A iniciativa, que mantém perfis dos estabelecimentos atualizados para quem procura no Google, ajuda empreendedores a estabelecer sua presença digital
Segundo a pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Google, “Consumidores on-line que planejam fazer compras para as festas de fim de ano”, realizada em junho de 2020, 67% dos compradores pesquisam e confirmam se o item tem estoque antes de ir até a loja. Sinal claro de que a disponibilidade é fator crítico para varejos, fabricantes e distribuidores. Porém, os pequenos varejistas não conseguem se dedicar a gerenciar sua presença online, já que é comum o envolvimento ativo dos gestores na operação e relacionamento com clientes.
Pensando nisso, o Grupo Heineken buscou formas de ajudar a conectar oferta e demanda nos varejos, e ao mesmo tempo, ampliar a promoção digital de seus produtos e a capacidade de reação à demanda na sua cadeia de distribuição.
Para auxiliar nisso, a companhia adotou a plataforma Gofind que, por meio de uma parceria com o Google, mantém o perfil dos varejos atualizado com fotos, endereços, horários e telefones. Além disso, a plataforma permite que seja gerado um website gratuito da loja para divulgação. O Perfil da Empresa no Google e o site ganham postagens automatizadas, baseadas no catálogo de produtos disponíveis naquele local.
A plataforma da Gofind traz ainda análises regionalizadas dos acessos e interações e os pequenos varejistas também recebem análises sobre a popularidade da sua presença digital e o ranking dos produtos mais visualizados perto da sua loja.
No total, 5 mil lojas já foram beneficiadas pelo projeto e metade delas não tinham presença on-line. Mesmo as que atualizam alguma informação no Perfil da Empresa do Google não costumavam publicar atualizações e postagens, um fator importante para dar relevância à empresa entre os resultados do buscador e gerar mais ligações, assim como visitas às lojas.
Para fazer parte da iniciativa, o estabelecimento faz sua adesão pelo convite disponível no HEISHOP, portal de pedidos da Heineken.