- A empresa enaltece a trajetória da primeira latino-americana e a mais jovem a ir ao espaço com uma boneca única e feita à semelhança, A iniciativa global busca inspirar meninas a serem o que quiserem
- A boneca faz parte do projeto Barbie Role Models, cujo objetivo é aproximar meninas e jovens de exemplos reais de mulheres protagonistas que quebraram barreiras e se destacaram em suas profissões
- Neste ano, um grupo de mulheres se juntou ao projeto global cujo tema 2023 é ‘Women in STEM’ (Science, Technology, Engineering and Mathematics)
Todos os nossos sonhos podem ser realizados e até mesmo nos levar para o espaço. A prova disso é a astronauta mexicana Katya Echazarreta, de 26 anos, que é a primeira latino-americana e a mais jovem a ir ao espaço. E na data de hoje, em homenagem ao mês em que se comemora o Dia internacional da Mulher, Barbie reconhece os esforços e homenageia a jovem com uma boneca única feita à sua imagem e semelhança, a fim de celebrar sua carreira e missão de inspirar milhares de meninos e meninas na América Latina e no mundo a serem o que quiserem.
“Sinto-me muito honrada em ser reconhecida pela Barbie como referência de inspiração para milhares de meninas e meninos. Sempre acreditei que não se pode ser o que não se vê e é enriquecedor continuar capacitando crianças por meio de exemplos reais”, disse Katya Echazarreta, que é engenheira eletricista.
A boneca inspirada em Katya veste um traje espacial azul marinho, com um patch que inclui seu nome completo e o da Space for Humanity – organização que a escolheu para a viagem -, e botas pretas. “Como a Barbie faz há mais de 60 anos, quero que as crianças acreditem em si mesmas, que quebrem barreiras e estereótipos porque tudo é possível com amor próprio, perseverança e entusiasmo. Dá para pisar na Terra, flutuar no Espaço e até pular na Lua”, complementa a astronauta.
Além de Katya, as golfistas mexicanas Lorena Ochoa e Adriana Azuara, as primeiras mexicanas reconhecidas como “Latin American Wellness Leader”, também fazem parte da coleção neste ano, que inclui ainda outras mulheres das disciplinas STEM. As bonecas não estão disponíveis para venda. A homenageada ganha um modelo especial e único, feito à semelhança.
Um estudo publicado pela revista Science menciona que, a partir dos seis anos, as meninas geram crenças autolimitantes, acreditando que não são tão capazes quanto o sexo oposto. Isso é resultado de estereótipos para o exercício de várias profissões e da desigualdade entre homens e mulheres. Por isso, a Barbie lançou esta homenagem, pois as meninas veem nas bonecas histórias de mulheres marcantes que ajudam a potencializar seu potencial ilimitado.
Barbie Role Model
Liderado por Barbie, o projeto Role Model foi lançado em 2015 com o intuito de reconhecer mulheres que quebraram barreiras em seus campos de atuação e inspiram a próxima geração. Desde então, a marca continua na busca para identificar e homenagear modelos do mundo real, a fim de compartilhar suas histórias com as meninas para inspirar seus potenciais ilimitados.
No Brasil, nomes como a surfista de ondas grandes Maya Gabeira, a biomédica Dra Jaqueline Goes, a cantora IZA e a professora Doani Emanuela Bertan já apareceram nesta seleta lista.