Iniciativa dará acesso gratuito à Educação Básica e ao Ensino Profissionalizante, com o apoio do Senai
Restaurantes e mercados parceiros da plataforma também serão contemplados
O iFood se uniu ao SESI-SP para oferecer, de forma gratuita, uma nova oportunidade de formação aos profissionais de delivery que não concluíram a Educação Básica. Com a parceria, o iFood amplia o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que já resultou na formação de mais de 6 mil entregadores e entregadoras, a partir da visão de que a educação é uma das principais ferramentas para se promover a mobilidade social.
Agora, os parceiros da plataforma terão acesso à Nova EJA do SESI, que abrange os anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano). Os entregadores e os donos e funcionários de restaurantes e mercados parceiros do iFood que desejarem dar continuidade à jornada de formação poderão optar, ainda, pela EJA Profissionalizante, e cursar uma das oitos opções de qualificação profissional oferecidas pelo SENAI-SP, como: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de Produção, Costureiro Sob Medida, Desenhista de Moda, Inspetor de Qualidade e Operador de Computador.
A formação tem duração de até 12 meses e ocorre por meio de encontros presenciais uma vez por semana, principalmente nos dois primeiros meses de estudo, para que o estudante tenha a oportunidade de compartilhar suas experiências na etapa “Reconhecimento de Saberes”, metodologia que valida as competências que os alunos já possuem, além de uma agenda de atividades online.
“A parceria com o SESI é um passo fundamental para ampliar o alcance das nossas iniciativas educacionais voltadas às pessoas do nosso ecossistema de delivery que não finalizaram a educação básica. O diploma de ensino médio significa melhoria de renda, dignidade, orgulho e abertura de novos caminhos”, comenta a vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood, Luana Ozemela. “Nosso propósito é alimentar o futuro do mundo com educação. Quando a gente olha o nosso ecossistema, faz todo o sentido. Por volta de 30% dos nossos entregadores não têm essa etapa da formação concluída, então é muito importante voltar a atenção para aqueles que, por qualquer motivo, deixaram o sistema educacional e, assim, promover mais igualdade na sociedade. Um estudo medindo o efeito da aprovação dos entregadores que fizeram o Meu Diploma do Ensino Médio mostrou que 20% deles tiveram aumento de ganhos e engajamento no app”, completa a executiva.
“A Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP consolida anos de experiência, parceria com empresas e a comunidade, em ações educativas para a elevação da escolaridade dessa população. É a responsabilidade social em sua forma mais efetiva, no sentido de oportunizar o resgate de um direito constitucional negado, favorecendo o acesso ao conhecimento formal visando a ampliação da ação cidadã, o protagonismo nas diferentes áreas de atuação, como forma de contribuir com os setores de produção e serviços. Na parceria com o iFood, ampliaremos o atendimento aos jovens e adultos que precisam ressignificar sua vida, sua história e realizar seus projetos de vida”, explica Rita Figueiredo, Supervisora Técnica da Educação de Jovens e Adultos no Sesi São Paulo.
As inscrições já podem ser feitas diretamente no aplicativo do iFood que é utilizado pelos entregadores e pelos canais de comunicação com parceiros lojistas.
Meu Diploma do Ensino Médio
A empresa tem investido desde 2022 no apoio aos entregadores para conclusão do Ensino Médio. O objetivo é que todos os parceiros da plataforma que desejarem ter o diploma consigam fazer parte do projeto. A iniciativa em parceria com o SESI passa a somar ao programa Meu Diploma do Ensino Médio, criado pelo iFood, que está em seu terceiro ano, oferecendo cursos gratuitos preparatórios para o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, pelo qual mais de 6 mil entregadores já conquistaram a certificação. Em 2023, os entregadores do iFood representaram 2,3% de todas as pessoas presentes no Encceja nacionalmente. Para a edição 2024, o iFood ampliou o escopo do programa para familiares dos entregadores e donos e funcionários dos estabelecimentos, somando mais de 19 mil pessoas inscritas.