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Nielsen reconhece as melhores inovações em produtos em 2021

  • 35% das inovações falham devido a propostas fracas que não se conectam com os consumidores
  • Ao longo de dez anos, NielsenIQ BASES identificou mais de 540 produtos de consumo que redefiniram suas categorias.
  • A BASES reconheceu a linha de shampoo e condicionador Pantene Pro-V Micelar, o desodorante Monange Sensível (Coty); o Leite Fermentado “Minions” 900g da Vigor, a Cerveja Colorado Öktö, o Chocolate KitKat Morango e Avelã, e a pasta de dente Colgate Natural Extracts, como os vencedores brasileiros do Top Breakthrough Innovations 2021.

Muitos são os fatores que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um lançamento de produto, razão pela qual há 10 anos a BASES, uma empresa NielsenIQ focada em oferecer para fabricantes de produtos de consumo de massa, com nuances e dados, uma completa compreensão apoiada nas tendências de marketing globais e uma abordagem holística que vai desde a identificação de oportunidades de crescimento até a criação de campanhas de marketing, realiza o Prêmio Breakthrough Innovations Awards,, com o objetivo de celebrar e reconhecer produtos de consumo em massa de diferentes categorias que se destacaram por alcançarem sucesso sustentável no mercado.

A iniciativa, que começou nos Estados Unidos em 2012 e hoje reconhece diversas marcas globalmente, identificou mais de 540 produtos que revolucionaram a forma de interação com seus consumidores e que, na época, redefiniram suas categorias.

Desde então, o projeto tem servido como um guia de boas práticas comerciais que busca posicionar o aprendizado gerado nesta primeira década com o intuito de que as empresas tenham mais sucesso no lançamento de produtos; principalmente em um mercado em constante evolução e diante de um consumidor muito mais diversificado.

Julian Frenk, líder comercial da NielsenIQ BASES para o Brasil, mencionou que, diante da crescente oferta de produtos e da digitalização acelerada do consumo, as marcas sofrem uma pressão significativa para chegar aos seus consumidores de forma mais eficiente. “Embora um produto forte e bem-posicionado continue a ser uma das características mais importantes, oferecer uma experiência personalizada e inovadora para os usuários é agora mais relevante do que nunca”, acrescentou.

Na última década, a maneira como os usuários interagem com marcas, empresas e produtos evoluiu rapidamente. Segundo dados da BASES, aqueles produtos que oferecem uma experiência única e inovadora em linha com as necessidades atuais dos consumidores têm 15 vezes mais chance de sucesso na atuação em seus mercados. Nesse sentido, a diferença entre oferecer uma experiência única de produto pode se traduzir em 30% de diferença nas vendas daquele produto no primeiro ano.

Outro dado que a empresa destaca tem a ver com o campo digital, já que atualmente, pelo menos, 32% dos consumidores procuram o ambiente online para as avaliações de outros usuários antes de fazer uma compra e 54% dos usuários de redes sociais navegam por elas para pesquisar produtos antes de tomar uma decisão final, portanto, ter uma estratégia sólida e robusta que leve em consideração as diferentes fases para realizar uma compra torna-se mais relevante.

Da mesma forma, a empresa destacou que a probabilidade de sucesso de um novo produto que não oferece uma experiência satisfatória é limitada a 5% e que 35% das inovações falham devido a propostas fracas que não se conectam com os consumidores, enquanto 50% de todas as iniciativas testadas em um estágio posterior mostram que o nível planejado de investimento em marketing é muito baixo para atender aos requisitos de lançamento.

É importante levar em consideração que hoje as marcas enfrentam públicos altamente diversificados, muitas vezes bombardeados por diferentes canais de comunicação, o que muitas vezes faz com que o nível de retenção seja geralmente menor e isso tem impacto direto nos objetivos de negócio e nas vendas da empresa, analisa Julian que um lançamento bem-sucedido requer suporte de marketing suficiente e personalizado para obter o melhor retorno do investimento.

O executivo compartilhou que 70% das principais empresas inovadoras de bens de consumo de massa não apenas aprendem, mas também souberam adaptar seus lançamentos futuros com base nos aprendizados do passado. “Embora seja verdade que nem todas as inovações devem seguir o mesmo caminho, o sucesso do passado se torna uma referência para marcar os caminhos do futuro. Nesse sentido, o BASES consolidou-se como uma ferramenta fundamental para que os mais relevantes players do setor saibam conduzir suas estratégias criativas e de inovação”, finalizou.

BASES reconhece os produtos mais inovadores do Brasil

Segundo pesquisas da BASES, um produto sólido é essencial para um lançamento duradouro e bem-sucedido, pois, ao contrário da tecnologia, o consumidor pode melhorar suas experiências por meio de atualizações adicionais ou corrigir erros que surjam ao longo do caminho. Quando falamos em produtos de consumo massivo, os consumidores não têm a oportunidade de baixar um sabor, uma textura ou um nível de eficácia e / ou utilidade, por isso têm pouca flexibilidade para garantir o sucesso de seus produtos.

Nesse sentido, a BASES reconheceu a linha de shampoo e condicionador Pantene Pro-V Micelar, o desodorante Monange Sensível (Coty); o Leite Fermentado “Minions” 900g da Vigor, a Cerveja Colorado Öktö, o Chocolate KitKat Morango e Avelã, e a pasta de dente Colgate Natural Extracts, como os vencedores brasileiros do Top Breakthrough Innovations 2021.

Muitos destes produtos – por meio dos seus lançamentos – têm gerado um impacto direto na categoria a que pertencem, impulsionando as vendas e atraindo mais atenção dos consumidores. Por fim, a empresa compartilhou que entre as preocupações gerais dos consumidores estão a transparência dos ingredientes dos produtos, bem como a procedência dos materiais. Pelo menos, é assim que foi apontado por 79% dos consumidores, que acham que a transparência é mais importante para eles hoje do que há 5 anos.

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