Ícone do site Marcas Mais

Suvinil apresenta novo sistema de cores na Haus Decor

Fabricante lança oficialmente seu novo sistema de cores projetado para auxiliar profissionais de arquitetura na escolha mais assertiva das tonalidades
 

Pelo segundo ano consecutivo, estande é assinado pelo escritório de arquitetura OHTAKE e, nesta edição, oferece experiência cromática imersiva aos visitantes

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, marca presença mais uma vez na Haus Decor, feira focada no mercado de arquitetura, design de interiores e construção, que acontece no São Paulo Expo, entre os dias 19 e 22 de março, juntamente à Expo Revestir. Neste ano, a participação da fabricante na segunda edição da feira se dedica a reforçar seu compromisso com a facilitação da jornada de pintura, principalmente no que diz respeito à escolha de cores.

Pelo segundo ano consecutivo, o estande foi projetado pelo escritório de arquitetura OHTAKE e, desta vez, oferece uma experiência imersiva aos visitantes, que exploram os matizes do círculo cromático conforme circulam pelo espaço. “Na história do nosso escritório sempre utilizamos muita cor, então, projetar um estande que permite que os visitantes se conectem com as cores ao percorrerem pelos matizes, materializando o círculo cromático em espaço físico, foi um desafio interessante que uniu a potência das cores no universo da arquitetura à facilitação da jornada de pintura proposta pela Suvinil”, explica Rodrigo Ohtake, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto.

Com o conceito “Com Suvinil, Tá Fácil Escolher Cor”, esse percurso cromático guia os visitantes pelas ferramentas que a marca apresenta para facilitar a escolha de cor, destacando soluções como o Guia de Escolha de Cores, o aplicativo Teste Sua Cor, o estudo de tendências Suvinil Revela 2024+ e o lançamento do novo leque de cores que utiliza sistema de codificação das cores para arquitetos e designers.

“Neste ano, na Haus Decor, unimos experiências práticas e sensoriais do universo das cores, sempre com o objetivo de facilitar a jornada de pintura. Estamos animados para apresentar ferramentas que não só descomplicam a escolha de cores, mas também ajudam os profissionais a unir intuição com técnica para criar seus projetos”, comenta Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil.

Lançamento do novo sistema de cores

A grande novidade para o evento será o lançamento oficial do novo sistema de cores, em parceria com a Natural Colour System (NCS) – norma internacional de especificação que permite que qualquer cor de uma superfície seja descrita com uma Notação NCS única e inequívoca.

Destinado a arquitetos, designers e decoradores, a base do sistema é um círculo cromático, que ao interagir com branco e preto, as cores sofrem variação de tonalidade, criando diversas possibilidades de tonalidade dentro de um único matiz.

O sistema funciona a partir da geração de códigos para cada uma das cores do portfólio Suvinil, idealizado a partir de seis pilares de cores elementares (branco, preto, vermelho, amarelo, azul e verde) que, a depender da quantidade de cada uma na composição daquele tom, é possível dizer se a cor é mais escura, mais clara, quente, fria, mais ou menos saturada.

Presente no novo leque da Suvinil, esse código está destacado abaixo de cada cor, facilitando o entendimento de combinações para sugerir aos clientes, de acordo com o processo criativo e as necessidades de cada projeto.

“Como marca líder do segmento, implementamos esse sistema de forma pioneira e com o objetivo de levar ainda mais conhecimento aos profissionais do design e arquitetura, explicando como incorporar essa ferramenta nos projetos e facilitando a experiência com a Suvinil”, explica Sylvia.

Ferramentas de facilitação da jornada de pintura

Além do lançamento do Sistema NCS, a Suvinil oferece experiências guiadas para interação com outras três ferramentas que facilitam a escolha de cor: o Guia de Escolha de Cor, o aplicativo Teste Sua Cor e o estudo de tendências Suvinil Revela.

O Guia de Escolha de Cor orienta o consumidor, por meio de três passos, a traduzir suas preferências e necessidades em cor. A partir da definição entre matizes, intensidade e sensações, a ferramenta facilita a busca pela tonalidade perfeita que, muitas vezes, o cliente não saberia definir sem o método guiado.

Como outra opção para facilitar essa jornada de escolha, visualização e definição da cor, a Suvinil também oferece o aplicativo Suvinil Teste Sua Cor, no qual, por meio da tecnologia de realidade virtual, é possível simular a cor da parede apontando a câmera para ela.

O estudo de tendências de cores divulgado anualmente pela marca, Suvinil Revela, também está presente no estande, trazendo as novidades da última edição lançada no ano passado, que elegeu ‘Conforto’ como a cor de 2024, além de outras 29 tonalidades em alta para o período. 

