Com novas funcionalidades, as mudanças têm como objetivo oferecer uma comunicação eficaz para todos os públicos com uma comunicação inclusiva
Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Globoplay, lançou um Bot em parceria com a Sinch , líder global em comunicação em nuvem, que abasteceu os internautas com informações do evento através de mensagens do WhatsApp. Com o sucesso da solução, a experiência foi renovada e está garantida para os Jogos Paralímpicos, que começam este 24 de agosto.
Para a nova temporada, o bot, que conta com a programação dos jogos, destaques do dia e quadro de medalhas, passou por uma adaptação total para melhor performance de tecnologias assistivas e leitores de texto: separação de links das mensagens informativas, uma vez que os leitores encerram a leitura após um link; redução de termos em negrito nas mensagens, pois os asteriscos dessa funcionalidade no Whatsapp atrapalham os leitores de texto, além de reforçar como linguagem neutra o uso da vogal “E”, e não “@” ou “X”, que são caracteres dificultantes para leitura de aplicativos de acessibilidade. Outro reforço foi a criação da versão em áudio do Guia Paralímpico.
“Assim como aconteceu nas Olimpíadas, o Whatsapp do Globoplay vem para ampliar a experiência de todos os nossos usuários nos Jogos Paralímpicos. Com esse bot o público recebe de forma prática, em um só lugar, os destaques e horários das principais competições do evento. O mais importante é que conseguimos evoluir na entrega de uma experiência mais inclusiva e acessível, para que todos possam desfrutar desse serviço”, diz Pedro Calmon, Gerente de Engajamento do Globoplay
Outro diferencial é a solução VoiceBot, que permite que o usuário envie uma mensagem de voz para o WhatsApp, que é transformada em mensagem em texto a partir de um API, facilitando o entendimento da tecnologia que devolve a mensagem em formato de texto. A ferramenta também deixará de repetir determinados vícios de linguagem e diminuirá a exclusão de alguns grupos da sociedade.
“O foco principal das mudanças no nosso bot foi na garantia da acessibilidade do conteúdo disponibilizado. Acreditamos que todos os bots deveriam ser desenvolvidos pensando em serem mais acessíveis, afinal o propósito de um uma tecnologia como essa é ser uma solução conversacional. Trazemos essa discussão à tona para as Paralimpíadas, mas esperamos que seja só o início”, explica Patricia Torato, Product Manager da Sinch.