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Instituto Avon, Uber e W+K ampliam a divulgação de chatbot

A iniciativa visa reforçar a divulgação da assistente virtual lançada em abril, para mulheres maiores de 18 anos, classe CDE, principal público da ferramenta 

Instituto Avon intensifica a divulgação da ferramenta que ajuda, de forma silenciosa, mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Brasil por meio do número (11) 94494-2415.

Lançado em abril, em parceria com a Uber e a Wieden+Kennedy, o chatbot foi desenhado para não chamar a atenção do agressor, simulando ser uma pessoa na rede de contatos de WhatsApp da mulher. Caso seja necessário buscar hospital, unidade de saúde, delegacia, abrigo temporário ou centro de atendimento que dê assistência social, psicológica e jurídica, a vítima recebe um código promocional da Uber para poder se deslocar com independência. 

O período de quarentena e isolamento, imposto para conter a transmissão do novo Coronavírus, não significa estar em segurança para muitas mulheres que se encontram isoladas com seus agressores. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou um estudo que registra um crescimento dos casos de feminicídio, das chamadas para 190 e do descumprimento de medidas protetivas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, um estudo do Observatório da Mulher contra a Violência, de 2019, já mostrava um crescimento acelerado da violência psicológica que é a forma de violência que faz com a mulher vá, aos poucos, perdendo a sua capacidade de reagir. Esse processo chama-se “Síndrome do Desamparo Aprendido”. Ela passa a acredita que não conseguirá sair do relacionamento.

Com base nesses pontos, a nova etapa da estratégia de comunicação busca fortalecer a ideia de que o primeiro passo para sair de um ciclo de violência é pedir ajuda, pois é com a ajuda certa que a vítima se fortalecerá emocionalmente para viver sua jornada de libertação. A estratégia segue o mesmo princípio de atuação do chatbot: dar assistência sem chamar a atenção do agressor. Por isso, as peças entregam mensagens escondidas em lugares que a mulher acessa cotidianamente e reforçam que a utilização da assistente virtual não se resume apenas a casos de agressão física, ela também pode ser utilizada para orientação e acolhimento diante de qualquer tipo de violência. 

A campanha conta com um video hero para Whatsapp que, propositalmente, se assemelha às produções de mensagens motivacionais que circulam pela internet. Mirando o público mais jovem, figurinhas exclusivas para compartilhamento foram criadas. As imagens trarão mensagens de apoio e acolhimento direcionadas às mulheres que se encontram em situação de violência e ao clicar para salvar a imagem, elas terão acesso à uma mensagem com informações sobre o chatbot. 

Liderado pelas embaixadoras da campanha, um time de mais de 2500 influenciadoras amplifica a mensagem para que o chatbot chegue ao maior número de mulheres no país. As embaixadoras serão a jornalista e apresentadora Rafa Brites, que possui hoje mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e vem abordando diversos temas sobre o universo da mulher em seu perfil nas redes sociais, e a cantora Paula Lima, com 190 mil seguidores e que é uma parceira e embaixadora do Instituto Avon há muitos anos no enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. 

As influenciadoras serão responsáveis por divulgar o filtro que foi desenvolvido especialmente para essa campanha e que traz duas versões de utilização para o público. Na primeira, ele aplica uma maquiagem leve e ajuda a retirar as marcas de olheiras, recurso que pode ser usado por muitas mulheres que sofrem violência para disfarçar o choro e tristeza pelo momento que estão vivendo. Na segunda imagem, ao arrastar para o lado, aparecerá uma mensagem com o telefone do chatbot como ferramenta de ajuda para esse momento.

Fernanda Antonelli, Managing Director da Wieden+Kennedy São Paulo, afirma que “colocamos nossa criatividade a serviço desta causa tão importante, porque a denúncia pode salvar a vida de mães, filhas e amigas. E queremos fazer parte desta rede de apoio”.

A iniciativa faz parte do compromisso global da Uber de fornecer 10 milhões de viagens para pessoas em necessidade durante a pandemia em todo o mundo e é acompanhada por projetos em mais de 16 países que buscam ajudar vítimas de violência doméstica. No Brasil, desde 2018 a Uber tem um compromisso público de enfrentamento à violência contra a mulher em parceria com diversas organizações que são autoridade no assunto.

No Brasil, a ferramenta do Instituto Avon integra a Plataforma #IsoladasSimSozinhasNão, com ações de comunicação e serviços desenhados em resposta ao aumento da violência contra mulheres e meninas no contexto da pandemia. Para a viabilização das ações, o Instituto Avon desenvolveu um Programa Você Não Está Sozinha e selou parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil para mitigar os impactos do isolamento na vida de mulheres e meninas por meio da disponibilização de serviços essenciais para aquelas em situação de violência. As ações de comunicação da Plataforma #IsoladasSimSozinhasNao são lideradas e impulsionadas pela Wunderman Thompson e Zeno Group

“Quando pensamos em desenvolver essa nova fase da campanha, nosso objetivo era alcançar cada vez mais mulheres que estão presas em suas casas com os seus agressores nesse período de pandemia e precisam pedir ajuda. É para isso que a assistente virtual foi criada. Para ajudar quem mais precisa. Além das ferramentas de mídia que usaremos para divulgar essa campanha, contaremos também com nossas revendedoras, que nos ajudarão na disseminação do serviço, o que nos dará maior capilaridade da informação”. destaca Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. 

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