Com 30 anos de história, a brasileira Docile produz mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas por mês com venda para o Brasil e mais de 50 países
Fundada em 1991 na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, a Docile tem em seu portfólio mais de 250 itens divididos em sete categorias (balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó) e uma infraestrutura que conta com dois parques fabris – que possuem uma área construída de 33,5 mil m² e produzem mais de 2,6 milhões de quilos de guloseimas por mês -, atendendo todo o mercado brasileiro e exportando para mais de 50 países.
Confeccionados em equipamentos modernos, por profissionais especializados e um sistema de produção automatizado, a infraestrutura conta com dois parques fabris localizados em Lajeado (RS) e Vitória de Santo Antão (PE). Os processos e os produtos são certificados pela British Standards Institution Brasil (BSI Brasil) com o selo ISO 9001. Além disso, a Docile foi a primeira empresa de seu segmento a conquistar e ter renovada a reconhecida certificação internacional de segurança de alimentos FSSC22000.
Ciente de sua responsabilidade social e ambiental, a marca pratica a sustentabilidade diariamente com suas fábricas projetadas para ter ventilação e iluminação natural, reciclando mais de 97% dos resíduos sólidos gerados, tratando e reutilizando água e deixando de emitir mais de 750 toneladas de CO² no meio ambiente todos os anos. Além disso, a unidade pernambucana possui mais de 1,1 mil placas fotovoltaicas, capazes de abastecer 100% da fábrica com energia solar.
Próxima de completar seus 30 anos de atuação em setembro, a Docile fará, em 2021, o maior investimento da sua história para modernização de suas fábricas, com instalações de novas linhas de regaliz e balas de goma e gelatina. Além disso, a empresa aposta cada vez mais na automação com a introdução do seu primeiro robô na linha de produção e a capacitação de seus profissionais para operação de máquinas e desempenho de novas funções.
Empresa 100% brasileira, a Docile traz este selo que reforça a atuação e o compromisso com o mercado nacional. E é justamente no mercado interno que a marca quer estar cada vez mais presente, ganhando espaço em todos os pontos de vendas do país e ficando ainda mais próxima dos consumidores de Norte a Sul do Brasil.
Com o objetivo de se voltar mais fortemente à exportação, expandindo seus negócios, acreditando na diversificação de produtos e apostando na tecnologia como sua maior aliada, a empresa conta com uma loja online para ficar mais próxima de seus consumidores e fãs, mantendo o canal direto com aqueles que preferem a praticidade, a segurança e o conforto de comprar pela internet e receber seus produtos fresquinhos em casa.
O ínicio de tudo
A história da marca, realmente, teve início há 85 anos, quando os primeiros doces começaram a ser fabricados de forma simples, fervidos em tachos na casa de Natalício Heineck. Durante o dia, ele se encarregava da produção e, à noite, em volta da mesa de jantar, ele, a esposa Irena e os cinco filhos embrulhavam as balas manualmente. Um trabalho sério, repleto de muita paixão e talento.
Com o patriarca da família Heineck iniciou-se a produção de guloseimas, uma tradição que foi levada adiante, anos depois, por seus filhos Nestor e Paulo. Hoje, a terceira geração da família, formada pelos irmãos Ricardo, Fernando e Alexandre, dá continuidade ao trabalho de produzir doces com muita dedicação, comprometimento, inovação e respeito às pessoas.
Mais do que uma herança que passa de pai para filho, a história da Docile está baseada na transmissão do amor ao doce e à forma como ele abre sorrisos no rosto das pessoas, criando um mundo mais leve, gentil e feliz.
O Amor em Forma de Doce
Para se descobrir o lado mais doce da vida, é preciso experimentar. Esta é a ideia que a Docile Alimentos carrega em sua essência, destacando a vontade de descobrir coisas novas, as quais podem revelar a doçura do mundo.
“Assim como a doçura, a descoberta também traz sensações incríveis, seja no cheiro gostoso que sai do pacote ou em um recheio azedinho que explode na boca. O importante é se permitir sentir o gostinho da descoberta todos os dias porque – ainda melhor do que conhecer todas as sensações boas do mundo – é se divertir descobrindo cada uma delas. Nós entendemos que descobrir é delicioso”, comenta Ricardo Heineck, sócio-diretor da Docile.
O propósito doce
A missão da empresa é despertar o desejo pela marca, satisfazendo clientes, integrantes da organização e sociedade, tendo uma visão global focada no crescimento com resultado de alta qualidade e carregando em sua essência características de um negócio simples, responsável, determinado e financeiramente saudável.
Com o propósito de criar um mundo mais doce, a Docile carrega em seus valores o jeito simples de ser e agir, o respeito e a dedicação às pessoas, a colaboração e a mão na massa, a criatividade para encantar e o jogo limpo para agir de forma correta e transparente.