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Iniciativa mobiliza as marcas Natura e a The Body Shop que irá presentear o consumidor com um novo produto ao devolver cinco embalagens vazias em suas respectivas lojas 

Para contribuir com a diminuição do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens, a Natura e a The Body Shop lançam um programa de logística reversa nas lojas próprias da Natura e lojas The Body Shop. A cada cinco embalagens vazias das marcas (com exceção de frascos em miniatura e amostras), os clientes receberão um novo produto. As lojas da Natura ainda receberão produtos de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

“O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular”, ressalta Paula Andrade, vice-presidente de varejo de Natura &Co. A executiva lembra que, em junho, o grupo lançou seu plano “Compromisso com a Vida”. No documento, a empresa se compromete a intensificar suas ações para enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo, entre eles a mudança da produção para alcançar maior circularidade. No documento, a Natura &Co também convoca a sociedade civil a se juntar para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

As iniciativas serão realizadas em parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem, que recolherá as embalagens e será responsável por todo o processo de reciclagem. Os materiais reciclados deverão ser transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros utensílios. 

A ação é válida para todas as 60 lojas de shoppings da Natura e para 35 lojas da The Body Shop, localizadas em diversas cidades do país. Todas as lojas da Natura e The Body Shop estão seguindo as medidas recomendadas de saúde e segurança para preservar a saúde de colaboradores e clientes, como redução de horário de funcionamento, obrigatoriedade de uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização frequente de superfícies e limite de ocupação no interior do estabelecimento.

O que a Natura já tem feito? 

A Natura já realiza ações voltadas para a reciclagem, como a reutilização de 925 toneladas de plástico reciclado por ano na produção de embalagens dos produtos da marca. Essa iniciativa evita que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET de 1 litro vire lixo. A empresa também oferece refis nas principais linhas do seu portfólio desde 1983 – economizando, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia. Na linha Ekos, por exemplo, todos frascos de plástico são 100% reciclados. A Natura também possui o Programa Natura Elos, que desde 2017 colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus elos das cadeias de materiais reciclados. Essa ação já recuperou mais de 10 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Além disso, mais 142 mil toneladas de materiais também foram recuperadas com o Programa Dê as Mãos para o Futuro, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), do qual somos parceiros.

Quais são as iniciativas de The Body Shop? 

A The Body Shop também segue políticas que visam minimizar a quantidade de resíduos prejudiciais despejados no meio ambiente. Entre elas, estão o uso de ingredientes naturais apenas de origens sustentáveis e rastreáveis e o compromisso em utilizar plástico 100% reciclado em todas as suas embalagens até 2030. A empresa também já colocou em prática a mecânica de logística reversa em outros locais do mundo onde a marca atua, bem como o apoio a comunidades catadoras de lixo.

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