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Barbie-Mattel (1)

Em 1959, surgia na cidade de  Wisconsin nos Estados Unidos, a Barbie Millicent Roberts, ou simplesmente Barbie, que vinha se tornar a boneca mais famosa do mundo. Ao longo dos 60 anos, a boneca conquistou diversos fãs por meio de milhares produtos licenciados em vários formatos.

E para se manter relevante foi preciso evoluir e, devido a mudança no comportamento dos consumidores, a Mattel reviu sua estratégia e abraçou a diversidade apostando em modelos com tons de pele, tipos de corpos e cabelos diferentes. 

A vida perfeita

Desde que surgiu, a boneca foi inspirada para ser um modelo de perfeição, corpo perfeito, cabelo liso e loiro, olhos azuis com o marido modelo, morando na casa perfeita, estilo comercial de margarina.  

Apesar do “padrãozinho”, Barbie era uma modelo de moda com sua própria carreira. A ideia de que as meninas pudessem brincar com ela e imaginar seu futuro, fosse o que fosse, era central para a marca Barbie.

A mudança no estilo aconteceu há 4 anos atrás, em 2016, quando a Mattel lançou a campanha “Você pode ser o que quiser”, com o objetivo de ser uma “influenciadora” original na vida de meninas jovens. 

Inspiração e reflexão da sociedade 

A imagem de vida e corpo perfeito, modelo a ser inspiração para meninas, ganhou um novo modo de pensar. Antes disso, a empresa errou várias vezes, colocando novos modelos de bonecas brancas e apostando na quantidade de roupas da boneca, até entender que meninas e fãs colecionadores, não se sentiam representados no produto. 

A insatisfação corporal,  baixa estima e queda nas vendas, fez com que a Mattel revisse sua estratégia e abraçasse a diversidade, no mais amplo possível, tornando-se um modelo de reflexo da sociedade. 

Em 2016, a Barbie apresentou a linha de Fashionistas com objetivo de celebrar diferentes formas corporais, tamanhos, tipos de cabelo e tons de pele. Atualmente a coleção possui 176 bonecas com nove tipos diferentes de corpos, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. 

Em 2018, foi lançada uma linha especial para homenagear grandes mulheres, composta por oito modelos para o Dia Internacional da Mulher, entre elas estavam a pintora mexicana Frida Kahlo, Amelia Earhart, primeira aviadora a cruzar o Oceano Atlântico; e Katherine Johnson, física, cientista espacial e matemática negra que trabalhou na NASA.

Em março de 2020, a marca anunciou a ampliação da linha Fashionistas, trazendo modelos ainda mais plurais, aqueles eles estão: Vitiligo, Carena, Cabelo Afro e o Ken com cabelos longos.  (veja na foto acima)

Esses são alguns dos modelos na boneca, que viu em boa hora a oportunidade de mudar ganhando mais amplitude. Há também, collabs com diversas grifes, Barbie Star Wars e Barbie David Bowie e por ai vai. Esse ato de “permitir ousar” torna-se um produto influente e perpetuo no mercado, o jeito Barbie de evidenciar o seu proposito de “poder ser quem você quiser”. 

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