Novas descobertas nos EUA, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil confirmam: A ação climática é contagiante
A Rainforest Alliance, uma organização internacional sem fins lucrativos, anunciou sua colaboração com o cineasta americano Max Joseph, marcando o lançamento do filme e campanha de marca ‘O Pessimismo já era. Estamos todos juntos!”. A campanha tem como objetivo inspirar um movimento mundial, incentivando as pessoas a não desistirem e a tomarem medidas significativas na batalha urgente contra as mudanças climáticas. O lançamento da campanha ocorre pouco antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), na qual os líderes globais se unirão para acelerar os esforços de combate à crise climática e promover um futuro sustentável.
A nova pesquisa, encomendada pela Rainforest Alliance e realizada pela Ipsos em cinco países – Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil – revela que 76% dos participantes pesquisados estão preocupados com as mudanças climáticas. 70% acreditam que podem fazer diferença positiva pessoalmente, tomando medidas para combater as mudanças climáticas, enquanto 25% expressam ceticismo quanto à sua capacidade de fazer isso. O estudo destaca que a ação climática é contagiante, 56% dos entrevistados se sentem incentivados a ajudar a combater a mudança climática pelas pessoas ao seu redor que tomam medidas positivas, e 47% concordam que tomariam mais medidas se soubessem que todos estão fazendo o mesmo. De forma encorajadora, 58% confiam em nossa capacidade coletiva de encontrar soluções para enfrentar as mudanças climáticas se todos trabalharmos juntos.
O pessimismo já era. Estamos todos juntos!
A campanha “O Pessimismo já era. Estamos todos juntos!” da Rainforest Alliance, ressalta a importância do otimismo e o poder da ação coletiva na luta contra as mudanças climáticas. No filme que o acompanha, uma heroína do clima incorpora o otimismo, enfrentando resolutamente a voz de um cético do clima e fornecendo um modelo inspirador para todos. Em destaque, o filme apresenta uma participação especial de Dylan Page, conhecido como //www.tiktok.com/@dylan.page” >NewsDaddy, o influenciador de notícias número 1 no TikTok. A direção foi assinada pelo cineasta americano Max Joseph, conhecido não apenas como diretor, mas também por seu papel notável na série de sucesso da MTV “Catfish”.
Necessidade urgente de ação climática
A campanha chega em um momento crucial, pois estudos recentes mostraram que metade das florestas da Terra foi perdida no último século, com a agricultura contribuindo para aproximadamente 75% do desmatamento. A rápida destruição desses ambientes naturais, que desempenham um papel fundamental na absorção de carbono, está agravando a crise climática, principalmente nas áreas rurais, onde residem cerca de 80% das pessoas que já vivem em extrema pobreza.