Ícone do site Marcas Mais

Marketplace sustentável da Casas Bahia passa a apoiar artesãs do sertão do Piauí

Itens do projeto Meu Mandacaru já estão disponíveis na loja sustentável Pangeia e Casas Bahia

Valor arrecadado nas vendas será revertido para projetos sociais

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga (28/04), o único bioma exclusivamente brasileiro, a Casas Bahia anuncia a chegada de mais uma importante parceria em seu marketplace sustentável, o Meu Mandacaru, projeto que reúne produtos feitos à mão por artesãs do Piauí. A iniciativa valoriza o trabalho de mulheres que criam desde itens de decoração a acessórios inspirados no Mandacaru, planta que é símbolo da resiliência sertaneja e que quando floresce é o sinal do fim das secas em terras áridas. O trabalho impulsiona a cultura local por meio da geração de renda que é resultado de produções artísticas.

A coleção já está disponível no e-commerce sustentável da Casas Bahia, fruto da união com a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis. A receita liquida oriunda da venda é revertida para projetos sociais do Instituto Novo Sertão, ONG idealizadora do projeto que fomenta o empreendedorismo feminino e movimenta a economia de Betânia do Piauí (PI) ao dar visibilidade as mulheres artesãs da cidade como uma das inúmeras iniciativas da organização no sertão. 

Vanessa Romero, gerente de sustentabilidade da Via, dona da Casas Bahia, conta que desde janeiro de 2022, quando a rede e a Pangeia se uniram para criar um e-commerce sustentável, a companhia tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e ambiental de várias regiões do país. “A Pangeia se tornou uma importante parceira da jornada de ESG da Via e mais uma vez nos aproxima de ações com propósito verdadeiro. Essa iniciativa em especial leva prosperidade para mulheres do sertão que valorizam o bioma a cultura regional”, afirma.

Gustavo Peixoto, fundador da Pangeia, explica que o principal objetivo do ecossistema Pangeia é promover o impacto socioambiental de forma simples, concreta e mensurável. “Ao lado de parceiros fortes que vibram como nós, como a Via, conseguimos materializar sonhos de empreendedores, gerar prosperidade para pequenos e médios produtores, e incentivar cada vez mais empresas a atuarem de forma integrada e colaborativa”, afirma. 

Atualmente, o e-commerce Pangeia na Casas Bahia reúne cerca de 30 marcas e disponibiliza mais de 500 itens, entre eles, utensílios, roupas, acessórios, cuidados pessoais e alimentos fabricados, todos desenvolvidos por produtores responsáveis. A entrega desses produtos também tem compensação de carbono, aferida pela Moss, climatech pioneira e líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain.

Novas marcas parceiras

Além do projeto Meu Mandacaru, mais seis marcas com responsabilidade socioambiental chegaram recentemente para aumentar o portfólio do e-commerce sustentável da Casas Bahia. Conheça:

Ankur: marca de empreendedoras criativas que desenvolveram uma fórmula para produzir embalagens biodegradáveis com resíduo de trigo impermeável.

Deveras: geleias naturais de frutas da Amazônia. A arte de transformar saberes em sabores. 

Make de Diva: batons naturais que foram inspirados em flores. Embalagem 70% em papel.

Ecoart: móveis feitos à mão com madeira de reflorestamento.

Papelão Joia: revestimentos de parede sustentáveis feitos com resíduos de papelões, serragem e papel.

Flor da Lua: produtos para o autocuidado do corpo e da alma. Home spray, incenso natural (sálvia branca), absorventes ecológicos, entre outros.

Sair da versão mobile