As últimas quatro décadas foram marcadas por diversas conquistas, incluindo a expansão dos pontos de vendas, criação das marcas próprias e desenvolvimento do e-commerce
Em 2024, a Sumirê, completa 40 anos de uma história repleta de dedicação em oferecer produtos de beleza de alta qualidade com valores acessíveis. A primeira loja da marca foi fundada em 1984, em Jacareí, cidade do interior de São Paulo, por Akio Koga, a fim de reunir em um só local qualquer tipo de produto de higiene e cuidado pessoal. Desde então, a Sumirê expandiu a sua presença nos pontos de venda e, após quase quatro décadas de sucesso no varejo físico, ampliou sua atuação para o mercado virtual, além de investir em marcas próprias. Atualmente, a perfumaria está entre as 500 maiores varejistas do país.
A empresa conta com 15 famílias à frente de mais de 70 lojas espalhadas pelos principais pontos do estado de São Paulo, oferecendo um mix de mais de 15 mil produtos das principais marcas de beleza e autocuidado do país. Junto ao processo de expansão, a Sumirê está investindo, também, na profissionalização do grupo, a fim de garantir a perenidade da empresa frente ao crescimento significativo que vem acontecendo nos últimos anos. Uma consultoria especializada em empresas familiares foi contratada para apoiar no alinhamento dos processos e discursos de todas as lojas Sumirê. Foram três anos de trabalho até a sua finalização, marcada pela eleição do conselho de administração do grupo. “Iniciamos o processo de profissionalização da Sumirê um pouco antes da pandemia e, embora o momento tenha dificultado um pouco essa movimentação, também foi um fator que contribuiu para que os lojistas enxergassem a importância de uma gestão centralizada. É inédito uma empresa com 15 núcleos familiares, 48 acionistas, fazer a governança que fizemos em tão pouco tempo. Hoje, a Sumirê está preparada para o crescimento esperado e para a abertura de novas lojas”, afirma Renata Minami, diretora executiva da Sumirê.
Além disso, outro passo importante dentro da sua trajetória foi a criação do e-commerce próprio, em 2021. A movimentação se deu devido à preocupação da marca em estar disponível nos canais mais procurados pelos consumidores. Após quatro anos de sua criação, o e-commerce está entre as lojas Sumirê que apresentam a melhor performam, com um crescimento estável de dois dígitos a cada mês. “Nos últimos anos, o mercado de beleza foi o que mais cresceu no e-commerce, com uma alta de mais de 100%. Na Sumirê, nós temos uma filosofia que é vender onde o nosso cliente quer comprar, então esse foi o momento ideal para criar o nosso próprio canal de vendas digital. Passamos cinco anos nos preparando, afinal, expandir para o online traz muitos desafios novos, e temos conseguido atingir os nossos objetivos com muito êxito. Ampliamos o nosso público, que foi do esta do de São Paulo para diversas regiões do Brasil, e hoje o e-commerce é uma das lojas com o maior desempenho”, comenta Renata.
No mesmo período em que o e-commerce passou a operar, a empresa entendeu que era o momento de desenvolver marcas próprias Sumirê, assim, seria possível acompanhar de perto cada passo da produção e garantir a excelência dos produtos com valor justo. Após dois anos de planejamento, a perfumaria apresentou quatro marcas com padrão de qualidade equivalente ao das marcas-referência de mercado: a Muah, marca de maquiagem, esmalte e cuidados femininos, Minná, de acessórios para cuidados pessoais, Meráki, para cuidados capilares, e a Kodomo, destinada ao público infantil.
Desde então, a Sumirê tem investido intensamente em pesquisa de produtos e tendências, bem como no desenvolvimento de novas linhas. Somente em 2023, foram lançadas 15 categorias, totalizando 135 SKUs. Atualmente, com um portfólio próprio de 300 SKUs, as marcas próprias estão entre os produtos mais vendidos da rede. Até o final de 2024, a rede de perfumaria planeja lançar mais 40 produtos nas categorias de cuidado facial, cuidado corporal, esmaltes, maquiagem, higiene pessoal, e acessórios para cabelos e maquiagem.
“Hoje a Sumirê é reconhecida por trabalhar com qualidade e preço justo, pelo cuidado com as necessidades de seus clientes e por representar beleza e empoderamento. E, apesar de buscar sempre pela inovação, é um orgulho muito grande perceber que continuamos prezando pelo principal objetivo que o sr. Akio tinha quando criou a Sumirê: ajudar pessoas. Algumas de nossas lojas já estão sendo administradas pela terceira geração da família e continuamos carregando em nosso DNA o propósito de fazer a diferença na vida de todos que passam pelo nosso caminho”, finaliza.