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Plataforma de responsabilidade ambiental da Levi’s ganha destaque em cartilha da ONU

Campanha da plataforma Compre Melhor, Use por Mais Tempo aparece na cartilha Comunicação de Moda Sustentável como exemplo de incentivo ao comportamento de consumo consciente

Nos últimos anos, a Levi’s concentrou todas as suas iniciativas de responsabilidade ambiental, presentes nos diversos setores da empresa, na plataforma Compre Melhor, Use por Mais Tempo. Uma delas foi a nova versão dessa campanha, reafirmando o compromisso de fazer moda mais sustentável e em prolongar a longevidade dos seus produtos – e, assim, ensinar os consumidores a amarem e usarem os seus jeans durante décadas.

A partir daí, a plataforma Compre Melhor, Use por Mais Tempo tem amplificado as ações e o envolvimento consistente da Levi’s com a proteção ambiental, seja na cadeia produtiva, nas dinâmicas de governança ou na comunicação. Por essa razão, ela foi um dos estudos de caso destacados na cartilha recém-divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Convenção das Nações Unidas para a Mudança Climática, realizada por sua comissão dedicada à moda e sustentabilidade, o Fashion Industry Charter for Climate Action.

A cartilha, divulgada globalmente no fim de junho, tem como objetivo estimular comunicadores da indústria da moda a chamar e reforçar a atenção dos consumidores para as mudanças necessárias ao atingimento das metas de sustentabilidade, entre elas, diminuir a temperatura global em 1,5ºC. O documento também pretende reverter narrativas em favor de metas de sustentabilidade mais amplas. A cartilha começou a ser feita em 2021 com base em contribuições e debates de cerca de 160 stakeholders de áreas variadas da indústria em todo o mundo. São quatro seus pilares de orientação: Liderança na Ciência, Mudança de Comportamento e Práticas, Reimaginar Valores e Impulsionar o Suporte.

Compre Melhor, Use por Mais Tempo foi destacada como ação do pilar de Mudança de Comportamento e Práticas, por sugerir o abandono de mensagens que encorajem o superconsumismo e a opção por formas de comunicar a moda tendo em vista a sustentabilidade. Por exemplo, estimular mudanças positivas de comportamento, demonstrar soluções circulares para orientar os consumidores um estilo de vida mais consciente, ressaltando novas referências de aspirações e sucesso. Também recomenda manter o foco em marketing inclusivo e storytelling que celebre os valores ecológicos, sociais e culturais da moda. A cartilha destaca que a campanha, ao desafiar compradores a serem mais pró-ativos com a moda e com a duração de suas roupas, incentivando-os a pensar sobre a importância do compromisso com roupas de qualidade, que atravessam gerações, para a renovação dos recursos do planeta.

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