A marca M&Ms anunciou uma pausa indeterminada de seus porta-vozes e os substituiu por um novo rosto – o da comediante americana Maya Rudolph
A mudança ocorre depois que uma reformulação das versões em quadrinhos do chocolate, que aparecem em anúncios, causou uma reação negativa.
As mudanças no mascote não foram feitas para “quebrar a internet”, disse a M&Ms na segunda-feira.
A marca foi criticada como “Woke M&Ms” por Tucker Carlson da Fox News.
A empresa disse que contratará Rudolph, que é conhecida por seu mandato no programa de comédia de esquetes Saturday Night Live, como porta-voz.
A M&Ms atualizou seus personagens de desenhos animados pela primeira vez em janeiro de 2022, como parte de um “compromisso global de criar um mundo onde todos sintam que pertencem e a sociedade seja inclusiva”, disse a empresa-mãe do doce, Mars Inc, na época.
Como parte da reforma, as duas personagens femininas de M&M usaram trajes menos estereotipados femininos – a M&M Green trocou suas botas por um par de tênis “legais e descontraídos”, e a M&M Brown encurtou a altura de seus saltos.
Tucker Carlson Tonight está entre os críticos mais proeminentes da mudança. Ele apareceu em vários segmentos do programa, durante os quais o apresentador criticou a falta de colírio para os olhos na reformulação da marca M&Ms, dizendo que as personagens femininas de desenhos animados agora parecem “menos sexy”.
“Os M&M’s não ficarão satisfeitos até que cada personagem de desenho animado seja profundamente desagradável e totalmente andrógino. Até o momento em que você não queira beber com nenhum deles. Esse é o objetivo”, disse Carlson no ano passado.
Ele dobrou sua condenação no início deste mês, depois que a M&Ms lançou uma embalagem de edição limitada apresentando apenas seus personagens femininos de doces, com o lucro das vendas doado para instituições de caridade voltadas para mulheres.
“Os M&Ms acordados estão de volta”, disse Carlson em um segmento de 10 de janeiro, visando o M&M Green e “um M&M Purple grande e obeso”.
Em seu comunicado na segunda-feira, a M&Ms disse que não pretendia que o rebranding de seus porta-vozes fosse uma questão divisiva.
“Agora entendemos – até mesmo os sapatos de um doce podem ser polarizadores. O que era a última coisa que os M&Ms queriam, já que nosso objetivo é unir as pessoas”, disse a empresa.
A empresa acrescentou que está confiante de que seu novo porta-voz Rudolph “vai defender o poder da diversão para criar um mundo onde todos sintam que pertencem”.
Não está claro por que a M&Ms decidiu interromper o uso de seus porta-vozes um ano após sua reforma, ou quanto tempo durará a pausa. A medida foi recebida com críticas nas mídias sociais, com algumas pessoas expressando desapontamento com o fato de a empresa parecer ter recuado em suas mensagens inclusivas. Outros especularam que é parte de um tee-up antes de um comercial no horário nobre do Super Bowl. A empresa controladora da M&M, a Mars, está planejando um anúncio no Super Bowl.