Capa contou com assinatura de pessoas trans que tiveram seus nomes retificados em iniciativa promovida pela marca em parceria com o PoupaTrans durante a Feira da Diversidade
Durante a 27ª Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo, a Amstel marcou presença desfilando com um trio elétrico repleto de convidadas especiais, incluindo as icônicas artistas Pabllo Vittar e Pepita. Essas duas importantes personalidades representam de forma brilhante a comunidade e encantaram o público com apresentações inesquecíveis.
Em destaque, a artista Pepita realizou uma performance única trajando uma capa especial, batizada de “Patchwork da Diversidade” e confeccionada a partir de peças garimpadas em brechós e pontos de troca. Feita em parceria com Vicenta Perrota, renomada figura no mundo da moda e na comunidade trans no Brasil, cada peça de roupa presente nesse patchwork simbolizou o corpo e a vida das pessoas trans que tiveram seus nomes retificados durante a ação promovida pela Amstel, em parceria com o PoupaTrans, na Feira Cultural da Diversidade LGBT+.
Usada em cima do trio da marca e na frente de uma multidão na Avenida Paulista e Rua da Consolação, o objetivo da capa era celebrar a diversidade, liberdade, autenticidade e respeito, valores trazidos pela marca, encorajar as pessoas para serem o que quiserem ser, celebrar um importante momento na vida das mais de 400 pessoas que tiveram seus nomes retificados na ação. Além de amplificar as vozes de uma comunidade historicamente discriminada, por meio de uma criação artística, simbólica e material.
O ateliê responsável pela criação e concepção foi o Ateliê TRANSmoras, uma associação sem fins lucrativos liderada por pessoas trans, que utiliza a moda, as artes e a educação como ferramentas de transformação social, empoderamento econômico coletivo e superação das violações de direitos humanos enfrentadas pela comunidade trans.
“Em 2022, foi a primeira vez em que um cartório foi às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para as pessoas transgênero às vésperas da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Devido a alta procura e relevância da iniciativa, para este ano decidimos ampliar o serviço em parceria com a Poupatrans e também homenagear as 400 pessoas que retificaram seus nomes por meio desta colaboração com Vicenta Perrota e Pepita”, comenta Vanessa Brandão, diretora de marketing das cervejas mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.