Blog

pepsico-recicle

Parceria com a startup Molécoola visa impulsionar educação ambiental e recolher materiais para que o plástico não se torne lixo

A PepsiCo acaba de integrar a plataforma da Molécoola, uma iniciativa que incentiva a reciclagem com um programa de fidelidade ambiental. Por meio da parceria, consumidores(as) de produtos da PepsiCo como por exemplo Cheetos, Lay’s, Fandangos e Ruffles, poderão trocar cada embalagem vazia de snacks por 1.500 pontos no aplicativo ou site da Molécoola, que podem ser acumulados e trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. Para isso, é preciso levar seu lixo reciclável até as diversas estações de coleta localizadas no estado de São Paulo, Espírito Santo e DF, para que tenha uma destinação correta.

Toda a linha de snacks da PepsiCo é produzida em embalagens de BOPP, filme plástico que mantém os alimentos frescos e crocantes e garantem a segurança alimentar. A partir da coleta feita pela Molécoola, todo o BOPP será destinado a um parceiro que garante a reciclagem desse material, muitas vezes descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente. Parte do BOPP coletado será também utilizado na produção de pallets plásticos, usados nas operações da PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.

“Queremos fomentar uma mudança na maneira como consumidores(as) interagem com as nossas embalagens, para oferecer nossa visão de um mundo onde o plástico nunca se torne lixo, especialmente o BOPP, um plástico que precisa de incentivo para que seja reciclado hoje no Brasil”, afirmou Lívia Fávaro, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Como fazer parte desse ciclo positivo

Para participar, basta se cadastrar no site da Molécoola ou aplicativo para celular e reunir embalagens de snacks da PepsiCo, que possuem pontuação turbinada e valem 1.500 pontos cada. Em seguida, é só levá-las até um dos pontos de coleta da Molécoola. Assim, o(a) consumidor(as) descarta corretamente as embalagens e é recompensado(a) por isso, ganhando pontos que podem ser trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. 

“Parceiros como a PepsiCo fazem com que mais e mais pessoas possam conhecer e se juntar ao trabalho da Molécoola, que incentiva a reciclagem, a educação ambiental e também o empreendedorismo de pessoas da cadeia da reciclagem, como os(as) catadores(as)”. Afirmou Rodrigo Jobim Roessler, fundador da Molécoola.

As estações de coleta da Molécoola estão disponíveis em unidades dos mercados Extra, Pão de Açúcar, Makro, St. Marche, D’avó, COOP e lojas Leroy Merlin.  

Parceria é mais um passo da PepsiCo para a reciclagem e reutilização do plástico

A parceria com a Molécoola é uma iniciativa do programa “Reciclagem com Propósito” da PepsiCo, que integra a recente transformação de ponta a ponta da companhia, PepsiCo Positive. “Sabemos que o descarte incorreto do plástico é uma questão urgente, não só no Brasil como no mundo todo, e buscamos desenvolver maneiras para alavancar a sua reciclagem e também impulsionar a educação ambiental dos(as) nossos(as) consumidores(as). Sabemos da nossa responsabilidade como indústria, mas também acreditamos que unindo forças e formando novos agentes de transformação teremos a mudança que buscamos de forma mais rápida e eficiente”, completou Lívia.

Para reforçar seu compromisso em contribuir com a cadeia do plástico de ponta a ponta, a PepsiCo desenvolve alternativas criativas para a reciclagem do BOPP, como por exemplo, a criação de um protótipo de carroceria sustentável de caminhão baú feita a partir das embalagens de snacks – um projeto pioneiro e com potencial de ganhar larga escala na frota PepsiCo no Brasil. Apenas com essa iniciativa a companhia pretende reciclar cerca de 5 toneladas de plástico BOPP em um ano. Já, por meio de parceria com a Fábrica de Ideias, a empresa transforma embalagens de snacks em displays para a exposição de produtos que são usados em pontos de vendas e já reutilizou mais de 400 toneladas de plástico.

Buscando também a co criação e gerar novas ideias e ações, a PepsiCo promove, há 12 anos, em conjunto com a The Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), o programa Eco-Desafio, que apoia propostas inovadoras de empreendedores da América Latina e Caribe a fim de reduzir, reciclar e reinventar o uso de plástico. 

A PepsiCo tem como meta reduzir o uso de plástico virgem em 50% de seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico.

Leave a Comment

error: Conteúdo protegido contra cópia