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Unilever lança a campanha “Believe In Talent” como parte da sua iniciativa Act 2 Unstereotype para conseguir que mais pessoas com deficiência trabalhem atrás das câmaras na produção de publicidade

A campanha inclui o lançamento do seu “Compromisso Inclusivo no Set”, uma promessa para garantir que todas as produções acima de 100 mil euros incluam pelo menos uma pessoa com deficiência como parte da equipa de produção

Também foi anunciado um novo Toolkit de Produção Inclusiva  de código aberto, onde são descritas as melhores práticas para apoiar pessoas com deficiência atrás das câmaras

O lançamento é apoiado por uma nova pesquisa que revela que 73% dos criadores de conteúdo com deficiência sentem que a indústria os exclui

(62%) dos criadores de conteúdo da comunidade de pessoas com deficiência considerariam um emprego em Publicidade, TV, Rádio e Cinema e usar as suas competências essenciais, como edição de vídeo, produção, operação de câmara, legendagem, direção e guionismo, para criar os seus conteúdos. No entanto, (90%) disseram que sentem que as atitudes e mentalidades das pessoas impactam na inclusão nos sets de produção. 

As conclusões desta pesquisa exclusiva com 50 criadores de conteúdo de comunidades com deficiência interseccional nos EUA, Reino Unido e Brasil foram divulgadas pela Unilever a propósito do lançamento da sua nova campanha global “Believe In Talent” e da abertura do código do seu

“Toolkit de Produção Inclusiva” a agências criativas e produtoras. 

Como um dos maiores anunciantes do mundo, a Unilever quer apoiar a indústria de produção para se tornar mais inclusiva e acessível atrás das câmaras a pessoas com deficiência. A empresa  reconhece não apenas as ideias, competências e perspetivas que eles trarão para a publicidade, mas também o impacto que isso terá nas histórias contadas e na sua representação. 

O “Toolkit de Produção Inclusiva” foi criado em colaboração com a comunidade de pessoas com deficiência e descreve as melhores práticas para tornar a produção publicitária mais segura paras as pessoas com deficiência e inclusiva das suas necessidades. 

Também foi lançando o “Compromisso Inclusivo no Set” para incluir pelo menos uma pessoa da comunidade com deficiência como parte da equipa em produções publicitárias acima dos 100 mil euros. 

Aline Santos, Chief Brand Officer e Chief Equity, Diversity & Inclusion Officer da Unilever, disse: “À medida que continuamos a lutar por uma melhor criatividade na nossa publicidade e procuramos construir melhores relações com todas as pessoas ao redor do mundo, é imperativo que as pessoas com deficiência façam parte do processo criativo, trabalhando tanto atrás das câmaras como nos ecrãs. Os criadores de conteúdo criaram esse espaço maravilhosamente inclusivo nas redes sociais e estão a mostrar-nos que é possível ser autêntico e quebrar estereótipos. A publicidade será beneficiada se aproveitar esse talento qualificado. A prova está nos resultados da publicidade progressiva e não estereotipada que está a proporcionar à Unilever 92% mais poder de marca, 94% mais diferença de marca, 67% mais persuasão de marca e 76% mais satisfação dos anúncios.

Dana Cadden, Global Head of Advertising Production da Unilever, disse:

“Estamos comprometidos em mudar a maneira como operamos nas produções comerciais para garantir que aproveitamos todos os grandes talentos da comunidade de pessoas com deficiência. Embora ainda tenhamos muito a aprender, se mais marcas puderem tornar os sets de produção mais inclusivos, elas criarão mais oportunidades para pessoas com deficiência, mas também beneficiarão imensamente da criatividade que trarão para a nossa indústria”. 

A WPP está entre as agências parceiras da Unilever que vão adotar o “Compromisso Inclusivo no Set” nas produções da Unilever e irá partilhar o “Toolkit de Produção Inclusiva” em toda a sua rede de agências. 

A iniciativa Unilever Act 2 Unstereotype visa eliminar preconceitos sistémicos e barreiras que impedem que comunidades carenciadas e sub-representadas tenham acesso total a oportunidades na indústria da publicidade e na sociedade de forma mais ampla, melhorando a equidade entre esses grupos. Esta iniciativa foca-se na erradicação de estereótipos nocivos no marketing e na publicidade. 

Os criadores de conteúdo que participaram no inquérito ​​também disseram:

A perspectiva de trabalhar atrás das câmaras num set de produção fez com que (61%) dos criadores se sentissem “animados com o fato de a indústria estar a mudar para ser mais inclusiva”. (59%) sentem-se esperançosos de que uma carreira na indústria de produção possa ser uma oportunidade viável para pessoas com deficiência e (51%) sentem-se positivos sobre a oportunidade que isso pode representar para outras pessoas. 

As funções em que os criadores disseram que mais gostariam de trabalhar atrás das câmaras são na área de casting, edição ou produtor de desenvolvimento.

Quando questionados sobre o que precisa ser feito para que mais pessoas com deficiência trabalhem nos ecrãs e atrás das câmaras, (44%) dos criadores disseram que aumentar a representação de pessoas com deficiência dentro e fora dos sets ajudaria. 

(92%) acreditavam que o Compromisso Inclusivo no Set e o Toolkit de Produção Inclusiva da Unilever tinham o potencial para criar mais oportunidades para pessoas com deficiência no setor. 

Quando questionados sobre o que os criadores achavam que poderiam trazer para publicidade, TV, rádio e cinema, (46%) sentiram que poderiam ajudar a melhorar a representação de pessoas com deficiência nos meios tradicionais e (39%) sentiram que poderiam trazer uma perspetiva única com base nas suas deficiências, competências e experiência. 

Quando questionados sobre os ganhos tangíveis experimentados como resultado da criação de conteúdo online, (88%) dos entrevistados disseram que a capacidade de influenciar e impactar os outros era fundamental, enquanto uma proporção significativa também indicou a possibilidade de obter acesso a uma nova comunidade com e sem deficiências (82%), construir confiança em si mesmos (78%) e obter exposição a novas oportunidades e experiências (71%) como principais benefícios. 

Sobre a pesquisa  

A Unilever fez uma parceria com o Diversity Standards Collective para realizar uma pesquisa junto de 50 criadores de conteúdos diversos da comunidade com deficiência no Reino Unido, EUA e Brasil entre abril e maio de 2023. Esses criadores de conteúdos atuam numa grande variedade de setores, incluindo beleza, lifestyle, fitness, moda, alimentação e filmes. 

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