Campanha “Plante uma Árvore” busca arrecadar o valor equivalente a 25 mil mudas que será integralmente destinado à restauração da Mata Atlântica
Neste mês, o iFood, em parceria com o Grupo Heineken, promove a campanha “Plante uma Árvore”, iniciativa que visa arrecadar doações em prol do plantio de árvores nativas pela fundação SOS Mata Atlântica. A parceria surgiu pela sinergia das estratégias, no caso do Grupo Heineken, Brew a Better World e do iFood – “iFood Regenera”, unindo esforços em busca de iniciativas mais sustentáveis e para contribuir para um futuro melhor para o planeta.
“Nosso intuito é promover ações de impacto positivo para a sociedade e também ajudar a engajar cada vez mais pessoas em movimentos como esse. Temos um espaço em nosso aplicativo totalmente dedicado para a realização de doações para diversas instituições e, uma das frentes que apoiamos e que contribuímos, é justamente pela regeneração de um dos biomas mais importantes do mundo. Se cada pessoa ‘plantar uma árvore’ e compartilhar essa ideia, teremos um grande mutirão em favor de uma causa tão necessária”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood.
“Os últimos acontecimentos enfrentados pela sociedade em escala global apresentaram a todos nós, de maneira dura, a emergência de cuidarmos cada vez mais de onde vivemos, das pessoas e de entender de uma vez por todas que as ações de um único indivíduo podem impactar o coletivo. Essa iniciativa, além de contribuir para a manutenção de uma das principais riquezas do país, representa mais um passo rumo a um futuro cada vez mais verde”, comenta Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
As doações poderão ser realizadas acessando a página www.plantarumaarvore.com.br, pelo botão “Doe Aqui” ou através da leitura do QR Code. Após clicar no botão ou ler o QR, os doadores serão direcionados para o ambiente de doações do aplicativo do iFood, onde poderão concluir a contribuição. Além das doações feitas individualmente, o Grupo Heineken e o iFood farão doações institucionais.
“A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil — restam apenas 12,4% de sua área original. Temos um desafio imenso de recuperar o bioma e também evitar as mudanças climáticas. Com essa campanha, queremos atingir um resultado expressivo no plantio de árvores nativas e dar oportunidade para que mais pessoas se engajem na causa ambiental”, afirma Afra Balazina, diretora de Mobilização da SOS Mata Atlântica. Ela reforça que a situação crítica do bioma, que está presente em 17 estados e abriga 72% da população brasileira, exige uma união de esforços de diversos setores e da sociedade. “iFood e Grupo Heineken mostram que isso é possível”, diz.
Ações de CO2 do iFood Regenera
A iniciativa faz parte do compromisso ambiental da companhia, que engloba diversos projetos para entregar mais para o meio ambiente do que consumimos dele. Até 2025 é almejado zerar a poluição plástica das entregas do iFood, ser neutro na emissão de CO2 nas entregas e ter 50% das entregas por modal não poluente.
Entre as principais iniciativas de redução de emissões de CO2 do iFood Regenera está o iFood Pedal. Realizado em parceria com a Tembici, o projeto tem como foco reduzir as emissões de dióxido de carbono por meio do uso de bicicletas e e-bikes. O iFood Pedal já fez parte de 600 mil pedidos e atua com 1000 bicicletas elétricas.
Como parte das iniciativas de neutralização de emissões, o iFood realiza a compensação antecipada de emissão de CO2 das entregas, com foco em projetos de preservação da Amazônia e de energia renovável.
Nas ações de regeneração, em parceria com a SOS Mata Atlântica, promove a restauração florestal. Serão mais de 50 mil mudas plantadas ao longo de 2022, especialmente em regiões degradadas e de stress hídrico.
Grupo Heineken — Brew a Better World
Em 2021, o Grupo Heineken firmou o compromisso de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040 e de zerar as emissões na produção em 2023, sete anos antes da meta global da companhia. Dentre as diversas iniciativas para alcançar essas metas, estão a utilização de energias renováveis em todas as unidades produtivas e Centros de Distribuição do Grupo, espalhados nacionalmente, e facilitar o acesso à energia verde para bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente e projetos colaborativos com outros parceiros e a sociedade. Além disso, até 2025, a meta é ter 100% de circularidade das embalagens utilizadas em bares e restaurantes.