Ícone do site Marcas Mais

Maior universidade do mundo exclusiva para creators chega no Brasil

Parceria entre Ânima Educação e Agência California cria projeto inédito dedicado à Creator Economy; cursos presenciais vão ocupar Content Campus de 13 mil m²

A Community Creators Academy, a maior universidade do mundo dedicada exclusivamente à Creator Economy, chega ao Brasil fruto de uma parceria estratégica entre a Ânima Educação, reconhecida como o maior ecossistema de ensino de qualidade para o Brasil, e a Agência California, referência em marketing e inovação em conteúdo. A iniciativa cria um ecossistema e hub completo para educação e aceleração da creator economy e mercado de conteúdo com um campus exclusivo na capital paulista. 

Voltada a creators, profissionais liberais, executivos e empresários, a Community Creators Academy tem como objetivo capacitar creators de diferentes áreas e profissões, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de carreiras sustentáveis na economia digital. As vagas são limitadas e haverá processo seletivo para ingresso nos cursos. 

“A Community Creators Academy é mais do que uma universidade; é uma plataforma de educação e aceleração projetada para levar creators a um novo patamar. Nossa proposta aposta na força do “Figital”, experiências físicas potencializando o digital, criando um ecossistema completo não apenas para creators tradicionais, mas também para dentistas, médicos, arquitetos, corretores e outros profissionais que buscam impulsionar suas carreiras como criadores de conteúdo. Com o Content Campus, estamos construindo um marco na produção de conteúdo global, oferecendo experiências únicas e deixando um legado na creator economy”, afirma Fabio Duarte, que será CEO e idealizador da universidade, além de cofundador da Agência California. 

Com início das aulas previsto para abril de 2025, a universidade consolidará parcerias com marcas globais e mentores de destaque, conectando alunos às maiores oportunidades do mercado. Entre os palestrantes e mentores estarão criadores de conteúdo e empresários de sucesso, além de executivos de plataformas globais, redes sociais, veículos de mídia, marcas e agências de publicidade. 

Estima-se que a creator economy movimentará mais de 1 trilhão de dólares até 2030. Segundo relatório da plataforma de influenciadores Mavrck, 1 bilhão de pessoas vão se identificar como creators nos próximos cinco anos. No Brasil, de acordo com a Factworks for Meta, o número de criadores de conteúdo supera 20 milhões de pessoas e 75% dos jovens expressam o desejo em atuar na área. 

Para Paula Harraca, presidente da Ânima Educação, a capacitação e a profissionalização desse mercado são essenciais para o crescimento sustentável do setor. Nosso papel como ecossistema educacional é preparar esse público para se tornar ‘Creator 2.0’, ou seja, criadores que combinam criatividade, conhecimento técnico e visão estratégica capazes de explorar essas oportunidades de negócios. Não adianta irmos contra uma megatendência, mas sim abraçar também a oportunidade e responsabilidade de formar esses profissionais do futuro com a vanguarda, qualidade e também o preparo emocional que o ambiente exige”, explica. 

A iniciativa já possui parceiros de peso, como Singularity U, HSM, entre outros. Junto com grandes marcas do mercado, os parceiros também contribuirão para a formação dos creators, trazendo um modelo único de educação onde os alunos conseguem viver experiências em tempo real com o mercado. 

O investimento do projeto é de R$ 40 milhões, dividido entre as companhias, que será destinado ao desenvolvimento do campus e da infraestrutura educacional e tecnológica da universidade. 

Content Campus

Localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo, o Content Campus será um espaço exclusivo, com mais de 13 mil m² dedicados à criação de conteúdo. Sua estrutura inclui mais de 100 cenários verticais e horizontais, 20 estúdios de diversos tamanhos e funções, como podcast, foto, fashion, beleza, música, dentre outros, auditórios e arenas para eventos de milhares de pessoas. Com essa estrutura inédita, a expectativa é que o local seja o principal hub de criação de conteúdo do mercado. 

Inspirado no conceito “figital”, que combina experiências físicas e digitais, o Content Campus se posiciona como um dos maiores hubs educacionais e criativos do mundo, promovendo interações estratégicas entre alunos e marcas globais. O ambiente foi planejado para incentivar colaborações, produções em tempo real e uma experiência imersiva, baseada em modelos de colleges americanos. 

Dentro do espaço ainda estão previstos o primeiro shopping live commerce do Brasil, casa de conteúdo para criadores, hubs para game, além de estrutura completa para eventos de transmissões ao vivo, estúdios para realities e talk shows e coworking para geração de negócios. 

Cursos

Como principal diferencial do mercado, a Community vai além de oferecer um curso para creators, mas chega como uma estrutura completa, com cursos presenciais para potencializar a colaboração e a troca de experiência entre os alunos, fator determinante para aceleração de profissionais da creator economy. 

A universidade oferecerá cursos para aceleração de criadores de conteúdo; impulsionamento para profissionais que precisam alavancar suas carreiras; desenvolvimento de especialistas para o mercado de creator economy; cursos para executivos, desenvolvidos com parceiros como Singularity U e HSM e uma gama de possibilidades segmentadas por categorias de profissionais. Com durações variadas, que vão de imersões rápidas a formações anuais, os cursos abordarão temas como monetização, engajamento, inteligência artificial, marketing digital e produção de conteúdo, empreendedorismo, branding, etc. 

Além de uma metodologia exclusiva e moderna, baseada em projetos e conectada com a atualidade do mercado, a Community oferecerá disciplinas e iniciativas voltadas para saúde mental, ética e boas práticas no ambiente profissional, um diferencial importante da universidade. 

Com foco em aulas e experiências presenciais, e uma abordagem prática em dezenas de estúdios e cenários, a Community garante uma aprendizagem mais aprofundada. Esse formato também cria um grande “collab center” entre os alunos, potencializando o networking e promovendo o crescimento de todos. As inscrições iniciam em março de 2025.

Sair da versão mobile