O Botiverso, programa de aceleração da marca de beleza, chega em sua terceira edição e reforça o compromisso no combate ao etarismo com conteúdos no TikTok One, formato nativo da plataforma
O Boticário em parceria com o TikTok, lança a terceira edição do Botiverso, o programa de aceleração de criadores de conteúdo do Boticário. Dentre as novidades desta edição está a seleção de criadores 45+ para participarem da solução TikTok One, plataforma criativa com ferramentas para criar campanhas eficazes no TikTok. Os vinte perfis farão parte de um grupo exclusivo de criadores da marca e passarão por treinamentos com especialistas sobre as melhores práticas de desenvolvimento de conteúdo na linguagem TikTok, o objetivo é aumentar o alcance de conteúdos de pessoas 45+ e reafirmar o compromisso da marca no combate ao etarismo.
Entre os perfis selecionados está o da @gutamouraosk, com pouco mais de 12 mil seguidores e com foco em conteúdos para pessoas 45+; @voenetadafanta, conta com conteúdos de uma avó e sua neta; @patissilva_, que mostra sua rotina saudável e experiências com a menopausa; @sandraportomake, com dicas de maquiagem; @verinha.bernardino, moda e estilo para mulheres 50+; entre outros.
Para dar início à nova edição do Botiverso 2024, os criadores de conteúdo visitaram a fábrica do Grupo Boticário em uma imersão, onde puderam criar conteúdos especiais a partir de uma visita guiada. Na mesma ocasião, também participaram de uma série de workshops com especialistas do TikTok, onde aprenderam como usar todo o potencial da plataforma. Criadores de conteúdo que já fazem parte do ecossistema da creator economy do Boticário também estiveram presentes, dividindo com os novos influenciadores da marca suas estratégias de social commerce para conversão.
“O Boticário tem atuado firmemente para debater e romper estereótipos relacionados ao envelhecimento. Por meio de ações e campanhas, temos promovido uma visão mais inclusiva e antietarista, defendendo que as pessoas, em especial, as mulheres, sejam reconhecidas e respeitadas em todas as fases de suas vidas. Com o Botiverso, damos continuidade ao Pacto Prateado, reafirmando nossa atuação no combate ao etarismo e nossa visão de incluir todas as gerações no universo digital,” afirma Sylvia Branco, Gerente Sênior de Relações Públicas e Redes Sociais do Boticário.
Além da imersão direcionada na fábrica da marca, o Botiverso promove ainda, aos selecionados, campanhas personalizadas, jornadas de desenvolvimento e experiências e incentivos para conversão e impacto.
O conceito criativo do projeto é da SoWhat, agência parceira do Boticário e responsável pela estratégia 360 da marca na plataforma. Dentro do Tiktok, a marca de beleza soma mais de 5 milhões de seguidores e é a maior comunidade de beleza no Brasil. “Acreditamos no poder transformador da influência, especialmente em uma plataforma muitas vezes vista como território exclusivo dos jovens. Nosso diferencial em cada edição do Botiverso está em antecipar movimentos e criar ações que ainda não estão sendo feitas, mostrando ao mercado o que é possível e necessário na creator economy. Nesta nova edição, elevamos o impacto da iniciativa, promovendo conversas de representatividade e construindo valor genuíno para os criadores e suas audiências”, comenta Ana Catharina Bessa, Gerente de PR e Influência da SoWhat.
“Esta parceria com o TikTok amplia nossa missão de promover maior visibilidade ao público 45+ com ações de impacto e oportunidade de crescimento. Acreditamos que a representatividade é essencial para construir um diálogo inclusivo e inspirador com nossa audiência”, finaliza Sylvia.
Ações para mulheres 45+
A terceira edição do Botiverso é mais uma das ações antietaristas do Boticário. Ainda em 2020, a marca lançou o programa Geração Botik, voltado às mulheres 40+ com o intuito de democratizar a influência digital nas redes. A iniciativa capacitou 200 mulheres 40+ para serem influenciadoras digitais, oferecendo um curso completo e mentoria da marca. O projeto deu início à comunidade Botikers, um grupo de discussão, acolhimento e incentivo com mais de 100 mulheres ativas que participam também de campanhas de lançamentos da marca.
Já em agosto deste ano, O Boticário lançou a iniciativa Seu Auge É Hoje. Dentro do TikTok, e com um squad 45+, através da estratégia de attention bait, nativa da rede, e com a intenção direcionada de fomentar o debate de combate ao etarismo e fortalecer um ecossistema de conteúdos de beleza intergeracional, após captar e reter a atenção do público, os vídeos questionavam a perspectiva pela qual consumimos conteúdos de beleza. A marca priorizou conteúdos produzidos por influenciadoras e criadoras 45+ e com baixa retenção.
Além disso, O Boticário acaba de lançar o Pacto Prateado, um compromisso com a sociedade para impulsionar pessoas com 45+ a continuarem vivendo seus auges. O projeto, liderado pelo Grupo Boticário, busca fomentar discussões que possam aprofundar a compreensão sobre a importância da diversidade etária.