Em sua sétima edição, campeonato terá pela primeira vez sua final mundial em Madri, capital da Espanha e uma das cidades mais importantes para mixologia, gastronomia, arte e entretenimento
Para a edição Bartenders & Baristas Challenge 2023, a marca espanhola de licores Licor 43 levará os finalistas da competição global para um mergulho em coquetéis, cafés e na cultura da capital de seu país, Madri.
Desde 2017, o Licor 43 convoca bartenders e baristas de todo o mundo para mostrar sua experiência e imaginação na arte de combinar Licor 43 e café. As inscrições já estão abertas pelo site www.licor43.com.br, com a final brasileira marcada para julho, em São Paulo, seguida da grande final, em Madri, de 16 a 19 de outubro.
“Madri é uma das cidades mais importantes da Espanha – senão a mais – para mixologia, além de gastronomia, arte e entretenimento”, comenta Julian Fernandez, diretor de marketing da Zamora Company. “Os nossos três anos em Grã Canária foram fabulosos e extremamente educativos com as visitas às plantações de café, mas agora vamos levar os participantes à nossa cidade natal para uma imersão total na cultura espanhola, tão intrínseca ao Licor 43 como o licor símbolo da Espanha.”
Neste ano, retornando ao corpo de jurados, está o Campeão Internacional de Barista, Merijn Gijsbers, que trabalha com a competição desde 2019; juntando-se estará o campeão do ano passado, Yefferson Avila, que venceu com seu coquetel Armonía.
O Brasil irá se juntar a outros oito mercados importantes do Licor 43 em todo o mundo para a competição: Estônia, México, Espanha, Alemanha, EUA, Colômbia, Peru e Costa Rica. Cada país terá seu júri – formado por especialistas em coquetéis, cafés e gastronomia – para eleger o vencedor local que concorrerá na Grande Final. O vencedor mundial de 2023 receberá uma bolsa para investir em equipamentos profissionais e cursos de desenvolvimento de carreira, fará parte do corpo de jurados do próximo B&B Challenge, além de se tornar o Coffee Master Licor 43, em 2024, participando dos principais eventos internacionais da marca.
O café faz parte da história do Licor 43 há muito tempo, desde o Café Asiático em Cartagena e o Café Barraquito, em Tenerife, na década de 1950, até o Carajillo nos dias atuais. “Existe um casamento natural de aromas e sabores entre o Licor 43 e o café”, acrescenta Julian Fernández, “e nos últimos sete anos que realizamos esta competição, podemos ver a inspiração que essa combinação tem servido para os bartenders e baristas.