Ícone do site Marcas Mais

SXSW: Gerando Falcões acelera discussões sobre transformação social no maior evento de inovação do mundo

Favela Velley by Gerando Falcões reúne talentos da favela e aliados e mostra como as periferias estão liderando a inovação social 

A Gerando Falcões, ecossistema social que atua nas favelas e periferias do Brasil, leva a pauta transformação social em novo formato para o SXSW (South by Southwest), maior evento de inovação do mundo. Durante os dias 9, 10 e 11 de março, das 11h às 12h, em Austin, nos Estados Unidos, a ONG comandará o Favela Valley by Gerando Falcões, presente na programação da SP House. O Favela Valley reunirá talentos das periferias e pessoas aliadas à transformação social com um olhar especial para o impacto que querem causar no mundo. 

Com curadoria da Diretora de Tecnologias Sociais, Nina Rentel, e do CMO, Sérgio Rocha, ambos da Gerando Falcões, o Favela Valley inova no formato do conteúdo e conta com painéis globais e masterclass com aplicações práticas. “Para este ano, além dos talentos das favelas e periferias, trouxemos também pessoas relevantes no cenário do impacto social e cases que possibilitarão à plateia ter visão global da transformação social e como é possível tirar a inovação do papel em territórios, onde até então permeava a escassez”, afirma Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões. 
Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, será um dos palestrantes do Favela Valley, em 09 de março. Lyra abordará o programa ASMARA, uma plataforma de autonomia financeira e empoderamento de mulheres das favelas e periferias baseado na venda direta de vestuários oriundos de doações de pessoas físicas e empresas privadas. Lançado em 2023, o programa já impactou 4,4 mil mulheres e gerou R$ 3,5 milhões de faturamento. Para 2025, a previsão é que o programa impacte 20 mil mulheres, em 180 territórios brasileiros, com R$ 12,7 milhões em faturamento. 

A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. Além disso, terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação. 

O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social. 

Programação: 

09/03, das 11h ao 12h

Tema: ASMARA: a nova tecnologia social das favelas

Palestrante: Edu Lyra, Empreendedor Social, CEO e Fundador da ONG Gerando Falcões 

10/03, das 11h ao 12h

Tema: Hackeando a pobreza: tecnologia, impacto e transformação social

Participantes:

Mediação:Nina Rentel , Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões 

11/03, das 11h ao 12h

Tema: O futuro do trabalho na quebrada: tecnologia, inclusão e revolução de oportunidades

Participantes:

Sair da versão mobile