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Tramontina, há 110 anos, uma empresa genuinamente brasileira

A Tramontina faz parte da vida das pessoas há mais de um século. Essa trajetória começou em 1911, quando Valentin Tramontina abriu uma pequena ferraria em Carlos Barbosa (RS). Filho de imigrantes italianos, o jovem natural de Santa Bárbara do Sul (RS) executava reparos para indústrias da região e ferragem para cavalos. Menos de uma década depois, casou-se com Elisa De Cecco e a união dá força para que a marca continue evoluindo.

Elisa De Cecco e Valentin Tramontina (à esquerda); Primeira Casa Tramontina em 1911(à direita)

A empresa cresceu junto ao município. Em 1930, Valentin iniciou a fabricação artesanal de canivetes com cabo de osso, feitos à mão. Este é o marco das atividades de cutelaria Tramontina, comandada com dedicação por ele até 1939, ano em que faleceu. 

Canivete Santa Bárbara – produto nº 1 da Tramontina (à esquerda); relançado em versão comemorativa pelos 100 anos da marca (à direita)

Elisa De Cecco Tramontina é quem assume os negócios e passa a percorrer os mercados da região da Serra Gaúcha e da capital, Porto Alegre, para vender a produção. Sua atitude empreendedora garantiu a sobrevivência da empresa nos duros tempos da Segunda Guerra Mundial e é sob sua administração que a marca faz os primeiros investimentos na mecanização.

Linhas de produção

Em 1949, sob a administração de Elisa, o filho Ivo Tramontina, e Ruy J. Scomazzon, que passou a integrar a sociedade, o negócio atinge novo patamar. Em 1954, é registrada a V.a. Valentin Tramontina & Cia. Ltda, tendo os três como sócios. A partir daí, a segunda fábrica é inaugurada, em 1959. A unidade Forjasul foi criada em Porto Alegre (RS), e posteriormente transferida para Canoas (RS), para produção de peças forjadas. Os investimentos em novas tecnologias, aliados ao início do processo de laminação do aço, impulsionaram a transformação, em 1961, para uma S.A. Neste mesmo ano, falece Elisa De Cecco Tramontina.

Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon

Nas décadas seguintes, a Tramontina se consolida no mercado brasileiro. Investe em inovação, em design e, principalmente, nas pessoas. Aposta na diversificação, desenvolvendo novos produtos para além de canivetes, facas, talheres e ferramentas. A terceira fábrica surge em 1963 no município de Garibaldi (RS), para produção de ferramentas. Em 1969, a empresa realiza sua primeira exportação para o Chile. E em 1971, abre as portas da quarta unidade, no município de Farroupilha (RS), para produção de baixelas em aço inox, e que, mais tarde, se tornaria referência em produtos de aço inox como panelas, talheres e demais itens para servir. 

O investimento fabril continua: a unidade chamada Eletrik, quinta na linha do tempo, surge em 1976, em Carlos Barbosa (RS), para produção de materiais elétricos. A unidade Multi é a sexta, inaugurada em 1982, em Carlos Barbosa (RS), para produção de ferramentas agrícolas. Dois anos depois, em 1984, a Tramontina inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição Nordeste, em Simões Filho (BA), como forma de facilitar a ponte do produto para o mercado consumidor. Em 1986, a primeira fábrica fora do Rio Grande do Sul e sétima do grupo se estabelece em Belém (PA), junto ao novo Centro de Distribuição Norte que toma forma também naquele ano. A fábrica em Belém (PA) foi criada para produção de cabos de madeira e hoje é responsável pelos móveis de madeira da marca. 

Na sequência, novos centros de distribuição são inaugurados, a fim de facilitar a logística a partir da ampliação de fábricas e crescimento do mercado consumidor. Em 1988, surge o Centro de Distribuição Planalto, em Goiânia (GO), seguido do Centro de Distribuição Sudeste, em Barueri (SP), no ano de 1989. O mais novo e, por enquanto último inaugurado, aparece em 1990, o Centro de Distribuição Sul – Carlos Barbosa (RS). Além dos CDs, os Escritórios Regionais de Vendas (ERVs) se espalham pelo território de atuação da marca, garantindo o atendimento e entregas qualificadas aos clientes.

A partir de 1990, o portfólio ganha reforço. O ano é marcado pelo lançamento da unidade Madeiras, em Encruzilhada do Sul (RS), para produção de painéis em pinus. Em 1996 é inaugurada a unidade TEEC, em Carlos Barbosa (RS). A nona do grupo é responsável pela fabricação de pias e cubas em aço inox. E por fim, a décima fábrica surge em 1998, a unidade Delta, em Recife (PE), para produção de cadeiras e mesas plásticas. 

Os bons resultados vindos do exterior, a partir da entrada nos Estados Unidos na década de 1980, levam a Tramontina a se instalar em países da América, Europa e Ásia, incluindo a China. E, mais recentemente, à Oceania e à África. Nesta mesma década surge, na linha de produção, o primeiro robô – o Nokia – na unidade em Farroupilha (RS). Mais de 30 anos depois, a Tramontina conta com 760 robôs, distribuídos em oito fábricas, para garantir a produção diária atual de mais de três milhões de peças. 

Primeiro Robô em 1988

Tecnologia na montagem de tampas de panelas de pressão (à esquerda) e produção de foices (à direita)

Tecnologia, conhecimento e inovação formam a base de expansão que levou a Tramontina da produção artesanal à indústria 4.0. Atuando de forma global, a marca mantém a visão centenária de encantar com gestos simples e entregar tudo o que promete, em consonância com os valores de seus fundadores e sempre acompanhando as necessidades do seu tempo. Em mais de um século de história, viu o mundo abrir fronteiras e se conectar. Entre transformações e adversidades, sempre contribuiu para o bem-estar das pessoas, apostando na diversidade de uma indústria que não para de se reinventar. 

Foto aérea atual da fábrica Cutelaria, em Carlos Barbosa/RS

Hoje, são mais de 22 mil itens produzidos em dez fábricas no país – oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Mantendo a vocação industrial, a marca também aposta no varejo, com o lançamento da primeira loja conceito, a T store do Rio de Janeiro (RJ), em 2013. No exterior, o ponto de venda próprio surge dois anos depois, em 2015, na cidade de Santiago (Chile). Desde lá, novas lojas surgiram, totalizando 12 T stores no país, além de duas T factory stores, uma em Farroupilha (RS) e outra em Carlos Barbosa (RS), e 11 T stores no exterior. O e-commerce, lançado em 2018, é também um importante canal de relacionamento e vendas com público final e complementa o salto evolutivo da marca que une tradição e espírito inovador.

Sinônimo de tradição e confiança por 110 anos, a empresa leva seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No mix, estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou plástico.

Tudo isso ancorado nos princípios de trabalho e devoção, confiança e, principalmente, valorização das pessoas – prata da casa desde o início desta história. Hoje são mais de 10 mil colaboradores que, juntos, assumem o compromisso com a qualidade, respeito à natureza e à responsabilidade social, a marca registrada Tramontina. A empresa alia produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável através do projeto Tramontina Transforma. Com sistemas inteligentes que minimizam o uso de energia, o consumo de água e a emissão de poluentes, a matéria-prima dá forma aos produtos, resíduos originam recursos, energia torna-se valor. Uma empresa sólida e sempre em movimento para atender à dinâmica de um mercado em constante transformação.

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