O que as empresas e especialistas em marketing digital tem recomendado para otimizar as performances de vendas online em uma das datas mais importante do ano para o varejo
Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday chegou no Brasil em 2010 e, desde então, segue em franco crescimento e já é considerada um dos principais eventos para o comércio varejista brasileiro, precedendo as vendas de Natal. Em 2020, com a aceleração das vendas online e os novos comportamentos de consumo, as empresas estão na corrida contra o tempo para otimizar a performance digital e tirar o melhor proveito da data.
Por isso, convidamos Stephanie Goes, Coordenadora de Marketing Digital e Performance da Liv Up, para dar algumas dicas de boas práticas que levaram a empresa, nativa digital, a se destacar nas vendas de Black Friday. A especialista deu 7 dicas para ajudar o seu negócio a aproveitar o melhor dessa data que contamos aqui:
- Planejar a estratégia e antecipar as suas ações
Ainda dá tempo de planejar algumas estratégias e antecipar algumas ações. Apesar de a Black Friday acontecer apenas no final do dia 27, novembro tornou-se um mês onde as pessoas estão cada vez mais em busca das experiências que as marcas oferecem por conta da data. Aproveitar esse buzz pode ajudar a criar oportunidades por um período mais extenso, antes e após a data. Em Google Ads especificamente, a recomendação é trabalhar as campanhas antes para o algoritmo ir entendendo nossas mudanças, ao invés de mudar tudo de uma vez e reiniciar o aprendizado.
Antecipar também te dá tempo de focar em desenvolver o usuário – principalmente aquele que ainda não conhece a sua marca -, ter mais tempo de tomada de decisão, para de fato conseguir confiar e pesquisar. Quando as ações estão concentradas apenas na data, você perde a oportunidade de criar esse histórico e a ação fica mais complicada. Além disso, aproveitar o mês todo evita a competição por atenção com todas as outras marcas em um só dia.
- Trabalhar confiança e segurança
Confiança, segurança e respeito pelo consumidor são parâmetros essenciais durante todo o ano. Nesse período é ainda mais importante. Criar falsas promoções apenas para aproveitar o buzz da data enfraquece a relação com o cliente. Esse mês, por exemplo, a Liv Up está até trabalhando uma campanha em parceria com o Itaú para reforçar segurança digital e fortalecer o ambiente de compras online.
É muito importante só criar promessas que sua marca ou empresa possam cumprir e entrega. Um bom planejamento operacional é essencial para que os prazos não sejam comprometidos pelo alto volume de compras.
- Compreender o momento e objetivo do seu negócio
Em 2016, primeiro ano da Liv Up, não esperávamos que o setor de alimentação online poderia fazer sentido na black friday. De lá para cá vimos que representa uma oportunidade interessante,” comenta Stephanie. A especialista reforça que é importante entender se a data é relevante para o seu mercado e para o seu negócio e recomenda fazer pequenos testes sobre isso para começar. Nesse momento é importante entender o momento e maturidade do negócio, limite de margem e capacidade de entrega para não gerar frustrações tanto no desempenho da empresa quanto com os clientes. “No nosso caso, sempre trabalhamos com descontos no limite do que é saudável para a empresa, não incentivamos um consumo desenfreado de clientes que não consumiriam em outro momento e não queremos trazer cliente a qualquer custo.” complementa a especialista.
- Planejar de acordo com os seus objetivos de negócio
Ainda na linha do sentido para cada negócio, é importante definir objetivos e estratégias claras, direcionando e focando os esforços para o cumprimento e realização. Dependendo do que você quer atingir, seja aquisição, retenção, margem, é possível definir as melhores táticas, planos e campanhas. O objetivo final deve ser o norte para desenvolver cada ação. Iniciar e trabalhar essas campanhas antes da black friday é mais eficaz para atingir os objetivos na data.
- Estar presente e promover uma boa experiência
Nenhuma ação de black friday acontecerá com sucesso sem um alinhamento extremo entre os times de operações, marketing, performance e a área de atendimento, em muitos casos chamada de Customer Experience. Stephanie comenta que na Liv Up, o time participa de todo o processo, desde o planejamento e criação da campanha até a execução, para garantir uma experiência realmente única, diferente e de qualidade para seus consumidores. Além dos descontos e campanhas em si, a data é uma ótima oportunidade de reforçar o relacionamento com seu cliente e aumentar a fidelidade.
- Experiência de compra no site
Cuidar para que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva, desde a navegabilidade do site, facilidade em encontrar os produtos, checkout e uma boa apresentação e aparência do site e dos produtos, ajudam a otimizar a experiência. Cuidar desde a área de atendimento/ relacionamento e também da entrega, embalagem e etc, ajuda com que a experiência completa seja positiva.
- Entender cenário atual – O novo comportamento do consumidor online
O ponto número um é entender qual o momento atual do consumidor e as tendências de consumo e comportamento online. Mudanças que ocorreram nos hábitos de consumo ao longo deste ano tão peculiar. A digitalização se acelerou e as pessoas adotaram de vez as compras on-line. No nosso caso, o consumidor entendeu que é possível pedir comida online além do delivery. Com isso, uma experiência única nos diversos canais e pontos de contato com cliente pode ser fundamental na hora da compra. Manter todos os seus canais alinhados com o time de relacionamento com o consumidor (ou nas startups mais conhecida como área de CXM) é essencial para oferecer ao cliente uma experiência completa e cuidadosa do começo ao fim.