Campanha “Multiplicando Sorrisos” acontece de 15 de fevereiro a 1 de março no app Food;
Usuários do aplicativo poderão doar ao final do pedido ou direto na aba ‘doações’;
PepsiCo dobrará o valor de cada contribuição, podendo contribuir com até R$ 330 mil no total;
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, em parceria com a Fundação PepsiCo, braço filantrópico da companhia, se une ao aplicativo de entregas iFood para apoiar o trabalho de segurança alimentar promovido pela Gastromotiva na campanha “Multiplicando Sorrisos”. O projeto de financiamento coletivo — também chamado de matchfunding — visa arrecadar valores para a Gastromotiva, organização social, que promove a transformação e inclusão social por meio da educação nutricional, formação profissional em gastronomia e combate à fome, com a distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece de 15 de fevereiro a 1 de março e, para doar, basta ter acesso ao aplicativo iFood e escolher entre as opções disponíveis: na aba ‘doações’ do aplicativo ou ao finalizar um pedido. A quantia arrecadada será dobrada pela PepsiCo, até o limite total de R$ 330 mil.
“Sabemos que a fome atinge 33,1 milhões de brasileiros* e que este número é ainda maior quando pensamos naqueles com algum grau de insegurança alimentar. Este é um dos temas centrais para a PepsiCo e que nos preocupa diariamente. A parceria com o iFood dialoga com esta causa e com o nosso objetivo de incentivar a sociedade a refletir a respeito de um assunto tão urgente quando convidamos os usuários do iFood a solidarizarem-se com a questão e participarem ativamente da transformação social ao contribuírem com doações”, afirma Livia Favaro, gerente sênior de cidadania corporativa da PepsiCo. “A nossa relação com a Gastromotiva nos orgulha muito, pois falamos aqui de um projeto potente, presente em todas as regiões do Brasil, e que faz, literalmente, toda a diferença, pois alimenta, educa e transforma a realidade de muitos.”, completa Livia.
Como doar?
São duas possibilidades de doação:
1 – O usuário do aplicativo poderá entrar na aba “Perfil”, clicar em “Doações” e escolher a Gastromotiva para doar o valor que desejar, sem que haja a existência de um pedido vinculado; e
2- No momento de finalização do pedido, aparecerá a opção de doação para a Gastromotiva, podendo ser desde o arredondamento de centavos até outros valores, já pré-definidos na plataforma;
A segurança alimentar é um tema prioritário para a PepsiCo e faz parte de sua estratégia global ESG, PepsiCo Positive (pep+), que busca evoluir continuamente o processo produtivo da companhia a fim de alcançar uma cadeia de valor positiva em todas as atividades, cuidando das pessoas e do planeta enquanto mantém o seu negócio.
Para cuidar deste tema, estabelecer parcerias com empresas também envolvidas na causa da segurança alimentar é fundamental. “Somos uma empresa de delivery que “leva comida” para milhões de pessoas em todo o Brasil e entendemos, com isso, que é nosso papel usar da nossa tecnologia para apoiar a população em situação de vulnerabilidade, levando alimento de qualidade para quem mais precisa”, afirma André Borges, Head de Sustentabilidade do iFood.
Pioneira no tema Gastronomia Social, em 17 anos de atuação e mobilização, a Gastromotiva utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação de vidas e territórios. Somado ao trabalho de combate à fome por meio de projetos de segurança alimentar e ao desperdício de alimentos, a organização oferece formação profissional para que pessoas de baixa renda possam entrar no mercado de trabalho e empreenderem. Por meio das Cozinhas Solidárias Gastromotiva, a ONG atende mais de 80 comunidades no país com refeições nutritivas e gratuitas, forma cozinheiros e empreendedores sociais, além de promover a educação nutricional e a sustentabilidade no ciclo alimentar. Entre 2020 e 2022, a Gastromotiva distribuiu mais de 327 mil refeições em ações das Cozinhas Solidárias Gastromotiva patrocinadas pela PepsiCo.
“A campanha Multiplicando Sorrisos chega para potencializar o trabalho de segurança alimentar e formação profissional que a Gastromotiva realiza. Estamos confiantes de que com essa união e apoio da PepsiCo e do iFood vamos impactar muito mais vidas através da Gastronomia Social em 2023.” conta David Hertz, cofundador e presidente da Gastromotiva.
No cenário de fome e desigualdade que o país enfrenta hoje, a organização já distribuiu mais de 3,5 milhões de refeições gratuitas para população em situação de fome no Brasil com o apoio de parceiros, como a Pepsico. Desde 2020 a empresa ajuda a viabilizar o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva e segue sendo uma apoiadora estratégica a todos os projetos da organização, que tem como missão impactar a vida de 10 milhões de pessoas por meio da Gastronomia Social.