Ícone do site Marcas Mais

Redes sociais das Casas Bahia cresce 65% com foco em conteúdo gamer

Marca comemora o crescimento nas plataformas digitais graças às interações do CB, brand persona da rede

A aproximação da Casas Bahia com o universo gamer tem crescido muito nos últimos anos e o engajamento da marca nas redes sociais é reflexo disso. A rede fechou 2022 com um crescimento de 65% no engajamento total absoluto nas redes sociais, comparado com 2020, antes do reposicionamento da marca. Já a saúde geral da marca saltou de 56% em 2020 para 80% em 2022.

E desde que o CB, brand persona da Casas Bahia, tonou-se o primeiro streamer virtual no metaverso, no início do ano passado, seu engajamento digital só cresce. Apenas no Instagram da rede, que tem o perfil comandado pelo personagem virtual, são 3,5 milhões de fãs e hoje a conta está no quarto lugar no ranking dos influencers digitais mais seguidos do mundo, de acordo com dados do site Virtual Humans.

Com uma linguagem jovem e irreverente, o CB dialoga sobre diversos temas que vão desde sustentabilidade a tendências pop e universo gamer. É em razão disso que ele tem a importante missão de transmitir a mensagem da “nova Casas Bahia”, que está cada vez mais digital, inovadora, mas continua próxima e acessível a todos.

Flavia Laginha, gerente executiva de marketing da Via, destaca que a estratégia permitiu que a Casas Bahia se aproximasse da Geração Z, um público que até então a rede tinha pouca penetração. “O CB consegue entrar facilmente nesse universo, não é forçado, ele é “um deles”. Colocá-lo para streamer ao lado do Nobru e de outros gamers foi um passo natural e deu muito certo. Fomos os primeiros a promover uma live com um personagem no metaverso no Facebook Gaming, no Tik Tok e a fazer uma live shopping no YouTube Brasil focada totalmente em games”, lembra.

A pesquisa da Comscore, que apresenta informações sobre engajamento dos avatares digitais no período de agosto de 2022 até fevereiro de 2023, reforça que o CB é o influenciador digital com maior número de engajamento do mercado gamer, com mais de 3 milhões de ativações e 8 milhões em audiência.

As iniciativas já realizadas 

Após anunciar o streamer Nobru como Head Criativo de games, em 2021, um conjunto de ações passaram a ser criadas para conectar a marca ao universo de games, entre elas a transformação do CB no primeiro personagem virtual a ser um streamer gamer do metaverso, realizado em fevereiro de 2022. 

Desde o início desta parceria com o Nobru até a estreia como streamer, o CB vem colhendo participações em diversos projetos gamers como porta-voz da Casas Bahia.

Por exemplo, o influencer digital chegou a receber o Gorila, streamer do Fluxo, para jogar em um formato até então inédito de live no metaverso por meio do Tik Tok. Em setembro de 2022, os influenciadores jogaram uma partida de Free Fire enquanto conversavam sobre o cenário gamer e suas estratégias nos jogos online. 

No ano passado, o CB também foi uma das estrelas do projeto “Ninext pelo Mapa”, criado pelo influenciador Nino Pavolini. Com a parceria, o digital influencer da Casas Bahia passou a integrar o projeto ao lado de Nino em partidas de Call of Duty com grandes nomes do futebol, incluindo o jogador Vinicius Jr. 

Poucos dias depois, aconteceu a Final da LBFF, a Liga Brasileira de Free Fire. O torneio, que reuniu os principais times do Brasil, contou com a participação especial do CB, que além de interagir com o público e comentar as partidas, anunciou ofertas exclusivas para os gamers que acompanhavam a transmissão. 

A rede promove eventos focados no universo gamer. A primeira edição do Festival Gamer foi realizada em fevereiro de 2022 na unidade Casas Bahia Marginal Tietê e desde então sempre traz novos eventos dentro da loja conceito, localizada em São Paulo. 

A consagração da unidade como verdadeiro point gamer aconteceu em novembro de 2022, quando a loja foi palco do lançamento do jogo “God Of War: Ragnarök” no Brasil. Em uma noite, mais de 1,5 mil fãs do universo gamer compareceram à loja para garantir o produto em primeira mão, além de ganhar brindes exclusivos de marcas parceiras e interagir com os dubladores do jogo que estavam no local. No outro final de semana, 18 de março, a Casas Bahia Marginal Tietê voltou a fazer o Festival Gamer que reuniu mais de 3.500 pessoas e contou com a presença de influenciadores como Evelynn (@evelynmackus), Giovani Japex (@japexpro) e Tawna (@tawnaa).

Sair da versão mobile