Manequins em tamanho real ilustraram a dimensão do problema: 88 em cada 100 mulheres afirmam já ter sido vítimas de algum tipo de assédio
A cada 100 mulheres, 88 já vivenciaram experiências pessoais de assédio nas ruas, além das vezes em que presenciaram ou tiveram conhecimento de situações vividas por amigas, familiares ou colegas de trabalho. Para combater essa realidade, o Grupo L’Oréal Brasil firma uma parceria inédita com a Prefeitura do Rio de Janeiro, tornando-se o parceiro oficial do município no combate ao assédio em lugares públicos e privados. A cidade foi escolhida para ser palco de uma ação amplificada, junto à Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, que inclui a capacitação de servidores públicos para identificar e prestar o auxílio adequado em situações de assédio em espaços públicos, ativações em estátuas icônicas e uma grande ação ocorrida hoje (16), na Cinelândia, em que 100 estátuas em tamanho real mostraram a dimensão do problema – 88 delas, pintadas de laranja, representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio ao longo de sua vida.
A parceria faz parte do programa Stand Up, iniciativa global da marca L’Oréal Paris, do Grupo L’Oréal, que já capacitou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo e que pretende, só no Brasil, treinar mais de 75 mil pessoas até o fim de 2023. “O Stand Up surgiu como resposta à necessidade de abraçar uma causa extremamente relevante para as mulheres ao redor do mundo, visando construir espaços mais seguros e redes de apoio cada vez mais abrangentes”, afirma Maíra da Matta, diretora da marca L’Oréal Paris no Brasil. Globalmente, o Stand Up é realizado em parceria com a ONG Right to Be, que visa proporcionar treinamento gratuito a todos os interessados em aprender como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é o parceiro responsável pela capacitação, assegurando sua própria segurança e a dos outros ao seu redor.
A iniciativa pioneira pretende fortalecer e amplificar o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher – que já promove ações de educação, acolhimento a mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e assédio e combate a situações de violência – e terá seu lançamento em agosto em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no país.
“O Stand Up vai nos ajudar a capacitar a população, tornando-a mais consciente e empoderada para agir contra o assédio. Acreditamos que a conscientização é fundamental para garantirmos os direitos das mulheres e, ao unir forças, conseguimos amplificar o alcance das iniciativas e promover impactos concretos na sociedade”, afirmou Joyce Trindade, Secretária de Direitos das Mulheres. A grande ação ocorrida hoje na Cinelândia também contou com a presença de Taís Araújo, embaixadora de L’oréal Paris, reforçando a relevância da campanha na luta contra o assédio e a violência. “O Stand Up vai além de um treinamento; é um movimento significativo de causa e luta não só para as mulheres, mas para toda a sociedade. Acredito que muitos de nós já vivenciaram situações assim. Sofrer assédio é uma experiência traumática e paralisante, e é essencial que falemos sobre isso, entendamos, dialoguemos e denunciemos qualquer forma de assédio”, comenta a atriz e embaixadora, reconhecida também por seu engajamento na luta pela igualdade e empoderamento das mulheres.