a Globo apresenta um formato inovador que une uma iniciativa de marca a um modelo de negócio de licenciamento: o Navio Gloob. No ano em que o canal infantil completa 10 anos, o cruzeiro exclusivo – uma parceria com Promoção, Clubinho Lab e MSC – irá promover ativações das principais atrações do canal, como D.P.A., Bugados e Miraculous Ladybug, além de atrações já confirmadas, como Luccas Neto, Vitor Kley, Melim, Larissa Manoela e Sienna. Esta é a primeira vez que uma marca de entretenimento infantil brasileira oferece uma experiência temática em um navio de cruzeiro.
Nas marcas para adultos, a casa mais vigiada do Brasil, assistida por mais de 152 milhões de pessoas em 2022 e com mais de 2 milhões de itens vendidos na edição, traz novas oportunidades de licenciamento para 2023. Para esse ciclo, a Globo preparou quatro pacotes de entregas que vão atender a empresas de diferentes portes. A proposta é ter opções para todos os tamanhos de parceiros, oferecendo a oportunidade de negócio que melhor se adapte a cada um.
Já o Canal OFF oferece a chance de licenciar produtos que levam o espírito da marca para além das telas, com muito ar livre e preocupação com o meio ambiente. Para a marca, existem possibilidades de produção de conteúdo tanto para TV quanto para o digital, onde o canal tem uma forte presença. E são esperadas novas oportunidades que levantem a sustentabilidade através do posicionamento do canal. Até o final do ano, tem como novidades uma parceria com uma marca lifestyle de confecção e o lançamento de um cosmético destinado à prática de esporte. Sempre com a premissa sustentável convidando as pessoas a viverem a vida outdoor.
Dentre as oportunidades, formatos de mídia inovadores e novas possibilidades de targets que vão além das marcas mencionadas anteriormente e incluem os territórios de novelas, esportes e culinária. E, ainda, modelos de negócios não tradicionais. “Uma marca pode, por exemplo, entrar numa atração como o BBB por meio de uma parceria com a produção, fazendo parte do cenário da casa e depois ter esse mesmo produto licenciado e vendido para todo o Brasil. Além disso, conseguimos incluir na negociação um investimento de mídia diferenciado, que dá aos nossos parceiros uma chance maior de venda do produto, oferecendo a eles mais uma forma de se comunicarem com seu público”, finaliza Vivianne Banharo.