O projeto conta com oficinas, feiras gastronômicas e outras atividades a serem realizadas nas Casas PretaHub de São Paulo/SP e Cachoeira/BA
A PretaHub e o Instituto Assaí se unem para realizar uma série de iniciativas que visam fortalecer empreendedores(as) negros(as) na área gastronômica. Por meio da Academia Assaí, a parceria conta com oficinas, workshops gratuitos mensais na área da alimentação a partir do tema “Gastronomia e Ancestralidade”, além de apoio ao Afrolab, que acontece nas Casas PretaHub de Cachoeira (BA) e São Paulo (SP). Em Cachoeira (BA) também acontecerão feiras gastronômicas previstas para junho, agosto e novembro de 2023.
Iniciada em maio, a 2ª edição do Afrolab Gastronomia em Cachoeira/Bahia, selecionou 35 pessoas que atuam na área da gastronomia, dentre elas, 23 residem em quilombos da região do Recôncavo Baiano. Os(as) microempreendedores(as) passaram por uma imersão composta de conteúdos exclusivos, práticas monitoradas e facilitação ao vivo estruturadas em 6 ciclos dedicados aos temas: autoconhecimento, criatividade, negócio, marketing digital, prototipagem e planejamento. Além disso, estes poderão receber mentorias, tutorias e, até mesmo apoio financeiro, para quem chegar na etapa final do Programa de Aceleração Afrolab, em novembro.
A parceria entre Pretahub e o Instituto Assaí, organização responsável pelos investimentos sociais do Assaí Atacadista, visa contribuir para um processo estrutural de inclusão de empreendedores(as) negros(as) em um ecossistema de empreendedorismo mais justo e equilibrado.
De acordo com Adriana Barbosa, CEO da PretaHub, o projeto foi cuidadosamente desenhado para proporcionar espaços de reflexão e de ação, dando a cada empreendedor a oportunidade de olhar para si e para seu negócio de forma qualificada. “Contar com o apoio das marcas, ajuda a construir o impacto no empreendimento para essas pessoas, no que diz respeito ao processo de aceleração. É importante que organizações como o Instituto Assaí sigam apoiando e dando oportunidade de crescimento para empreendedores negros”, reforça Adriana.
A Casa PretaHub de Cachoeira conta com estúdios de audiovisual, coworking e quartos para hospedagem, além disso, ela está passando por uma reforma na cozinha que promoverá uma melhor experiência no espaço. Além das atividades presenciais, está previsto um podcast, lives e a contribuição da PretaHub na construção de artigos para a Plataforma da Academia Assaí.
As atividades e oficinas gastronômicas serão gratuitas e a programação pode ser acompanhada nas redes sociais e sites das duas instituições.