Ícone do site Marcas Mais

Huawei apresenta 5 tendências em cloud no Web Summit 2023

Tudo como serviço, inteligência artificial, nativo na nuvem, content delivery network e facilidade no uso são os destaques da empresa

Com o objetivo de estimular o surgimento de mais negócios digitais, a Huawei Cloud, uma das unidades de negócios da Huawei, líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, participou do Web Summit 2023, mostrando suas soluções de computação em nuvem.

O Web Summit reuniu mais de 20 mil pessoas no Riocentro (Rio de Janeiro) no início de maio. Foi uma grande confraternização e uma grande celebração ao potencial disruptivo das tecnologias digitais na criação de novos negócios inteligentes, ágeis e intuitivos. Startups e grandes players, como a Huawei, se encontraram para trocar experiências, aprendizados e entender mais como as tecnologias podem ajudá-los a alavancar negócios inovadores.

“Ficou claro que o advento do 5G é um divisor de águas na transformação digital. Foi possível perceber que o conceito de Everything as a Service, ou Tudo como Serviço em português, passou de uma promessa em evolução para ser a nova realidade que orienta o mercado”, disse Yang Hua, presidente da Huawei Cloud Brasil. “Pudemos ver que, com a aceleração da transformação digital provocada pela conectividade 5G, os novos negócios já consideram a nuvem como o ambiente ideal para sua jornada disruptiva”, continuou.

O cloud native é um modelo dinâmico e de metodologia ágil para o desenvolvimento de tecnologias, focado na automação de tarefas, microsserviços e em outras ferramentas. “Acreditamos que o potencial de crescimento do cloud native nos próximos anos será massivo, na ordem de 95% dos serviços e produtos. Será uma verdadeira revolução tecnológica, que está apenas começando”, detalha Hua. “O cloud native é um passo a mais na direção da inteligência artificial plena”, explica.

Uma enorme quantidade de novos serviços deve chegar aos consumidores nos próximos meses, mudando o perfil de muitas indústrias e criando outras. São aplicativos de finanças, saúde, produção de conteúdo, educação, transporte, e-commerce, logística e muitos outros que também já nascem tendo como base a automação baseada em algoritmos de inteligência artificial. “Esse é o alcance que a transformação digital começa a realizar. Percebemos nas pessoas um enorme entusiasmo em investir em soluções que proporcionem experiências surpreendentes aos usuários e esse é só o começo”, avisou.

“Sabíamos que a interação entre a nuvem e a inteligência artificial se tornaria o próximo passo para a criação de serviços inteligentes, automatizados e baseados em aprendizado de máquina”, explicou o executivo. “Com o 5G, essa realidade se aproxima cada vez mais de nós, pois a conectividade rápida e de baixa latência permite que enormes quantidades de dados sejam processados com muita rapidez e agilidade. A computação em nuvem é a resposta necessária para esse desenvolvimento exponencial”.

“Nossa missão é criar um mundo mais inteligente e mais conectado e, nesse Web Summit 2023, pudemos perceber como ele está tomando forma”, afirma Yang Hua. Isso explica também porque a Huawei Cloud é a empresa que mais cresce no Brasil no ambiente de nuvem. “Chegamos no mercado em 2019 e já ocupamos a quarta posição entre os que buscam serviços robustos e seguros”, afirma. “Nesse evento, procuramos demonstrar que a adoção da Cloud é tão fácil quanto abrir uma torneira”, continuou. A facilidade foi um dos pontos altos do Web Summit, com aplicativos sendo gerados em apenas 20 minutos.

Para isso, o serviço de Content Delivery Network (CDN) foi o destaque da empresa na feira. Trata-se de uma ferramenta que acelera consideravelmente o tempo de carregamento de páginas de sites e de aplicativos, como também o upload e o download de enormes quantidades de dados, como vídeos de alta resolução, por exemplo. “Nossa solução foi desenvolvida com base em uma rede global de mais de 2.800 nós de borda, banda larga gigante e tecnologia de cache inteligente”, explicou Hua. “Isso torna os aplicativos e os sites mais rápidos e confiáveis para usuários em qualquer lugar do mundo, melhorando consideravelmente sua experiência.”

“Nossa proposta é a criação de valor por meio de cadeias produtivas colaborativas que vão gerar riqueza para todos os envolvidos através da co-criação de produtos e serviços mais inteligentes e na qual o sucesso nos negócios também é compartilhado. Foi com esse espírito que participamos do Web Summit”, finalizou o executivo.

A plataforma da Huawei Cloud congrega uma enorme quantidade de informações sobre os serviços da empresa, com pacotes iniciais gratuitos. Há também treinamentos online que podem ser realizados gratuitamente por meio da Huawei Cloud Academy.

Sair da versão mobile