A iniciativa pretende impactar 1600 participantes e, ao final, serão selecionadas empreendedoras para receber um investimento de R$ 10.000 cada
A PretaHub, anuncia a edição do programa Afrolab para Elas, uma iniciativa focada em capacitar e apoiar empreendedoras negras em todo o País. Com o apoio da Seda Boom, linha para cacheados e crespos de Seda, marca de cuidado para os cabelos mais escolhida do Brasil, o programa pretende impactar diretamente 100 participantes e 1.500 indiretamente, promovendo desenvolvimento econômico e social sustentável por meio de um plano de excelência que prima pela qualidade dos projetos. As inscrições começaram dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma data simbólica e importante para mulheres negras, e vão até o dia 09 de agosto.
As atividades do Afrolab para Elas começam no término de agosto de 2024, com a seleção e divulgação das empreendedoras escolhidas para participar do programa. Elas passarão por uma jornada de formação online, contando com o acompanhamento de pessoas facilitadoras e especialistas que darão o apoio nos processos de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços. Em outubro, as participantes poderão participar de programa de mentoria, com o time de voluntários da Unilever, companhia detentora da marca Seda, sobre temas relevantes para o desenvolvimento dos negócios. Ao final da jornada, 25 dessas empreendedoras participarão de um pitch, e 5 receberão um investimento de R$ 10.000 para impulsionar seus negócios. As atividades continuam com pagamentos, campanhas de comunicação, e finalizam em dezembro de 2024 com um relatório detalhado de monitoramento e avaliação, garantindo um acompanhamento completo e transparente do impacto gerado pelo programa.
Seda, primeira marca a atuar no mercado brasileiro de produtos para cabelos crespos e cacheados, foi uma das marcas patrocinadoras do Festival Feira Preta deste ano e celebrou a força e o crescimento das mulheres negras. Ao patrocinar o evento, a marca apresentou diversas ativações interativas para os participantes, marcando também o relançamento da linha Seda Boom, que agora atende sete curvaturas de cabelo diferentes com seus 22 produtos. A diretora executiva da PretaHub, Adriana Barbosa, afirmou o quanto a iniciativa e a parceria com SEDA é importante para a organização. “Essa edição do Afrolab para Elas é especial, pois visa promover o empoderamento individual e a criação de redes de contatos. As empreendedoras poderão adquirir habilidades técnicas, socioemocionais, além de aumentar a visibilidade de seus negócios”, afirma.
“Acreditamos que toda mulher deve ter a liberdade de ser quem ela quiser e se expressar com seus cabelos como preferir. Junto ao PretaHub, estamos reafirmando o compromisso de Seda de ser uma aliada na expansão da presença das mulheres negras na sociedade. Com esse projeto, esperamos que as empreendedoras possam desafiar limites e alcançar o sucesso”, explica Delane D’Azevedo, gerente de marketing de Seda Boom. Ela ainda complementa que a marca, por meio das mentorias, está contribuindo ativamente para o desenvolvimento de profissionais. “Temos a oportunidade de apresentar ferramentas complementares que podem fazer a diferença na trajetória profissional das participantes”, ressalta.