Automóvel 100% elétrico Nissan LEAF gera energia para mover carrinhos em pista de automobilismo de fenda no estande da marca na Fan Village
Equipe oficial da marca japonesa se prepara para correr no circuito de rua que passa pelo Sambódromo da capital paulista
Neste sábado, dia 25 de março, São Paulo vai ser a primeira cidade do Brasil a sediar um E-Prix de Fórmula E, campeonato mundial de carros 100% elétricos, e, como parte de seu compromisso com a mobilidade elétrica, a Nissan estará com sua equipe nas pistas e também presente em diferentes ações da corrida. A única marca japonesa na categoria vai, inclusive, eletrificar com um LEAF uma pista de automobilismo de fenda – slot cars ou, como é mais conhecido no Brasil, autorama – que ficará na Fan Village, a área de entretenimento montada ao lado da pista.
A Nissan participa da Fórmula E desde a 5º temporada (2018/2019) e na atual, a 9ª da categoria, estreia os carros de Geração 3 (Gen3), que tem um motor em cada eixo, somando 600kW de potência. Com isso, o monoposto pode superar os 320 km/h. Os carros da Nissan trazem em sua pintura referências da Sakura (cerejeira), reforçando o seu DNA japonês. Eles são pilotados pelo franco-argentino Sacha Fenestraz e pelo francês Norman Nato.
Do lado de fora das pistas do circuito de rua, que passará pelo Sambódromo de São Paulo, o público que for na corrida também poderá dirigir bólidos elétricos. No caso, carrinhos especialmente feitos para competirem em uma pista de autorama no estande da Nissan, que ficará na Fan Village. Quem quiser pilotar os pequenos modelos, e disputar prêmios exclusivos, poderá se inscrever diretamente no estande. E a diversão será garantida por uma tecnologia inovadora: toda a energia será fornecida por um Nissan LEAF, ícone mundial da eletrificação e que já teve mais de 1.000 unidades comercializadas no Brasil.
O LEAF mostra no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite “carregar” a energia de volta para a rede, por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos, com a tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.
Da mesma maneira que está sendo usada para fornecer energia para a pista de automobilismo de fenda, a capacidade bidirecional do Nissan LEAF permite que a carga de suas baterias seja utilizada para “abastecer” outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais. Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.
Nesta corrida pioneira no Brasil, a Nissan vai, ainda, ceder veículos para serem usados pela organização durante os dias de montagem, treinos e corrida. Assim, a marca reforça, mais uma vez, que está indo além de comercializar carro elétricos no Brasil, busca contribuir para consolidar a cultura da mobilidade elétrica e a expandir o conhecimento tecnológico no país.