No estande, os visitantes podem refletir sobre o que é conforto no espaço de descanso e respiro chamado Praça Conforto. Segundo Ohtake, a criação dessa área vem como uma alternativa ao frenesi da feira, permitindo que as pessoas tenham um momento de pausa e tranquilidade durante o evento. “Nos inspiramos no conceito de praça por ser um local onde podemos descansar e dedicar algum tempo à contemplação, sem termos uma distração ou atividade, necessariamente”, reflete o arquiteto.

Acabamentos e efeitos decorativos em alta

Além das ferramentas de facilitação da jornada de pintura, a Suvinil também apresenta, ao longo do percurso cromático, seus principais acabamentos e efeitos decorativos para que as pessoas possam interagir com eles e visualizar como as cores se comportam em diferentes texturas.

Os produtos presentes serão das linhas de Tintas Acrílicas, com acabamentos Fosco, Acetinado e Semi Brilho, e Texturas, com Suvinil Toque da Terra, massa para efeitos com pigmentação 100% mineral; Suvinil Cimento Queimado e Suvinil Efeito Metalizado.

Agenda de conteúdos

O estande também conta com uma agenda completa de palestras que ocorrem na Arena de Conteúdo, espaço central onde os túneis do círculo cromático convergem representando a interação de branco e preto que permitem as diferentes tonalidades.

Na grade, os visitantes podem conferir as palestras de profissionais do mercado e parceiros da marca, que contam como utilizam a cor como ponto de partida em seus projetos, criações e experiências. As palestras são conduzidas por nomes como Rodrigo Ohtake, Michel Lott, Bruna Galliano, Doma Arquitetura, Nicole Tomazi, Sergio Cabral, Duda Senna, Vanessa Ribeiro, Jeferson Branco e Leonardo Zanatta.

Para Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, a participação em eventos como a Haus Decor é essencial para posicionar a marca dentro do segmento de decoração. “Neste ano, o estande da Suvinil permite que os visitantes tenham uma visão espacial sobre o círculo cromático para que o seu entendimento sobre as cores seja mais fácil. A escolha da cor é uma das maiores dores da jornada de pintura e a Suvinil possui diversas soluções para ajudar os consumidores e profissionais nesta trajetória. É uma verdadeira imersão nas ferramentas de escolha de cor da marca”, finaliza.

Estande sustentável

Além de apresentar a facilitação na escolha de cores, o compromisso com a sustentabilidade em relação à sua participação na Haus Decor segue como prioridade para a marca. Para isso, a Suvinil contratou a consultoria de Leide Laje, arquiteta e urbanista, pesquisadora em sustentabilidade na USP, para a condução e execução de diversas ações de ESG em todas as etapas da marca como expositora da feira.

A iniciativa envolve plano de gestão de resíduos para direcionamento à reciclagem priorizando cooperativa de catadores; destinação de 100% do material cenográfico para reutilização, doação ou reciclagem; desmontagem do estande com padrões de limpeza e sustentabilidade; desmaterialização de grande parte das comunicações para redução da geração de resíduo; uso de materiais reutilizáveis para entregas de brindes; avaliação de serviço de buffet; acessibilidade do estande, incluindo a disponibilidade de tradutor de libras; além da análise de diversidade e inclusão na equipe de promotores.

“É importante que as empresas participantes de grandes eventos como esse tenham a responsabilidade ambiental e social como parte indispensável do planejamento, e a Suvinil tem essa preocupação no cerne de sua atuação, por isso, idealizamos diferentes ações que diminuem os impactos ambientais e reforçam o compromisso da marca, também, com a diversidade, equidade e inclusão”, reflete Leide.

Além disso, junto à Fundação Eco+, consultoria e centro de pesquisa para sustentabilidade, Leide vai monitorar e acompanhar o projeto de neutralização das emissões de gases de efeito estufa gerados pela participação na feira.

Para Andrea Ferreira, Gerente de Marketing – Comunicação e Marca da Suvinil, o investimento em consultorias de sustentabilidade é primordial para a ampliação da visão de ESG das empresas, considerando também suas participações em grandes eventos. “Nossa reponsabilidade vai além da tinta e a sustentabilidade é um pilar estratégico para o nosso negócio e para a marca. Estamos em constante evolução para sermos cada vez mais sustentáveis. O olhar cuidadoso vai desde o processo produtivo até eventos como a Haus Decor. Para isso, é essencial buscarmos parceiros como a Laje Sustentável, que nos ajudam a identificar oportunidade de melhoria, desenvolver ações e executá-las.”, reflete.

Leque de Cores: conheça a nova organização das nossas cores!
Sair da versão mobile