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A expansão da base de clientes combinada com estratégias de cross-selling e up-selling tem impulsionado aumento da lucratividade no país, ao mesmo tempo em que demonstra o potencial de crescimento pela frente

A Nu Holdings Ltd., uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou no último dia 14 de fevereiro seus Resultados Financeiros do quarto trimestre e ano completo de 2022, e apresentou separadamente os resultados de sua operação no Brasil.

O Brasil, primeiro mercado da empresa, é a maior e mais rentável operação do Nu, com 70,9 milhões de clientes (44% da população adulta do país). A operação brasileira foi responsável por 93% (US$ 4,5 bilhões) da receita total em 2022, enquanto o Lucro Líquido Ajustado no FY’22 cresceu para US$ 282 milhões, de US$ 50 milhões no FY’21. No 4T’22, o Retorno sobre Patrimônio Líquido anualizado ajustado (ROE) atingiu 40% – um dos mais altos do setor.

“A rentabilidade de nossas operações no Brasil atingiu um ponto de inflexão e já nos posiciona entre uma das instituições financeiras com maior retorno sobre capital do país. Mas acreditamos que ainda estamos nos estágios iniciais de desenvolvimento de nosso modelo, com ganhos significativos em termos de crescimento de receita e alavancagem operacional”, disse David Vélez, fundador e CEO.

A crescente taxa de engajamento dos clientes demonstra o potencial de crescimento que ainda está por vir, já que a expansão no país passará progressivamente da aquisição de novos clientes para uma maior monetização dos já existentes. Tendo lançado mais de 25 produtos e recursos ao longo do ano passado, a Nu conseguiu aumentar o up-sell e o cross-sell no país.

“O ritmo em que desenvolvemos e lançamos novos produtos acelerou ao longo do tempo, e nosso portfólio está bem posicionado para permitir vários anos de forte crescimento. Enquanto nossos produtos de Conta Digital e Cartões de Crédito acabaram de atingir o ponto de inflexão de seus estágios de crescimento, com 52,5 milhões e 30,4 milhões de clientes ativos no Brasil respectivamente, o restante de nossos produtos está em estágios iniciais de seus ciclos de vida. Vislumbramos um grande potencial de expansão com produtos disruptivos que fortalecem ainda mais nosso relacionamento com nossos clientes”, afirma Livia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil.

Alguns dos produtos e funcionalidades que já vêm conquistando uma base maior de clientes são Investimentos, com mais de 7 milhões de clientes ativos (posicionando o Nu como provavelmente a maior plataforma digital de investimentos da América Latina), e Seguros, que atingiu cerca de 1 milhão de apólices ativas no final do ano e segue em expansão, mais recentemente com o Nubank Auto.

A base de PJs, outro grupo em crescimento, cresceu 79% em relação ao ano anterior, para 2,5 milhões no final de 2022. No ano passado, o Nu possibilitou a empresários abrir contas PJ sem ter uma relação bancária prévia com o Nu como pessoa física – abrindo as portas para milhares de empreendedores.

Atualmente a quinta maior instituição financeira em número de clientes ativos no Brasil, o Nubank tem planos ambiciosos de expansão em 2023, no país e internacionalmente. Uma das prioridades é aumentar a participação de mercado em diferentes verticais de produtos, com o mercado de alta renda em foco.

O crédito (garantido e não garantido) também será uma prioridade. No quarto trimestre de 2022, o índice de inadimplência acima de 90 dias atingiu 5,2% e o índice de inadimplência de 15-90 dias caiu 50 pontos-base, para 3,7% – uma melhora explicada em primeiro lugar pelo melhor desempenho da nossa carteira de crédito em resposta às ações gerenciais que adotamos no 2T, além do típico efeito sazonal positivo no 4T.  O Nu continua superando a indústria, em uma base comparável, em todas as faixas de renda, com um resultado comparativo ainda mais pronunciado nas faixas mais baixas.

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