A marca, quase centenária, tem como público-alvo a Geração Z e o desafio de ser manter atualizada e relevante ao longo dos anos
TODDY, marca de achocolatado da PepsiCo, traz nova identidade visual e uma campanha em comemoração ao aniversário com foco em influenciadores digitais, mostrando que, mesmo com nove décadas de história, se mantém jovem e atualizada.
Como em todo aniversário, não poderia faltar o bolo, né?! Foi pensando nisso que TODDY decidiu entrar na trend “É bolo ou não é?”, que viralizou na internet e em outras plataformas de streaming com vídeos que mostram bolos super realistas nos mais variados formatos, fazendo com que o público se surpreenda ao descobrir que não são objetos comuns e que, na verdade, são feitos de bolo. A ideia da campanha, criada pela Bakery, foi desenvolver em parceria com a confeiteira Vivi Cake, um dos principais nomes da trend no Brasil, um bolo que imita a embalagem de TODDY e lançar o desafio “É bolo ou não é? – Edição TODDY 90 anos”.
Os influenciadores digitais Vittor Fernando, Daniela Choma, Laura Seraphim, Alexia Brito e outros fazem parte do squad que está participando da ação reagindo ao conteúdo da confeiteira, e desafiando seus seguidores a descobrirem se é TODDY ou bolo. O objetivo é celebrar o aniversário de forma autêntica e divertida, marca registrada da comunicação da marca.
“90 anos é um marco e estamos muito felizes de comemorar a história de uma marca que está presente nos lares de milhares de brasileiros. O objetivo é mostrar ao público que TODDY está sempre se renovando e se comunicando com seu público de forma autêntica. A ação dos bolos, além de ter tudo a ver com esse momento de aniversário, reforça que a marca está atenta às conversas do momento, às trends das redes sociais, que é onde a maior parte da Geração Z está, e faz isso com naturalidade” afirma Thais Nascimento, gerente de marketing de TODDY no Brasil.
“Para comemorar os 90 anos de uma marca icônica como TODDY, entramos em uma das trends mais famosas da internet. Além de ser um conteúdo de alto consumo do target, com mais de 2.4B de views só no TikTok, essa trend se encaixa perfeitamente com um dos nossos territórios de marca, que é o de receitas. Além dos vídeos e peças em todas as redes sociais da marca, trabalhamos com formatos interativos, como o Story Selection do TikTok, para trazer o público para engajar com TODDY nessa data tão importante”, comenta Camila Costa Cerniauskas, Diretora executiva de operações e mídia na Bakery.
Repaginada para chegar aos 90 em grande estilo
Recentemente, TODDY ganhou uma atualização na identidade visual e rótulos. O logo, por exemplo, perdeu as curvas arredondadas e passou a ter linhas mais retas, agregando mais modernidade para conectar com o público-alvo da marca: os adolescentes. Além disso, a vaca, mascote da marca, ganhou ainda mais protagonismo nas embalagens e uma pose ainda mais informal e descontraída. Apesar das atualizações, a marca manteve suas características mais icônicas: seu pote marrom com tampa amarela, a vaca e o logo angulado.
“É importante termos o olhar sempre atento às oportunidades, e ouvir de forma assertiva o que o nosso consumidor espera do nosso produto, desde o sabor, até a forma como nos comunicamos. Essa é uma das motivações para mudarmos, mesmo que de forma sutil, e estarmos alinhados às expectativas dos consumidores”, completa Thais.
A marca está sempre inovando, trazendo novidades e explorando novos territórios para se conectar com seus consumidores. Exemplo disso, foi a campanha #PartidaOnlineNãoTemPause, em que TODDY lançou um movimento de apoio aos gamers. A campanha teve o objetivo de explicar para pais, amigos e crushes dos jogadores a importância de não interromper o jogo online no meio da partida. Outra estratégia que a marca vem adotando são as collabs com marcas que têm match com o achocolatado, como foi o lançamento de TODDY nos sabores Snickers e Twix, em parceria com a Mars, em 2021, e o recente lançamento de trufas sabor TODDY, em parceria com a Brasil Cacau.