Blog

Bansky-divulgacao

Aprender a partir de diversas fontes é o caminho para a evolução

Por Karina Corchs – Diretora Executiva de Estratégia da R/GA

Ir ao SXSW (South by Southwest) é ter que lidar com a frustração de saber que você não vai ver tudo, que você terá que abrir mão de uma palestra para ver outra. E não, o problema não é você, mas sim, a imensa oferta do evento que tem a capacidade de reunir em Austin (Texas) pessoas superinteressantes e com os backgrounds mais diversos. 

O que descobri nos últimos dias aqui no SXSW é que, definitivamente, nossa missão é buscar tudo de novo que está acontecendo no mundo. Ouvir diferentes narradores para construirmos as nossas próprias narrativas. Sim, é nossa obrigação sugar tudo para evoluir. A alternativa disso? Ficar datado, velho, passado, morrer.

De tudo que eu vi por aqui, percebi que a evolução vem quando a gente busca e entra em contato com gente diferente da gente, quando a gente estoura a bolha, ouve diferentes pontos de vista, absorve, racionaliza e propaga as nossas percepções.

E por incrível que pareça, há muita gente fazendo e falando algo incrível por aí, espalhando (boas) ideias, buscando prever o futuro e transformando seu entorno. Por isso, volto a insistir que temos que nos munir dessas “munições intelectuais” e provocar essa tal evolução.

Existem mulheres se empoderando em explorar NFT, criptomoedas, metaverso e trazendo tópicos importantes para discussões até então lideradas pelo mesmo estereótipo homem-branco-hétero-cisgênero.

Tem gente discutindo o futuro desses multi universos do ponto de vista humano. Como garantir inclusão e acolhimento no metaverso para aqueles que hoje não têm nem isso no mundo real?

Tem gente pesquisando formas claras de sobrevivência em um mundo de recursos limitados, criando alternativas, revirando o DNA e trazendo soluções biosintéticas. 

Tem gente falando abertamente sobre suas fragilidades, criando e empoderando outras pessoas a partir disso.

Tem gente dedicando seu tempo à leitura de matérias, reportagens, livros. Agregando conteúdo, consolidando e apresentando tendências e novos caminhos.

Tem gente explorando comportamentos para além do Ocidente, concluindo que estamos mais para seguidores de uma nova geração chinesa do que para grandes inovadores. 

Tem gente provocando uma percepção em cima de fatos pré-existentes, mostrando que só estarão preparados aqueles que buscam pelo não óbvio.

Tem muita gente evoluindo para a gente evoluir. Vamos dar valor para isso? Vamos atrás dessa galera! Vamos explorar esse mundo – ou vários em que estamos ultra conectados – para encontrarmos essas pessoas e trocarmos com elas.

O SXSW foi uma portinha que se abriu na busca por essa evolução. Deus me livre ficar parada, com as mesmas certezas de sempre e o mesmo olhar!

Evolve or die.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia