O festival superou as edições anteriores, com o número recorde de 61 mil inscritos e mais de 750 atividades realizadas
O REC’n’Play deixou novamente sua marca ao ocupar ruas e prédios do Bairro do Recife na sua quinta edição. O Carnaval do Conhecimento, realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, entre os dias 18 e 21 de outubro, consolidou-se como o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. Em quatro dias, o festival, que teve como tema “Pontes pra Conectar Margens”, bateu todos os seus recordes, registrando mais de 61 mil inscritos. A próxima edição acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2024.
Neste quinto ano, as atividades promovidas pelo REC’n’Play contemplaram cinco áreas: TECH, Empreendedorismo, Cidades, Economia Criativa e Entretenimento, reunindo especialistas e o público geral em centenas de encontros, incluindo palestras, debates, shows, oficinas, rodadas de negócios, mesas de debate e instalações artísticas. Destaque para as novidades deste ano, a Arena de Negócios e o Aulão do ENEM.
Foram 752 atividades e 985 convidados de conteúdo, com 133 temas e 97 curadorias. As ações ocuparam 78 espaços, sendo 619 atividades em 62 salas e 133 espalhadas por 12 ruas do Recife Antigo, totalizando 1.895 horas de programação para todas as idades; além dos quatro palcos, que abrigaram 71 shows durante os quatro dias do festival. O público feminino correspondeu a mais de 50% dos inscritos e as áreas mais procuradas foram a de tecnologia, seguida por temas ligados ao empreendedorismo. O evento envolveu a participação direta de mais de 1.200 profissionais e 105 voluntários.
“O REC’n’Play deste ano superou todas as expectativas. Foi o melhor de todos os tempos. Podemos dizer, com tranquilidade e sem medo de errar, que esse é o maior evento de tecnologia e inovação do país. Mais de 61 mil pessoas se apropriaram das ruas e dos prédios do Bairro do Recife para debater, discutir e participar de experiências sobre o conhecimento, durante quatro dias incríveis. Todos estão de parabéns. E já estamos planejando o Festival do próximo ano, para que seja ainda maior”, comemora Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Queiroz Filho, CEO da Ampla Comunicação, também realizadora do festival, destaca a grandiosidade do Carnaval do Conhecimento. “O REC’n’Play nasceu com o propósito de democratizar a pauta da tecnologia, inovação e economia criativa. E nessa quinta edição, com mais de 60 mil inscritos para as mais de 700 atividades gratuitas promovidas ao longo de seus quatro dias, o evento se consolidou no calendário cultural de Pernambuco e entrou de vez no radar nacional, como um dos maiores e mais relevantes eventos do país”, atesta.
Juntando-se ao Porto Digital e à Ampla Comunicação, o Sebrae/PE reforçou a lista dos realizadores desta edição. Segundo o superintendente Murilo Guerra, investir no REC’n’Play é fundamental para o desenvolvimento cada vez mais acelerado do ecossistema de inovação de Pernambuco e de sua conexão com os pequenos negócios. “O nosso espaço no festival promoveu conexões e trocas de conhecimento. A presença do Sebrae/PE e a aceitação pelo público consolida, cada vez mais, a nossa marca como um agente de desenvolvimento de negócios inovadores no Estado”, afirma.
Nessa quinta edição, o festival contou com 16 patrocinadores com conteúdo e 58 parceiros, além do patrocínio da Prefeitura do Recife, Empetur, Petrobras, Senac, Bradesco, Moura, Unit, Fundarpe, CNPQ, Serpro-PE, Shopping Recife, Capyba, Algar, NTT DATA, Grupo Pleno, Debron, Rede Drogasil, Cittamobi, CESAR e Uniaeso. A Rede Globo Nordeste foi a parceira de conteúdo e de mídia do evento, que ainda contou com parceiros estratégicos como Adepe, Sesc, Verda e Jornada de MC’s.