Projeto desenvolvido pela equipe de designers da BR/BAUEN é premiada com o iF Design Awards, maior chancela do design mundial
A identidade visual da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está entre os vencedores do iF Design Awards 2025, a mais prestigiada premiação de design do mundo. O prêmio foi conquistado na categoria Branding Corporativo com o projeto desenvolvido pela equipe da BR/BAUEN.
Reconhecido como o Oscar do Design, o iF Design Awards foi criado em 1954, como parte da tradicional Feira de Hanôver, e há 71 anos celebra a excelência em categorias como produto, embalagem, comunicação, design de interiores, conceito profissional, design de serviço e arquitetura. Na edição de 2025, mais de 11 mil projetos de 100 países foram avaliados por um júri formado por 130 especialistas internacionais, entre eles cinco brasileiros.
Responsável pela identidade visual da FAAP, o diretor da BR/BAUEN, Rodrigo Francisco, diz que o projeto se destacou pelo olhar sistêmico aplicado para uma marca autoral e histórica, equilibrando passado, presente e futuro. “Para este projeto, reunimos ciência e sensibilidade humana, integrando múltiplas disciplinas para criar uma marca com raízes e asas, que respeita a história, mas está pronta para o futuro”, explica.
Ele avalia que o prêmio iF Design Awards é um reconhecimento ao compromisso da FAAP com a inovação, que perpassa desde a sua marca até a abordagem educacional, que integra arte, negócios e tecnologia, com uma visão macro da sociedade, cultura e responsabilidade social. “Ao longo da sua trajetória, a Fundação valoriza a percepção da sociedade sobre seus serviços e isso inclui a construção de uma identidade visual, que reflete a sua trajetória e propósito a cada época”.
Além da identidade visual da FAAP, neste ano, outros 84 projetos brasileiros foram premiados no iF Design Awards. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece nesta segunda-feira, 28 de abril, em Berlim. “Receber a chancela máxima do design mundial, entre milhares de inscritos, mostra que excelência e inovação brasileira são referências e podem ir além. É um estímulo direto para o empreendedorismo criativo nacional e para que os novos profissionais percebam, cada vez mais, que a criatividade é o caminho para se alcançar o mercado global, independente de onde começaram”, afirma Rodrigo Francisco.
A identidade visual da FAAP também foi reconhecida na 7.ª edição do Latin American Design Award, maior premiação da América Latina, com dois troféus de prata, e na 14.ª Bienal Brasileira de Design, na categoria Identidade Corporativa. “Mais do que acumular troféus, buscamos validar metodologias que geram impacto para os clientes e transformam o mercado”, garante o diretor da BR/BAUEN, que, ao longo da carreira acumula mais de 100 premiações nacionais e internacionais por projetos feitos para clientes espalhados em 11 países, e, agora, está em está em Berlim para receber o seu mais novo prêmio.