Caderno República traz reflexões sobre o futuro do sistema político brasileiro
Há 150 anos, o Estadão acompanha e registra as transformações que moldam o Brasil e o mundo. Como parte das celebrações, o jornal lança a Coleção Especial: As Transformações que Definem o Futuro, uma série de conteúdos inéditos sobre os desafios e as oportunidades que moldarão o país nas próximas décadas. O segundo caderno, República, chega ao público no dia 16 de março (o primeiro foi o caderno que circulou em 4 de janeiro e que contou a história do Estadão), trazendo uma profunda análise sobre o sistema político brasileiro e os caminhos possíveis para sua evolução.
Com um olhar crítico e embasado, o caderno especial República tem como objetivo apoiar o cidadão na tomada de decisões conscientes, explorando o impacto das ações dos poderes públicos e os desafios da democracia. Para onde caminha o sistema de governo que sustenta a sociedade brasileira? A resposta a essa questão será debatida em textos, vídeos, galerias de fotos, infográficos e ilustrações, reunidos no hub digital comemorativo ‘Estadão 150 anos’.
A edição será dividida em capítulos independentes, permitindo ao leitor navegar pelos temas de forma dinâmica e intuitiva. Entre os destaques, estão análises sobre a radicalização do debate político e os papéis da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal na superação da polarização. O impacto das redes sociais na disseminação de discursos extremos também será abordado, assim como possíveis soluções para fortalecer o diálogo democrático e aperfeiçoar o sistema republicano.
Para enriquecer ainda mais a discussão, o caderno contará com entrevistas especiais com personalidades nacionais e internacionais, incluindo políticos da velha guarda, líderes partidários e representantes da nova geração. Além disso, o analista político e colunista do Estadão, Oliver Stuenkel, assinará um artigo exclusivo sobre o cenário da polarização no mundo, trazendo uma visão global sobre o tema.
O especial também oferecerá conteúdos complementares que ajudam o leitor a compreender melhor o atual cenário político. O ‘Guia da Polarização’ trará um resumo objetivo das principais questões envolvidas, enquanto ‘Nomes para Ficar de Olho’ destaca figuras que devem ganhar relevância na política nacional nos próximos anos.
O tema também poderá ser debatido em programas audiovisuais editoriais do Estadão, como ‘Dois Pontos’, vodcast apresentado por Roseann Kennedy que promove discussões aprofundadas com diferentes perspectivas, e ‘Estadão Explica’, série de vídeos curtos que descomplicam termos e conceitos políticos para o público.