Ícone do site Marcas Mais

Impacto Black deve beneficiar cerca de 3 mil pessoas com ações de transformação social

Em parceria com o Instituto Feira Preta, Doritos e Fundação PepsiCo apoiarão dez organizações lideradas por pessoas negras para acelerar a agenda de equidade racial no país

A Fundação PepsiCo, frente filantrópica da PepsiCo, a marca Doritos e o Instituto Feira Preta anunciam as dez instituições selecionadas no Impacto Black, programa que visa impulsionar a atuação de organizações, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras no Brasil. As organizações receberão aporte de R$100 mil cada e, juntas, devem beneficiar cerca de 3 mil pessoas diretamente em sete Estados brasileiros e no Distrito Federal, com projetos nas áreas de agroecologia, capacitação, cidadania, cultura, educação, empreendedorismo, geração de emprego e renda, saúde e segurança alimentar.

Um dos objetivos é apoiar na amplificação das ações em prol do desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida e bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Além disso, o programa visa acelerar a equidade racial e valorizar a cultura das populações negras, indígenas e quilombolas. “Essa é a marca de Doritos, que desde 2017 apoia a causa da diversidade, equidade e inclusão, com investimentos e ações propositivas no país. Com o Impacto Black, queremos atuar na diminuição da lacuna de oportunidades a partir da lente de quem mais entende do assunto: lideranças negras que conhecem as necessidades dos públicos que atendem e realmente fazem a diferença em suas regiões”, diz Cecilia Dias, vice-presidente de Marketing da PepsiCo Brasil e Latam.

Entre as ações, a serem desenvolvidas ou aprimoradas, estão: capacitação profissional, ampliação de cozinha comunitária, democratização do acesso à internet, inclusão digital, cursos específicos de tecnologia para aumento da empregabilidade de jovens de regiões periféricas, fomento à agricultura familiar, oficinas e formações para mulheres micro e nano empreendedoras, etnoturismo, entre outros.

“As dez organizações selecionadas no Impacto Black têm uma atuação significativa em comunidades carentes no país, promovendo a criação de iniciativas de prosperidade econômica, combate à fome e práticas de agricultura urbana e/ou regenerativa. Eu, particularmente, estou muito orgulhoso de que nove dos dez projetos selecionados têm mulheres negras como líderes e estão muito empenhadas em dar mais este grande passo para a transformação social no Brasil”, destaca C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo e Head Global de Impacto Social na PepsiCo.

Para participar, era necessário atender aos seguintes critérios: ser uma organização da sociedade civil formalmente constituída há pelo menos um ano, ter CNPJ válido e sede em território nacional, ser necessariamente fundada ou liderada por pessoas negras e ter sua diretoria composta por pelo menos 50% de pessoas negras. Para a seleção das organizações finalistas, foram observados critérios como trajetória, relevância e maturidade da organização, aspectos de inovação, capacidade de articulação, impacto da aplicação do recurso e envolvimento com a causa.

Próximos passos
Nos próximos seis meses, as lideranças participarão de uma trajetória de desenvolvimento chamada Afrolab, um programa de aceleração desenvolvido pelo Instituto Feira Preta, que oferece uma abordagem sistêmica e dá suporte aos negócios desde sua idealização. O trabalho compreenderá as etapas de imersão, mentoria, elaboração de um plano de ação, potencialização e desenvolvimento dos projetos, além de monitoramento da aplicação do recurso, das execuções e resultados. As lideranças das organizações também serão capacitadas, ao longo do próximo ano, em temas como: governança, gestão de pessoas e desenvolvimento de líderes, estratégias de comunicação, de mobilização de recursos, transformação digital e gestão financeira.

“Estamos muito contentes em anunciar os selecionados da iniciativa. Essa parceria com a PepsiCo e Doritos evidenciam como a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Esse é um resultado muito potente, os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Acreditamos que esse esforço irá fortalecer estes negócios e também, promoverá um impacto positivo nas comunidades ao seu redor”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.

Confira os projetos selecionados:

BAHIA – Santo Amaro/Cachoeira
Associação Rede Elas Negras Conexões
Combate ao racismo, às violências de gênero e redução das desigualdades por meio de programas de capacitação profissional, geração de renda, preservação ambiental e segurança alimentar.

BAHIA – Valença
Associação de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais Afro-Indígenas do Caxuté
Estrutura de cozinha comunitária e ações comunitárias nos pilares de educação, cultura, saúde e alimentação.

DISTRITO FEDERAL – Brasília
Edumi Associação Formativa Social
Capacitação, desenvolvimento pessoal e profissional em tecnologia para jovens de 15 a 29 anos, além de ajuda de custo e acesso a computadores e internet.

MINAS GERAIS – Belo Horizonte
Associação Coletiva Mulheres da Quebrada
Estrutura para realização de ações de capacitação profissional e empreendedorismo para pessoas de baixa renda, além de cesta básica ou vale-gás para famílias cadastradas.

PARÁ – Salvaterra
Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra
Agricultura familiar e apoio a produtores cooperados por meio de capacitação, aquisição de câmaras frias para redução na perda pós-colheita, aquisição de embalagens e melhorias na unidade de beneficiamento.

PERNAMBUCO – Tracunhaém e Lima
Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha Estatuto Social
Fomento à agricultura familiar agroecológica, feminista e negra, por meio de apoio na infraestrutura e processos da instituição.

RIO DE JANEIRO – Rio de Janeiro
Instituto Josefinas Produções Culturais e Sociais
Investimento na infraestrutura da instituição, possibilitando a abertura de novas vagas para seus programas, que incluem oficinas de escrita, de artesanato e letramentos para mulheres nano e microempreendedoras.

RIO DE JANEIRO – Rio de Janeiro
Instituto da Hora
Desenvolvimento de programas de inclusão digital e habilidades fundamentais de tecnologia, ampliando as chances de empregabilidade de jovens de 15 a 25 anos de regiões periféricas.

SANTA CATARINA – Garopaba e Imbituba
Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Aldeia
Capacitação em projeto de empreendedorismo, de fortalecimento da identidade quilombola e desenvolvimento de etnoturismo, para famílias com renda familiar de até 3 salários-mínimos.

SÃO PAULO – São Paulo
Associação Mural Agência de Jornalismo das Periferias
Treinamentos, workshops, sessões de mentoria, coaching e incubação de novas ideias, para jovens comunicadores de bairros periféricos de São Paulo.

Ações PepsiCo em prol da pauta racial
A diversidade racial é um pilar fundamental na estratégia e responsabilidades da companhia globalmente. Desde 2021, a PepsiCo Brasil é patrocinadora do Instituto Feira Preta, realizador do Festival Feira Preta. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e uma das criadoras do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por companhias e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo, com objetivo de combater o racismo estrutural, acelerando mudanças efetivas em toda sociedade. A meta no Brasil é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até 2025 e, atualmente, o índice está em 29%. A empresa realiza diversas ações afirmativas, como o programa de trainees, Next Gen, que em 2024, é focado exclusivamente para mulheres negras.

Doritos pela diversidade, equidade e inclusão
Desde 2017, Doritos apoia a causa da diversidade no Brasil de forma atuante e já fez doações e investimentos que somam mais de R$4 milhões. Como parte de seu compromisso com a sociedade de fomentar assuntos que reverberam causa e propósito, a marca está dando mais um passo em direção ao apoio e fortalecimento dos movimentos de impacto social e cultural dentro da pauta racial ao firmar o patrocínio ao Festival Feira Preta e, junto à Fundação PepsiCo, o apoio ao projeto Impacto Black.

Sair da versão mobile