Ícone do site Marcas Mais

Globo marca presença no Expo Favela Innovation Rio 2024

Em parceria com a CUFA, de 8 a 10 de novembro, a Globo promove discussões sobre diversidade, a cobertura de catástrofes climáticas nas favelas e a força produtiva das comunidades no Carnaval

Conectando a favela e o asfalto, promovendo a troca de ideias e de histórias transformadoras entre seus talentos e o público, a Globo participa de mais uma edição do Expo Favela Innovation Rio 2024. Em parceria com a CUFA, de 8 a 10 de novembro, na Cidades das Artes, as vozes e experiências dos jornalistas Genilson Araújo, André Trigueiro, Alexandre Henderson, Mariana Gross, Mariana Bispo, Ana Paula Santos e do comentarista Milton Cunha se unem ao público para debater e celebrar a cultura, potência e a criatividade das comunidades. Além da participação em painéis, a Globo terá uma arena cultural com apresentações, oficinas de artistas e um estúdio com gravação de depoimentos do público. 

O evento trará como conceito o G20, destacando o papel das favelas como protagonistas no cenário global de inovação, desenvolvimento e impacto social. Na sexta, dia 8, às 16h, a mesa “Papel da mídia: a cobertura de catástrofes climáticas em favelas” discutirá a importância da visibilidade aos moradores acometidos pelas enchentes nas favelas e territórios populares do Rio e grande Rio, e a importância das coberturas jornalísticas desses eventos climáticos para pensar soluções para os desafios das grandes cidades. Na conversa, Genilson Araújo, André Trigueiro, a produtora e mestre de cerimônia Malê, do “Baixada (R)existe”, e Michael Silva, cofundador e editor-chefe do “Fala Roça”.

No sábado, dia 9, às 11h30, o painel “Diversidade na tela: pertencimento e propriedade” reunirá Alexandre Henderson, Mariana Bispo, o professor WG e a comunicadora Ana Muza para discutir sobre a presença da diversidade em situação de visibilidade no vídeo. Já a partir das 16h, a mesa “O Carnaval e a força produtiva das favelas” debate o impacto da cadeia criativa do carnaval na economia das favelas e como a festa ajuda a formar mão-de-obra qualificada, gerando emprego e renda para artistas e fornecedores das favelas cariocas. O papo será conduzido por Mariana Gross, Milton Cunha, a estilista Alessandra Reis e a vice-presidente da Associação Passistas Brasileiros, Aldione Sena.

A marca ‘Negritudes Globo’ também participa desse encontro potente, contando um pouco de sua concepção e da construção do Festival Negritudes, levando a discussão de como a pauta identitária pode também ajudar a dar visibilidade a produtores de audiovisual de favelas e periferias, além de contar como festivais abrem portas e criam oportunidades no mercado de trabalho. No sábado, às 17h, sob mediação da jornalista Ana Paula Santos, o analista de Valor Social da Globo, Vinicius Barrozo, o cantor Russo Passapusso e a produtora cultural Thálita Oliveira trocam experiências e os sabores de fazerem parte desse cenário no Brasil no painel “Negritudes Globo: a construção da marca e do evento”. Em 2024, nas três edições do Festival Negritudes Globo, realizadas no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mais de 20 mil pessoas acompanharam os debates (pessoalmente e através do Globoplay), sobre a potência negra no audiovisual.

Durante os três dias de evento, a Globo promove uma programação especial em um estande que funcionará como uma arena cultural localizada no térreo com oficinas de trancista, percussão, turbante, rima e batalhas. Na sexta, às 12h30, o espaço ainda recebe o chef João Diamante para falar sobre o programa que será exibido na TV Globo no dia 23 de novembro, ‘Vim de Lá: comidas pretas’. No sábado, a partir das 13h, é a vez do bate-papo com o jornalista e ativista Rene Silva, que comandou o programa ‘Não era só mais um Silva”.  A partir das 15h30 do domingo, dia 10, a arena terá a exibição da Final da Copa do Brasil, com o jogo entre os clubes Atlético MG e Flamengo.

Confira a programação completa:

08/11/24 – sexta – 16h: “Papel da mídia: a cobertura de catástrofes climáticas em favelas” | Participantes: Genilson Araújo, André Trigueiro + Malê (BXD) e Michael Silva (Fala, Roça) 

09/11/24 – sábado – 11h30: Diversidade na tela: pertencimento e propriedade” | Participantes: Alexandre Henderson: Mariana Bispo + WG e Ana Muza 

09/11/24 – sábado – 16h: “O Carnaval e a força produtiva das favelas” | Participantes: Mariana Gross, Milton Cunha + Alessandra Reis e Aldione Sena 

09/11/24 – sábado – 17h: “Negritudes Globo: a construção da marca e do evento” | Participantes: Ana Paula Santos, Vinicius Barrozo, Russo Passapusso e Thálita Oliveira

Estande:

08/11/24 – sexta 

10h30 às 12h30 – Oficina de Trancista

12h30-13h30 – Bate-papo com João Diamante sobre Vim de Lá

15h-17h – Batalha do Conhecimento

 09/11/24 – sábado

11h-13h – Batalha de Barbeiros 

13h-14h – Bate-papo com Rene Silva sobre o programa “Não era só mais um Silva”

14h-16h – Oficina de percussão 

16h-18h – Oficina de turbante

 10/11/24 – domingo

(11h-14h) – Trancista

(14h-15h30) – Oficina de Rima

(15h30-18h) – Exibição da Final da Copa do Brasil

Sair da versão mobile