Num verdadeiro show, Globo reúne profissionais do mercado e parceiros para apresentar os destaques da programação além de suas as soluções e produtos publicitários envolvendo as 26 marcas da companhia
A Globo tem investido de forma consistente na tríade conteúdo de qualidade, tecnologia e dados para acompanhar as constantes evoluções no mercado audiovisual ao redor do mundo. Um movimento essencial para atender às atuais demandas das pessoas, que ganha ainda mais força com o estabelecimento de parcerias estratégicas. As múltiplas telas, que hoje fazem parte do cotidiano dos consumidores, representam um cenário desafiador, mas repleto de oportunidades pela complementariedade de pontos de contato e conexão com o público. Nesse cenário, a Globo se consolida como empresa única no mercado brasileiro ao oferecer um ecossistema integrado por TV aberta, 26 canais por assinatura, streaming e plataformas digitais; histórias curadas; ambiente essencialmente brand safety em todas as telas; e soluções e serviços publicitários inovadores, gerando resultados relevantes e impactando positivamente os negócios de seus parceiros comerciais.
Para representar esse universo de possibilidades e reiterar os diferenciais que garantem à Globo uma posição de vanguarda no mercado publicitário, a companhia pauta sua atuação na oferta de vídeo premium. Conceito que tem ganhado cada vez mais força nos mercados internacionais, distinguindo as plataformas de mídia capazes de gerar valor para os anunciantes com oferta qualificada e aliando conteúdo, soluções premium, métricas confiáveis e ambiente seguro. Somando a essas entregas atributos como relevância e a capacidade de transbordo, de reverberação de suas histórias para muito além de suas plataformas, a Globo reforça seu potencial de ser Vídeo Premium do Plim ao Play.
“A Globo é uma empresa que vive conectada com o agora, com o futuro e com o Brasil o tempo todo. A gente tem um portfólio de marcas que falam com milhões de brasileiros todos os dias. E que geram conversas, criam tendências, alcance e engajamento. O que a gente produz viaja além da Globo: vira assunto na rua, em casa, com os amigos. Sem parar de se multiplicar. Isso é relevância”, comenta Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo. “Somos uma empresa que tem o conteúdo no seu DNA e a brasilidade na sua essência. A Globo tem um forte compromisso com o Brasil, o público e o mercado brasileiros. Uma mediatech, com uso cada vez maior de inteligência de dados, para atender aos interesses do público e às estratégias dos anunciantes”, destaca o executivo.
Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, complementa o discurso, enfatizando os avanços da empresa em ofertas de publicidade, especialmente as entregas no formato em vídeo, independentemente da plataforma de distribuição. “Acreditamos no poder da convergência para campanhas mais assertivas e capazes de gerar resultado para o negócio dos nossos parceiros comerciais, em todas as etapas do funil. E o Vídeo Premium, conceito que a gente ama e que hoje orienta nossa atuação, reforça exatamente o que nos faz únicos no mercado brasileiro de publicidade: a capacidade de criar histórias de qualidade, com curadoria bem cuidada, garantindo um ambiente seguro para os anunciantes. Um trabalho sustentado por três pilares essenciais: conteúdo premium, tecnologia e dados”, enfatiza a diretora.
Esse posicionamento da empresa se materializa na campanha ‘Globo: Video Premium do Plim ao Play’, lançada recentemente. Sobre o trabalho, Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo, destaca: “A campanha destaca o potencial da Globo de criar conteúdos por e para brasileiros em qualquer tela e nas diferentes plataformas pelas quais as pessoas trafegam durante o dia. De ser capaz de gerar buzz, influência e resultados de negócios nos diversos formatos”.
E o Upfront Globo 2023, realizado nesta quinta-feira, 27, foi o grande momento de comemoração dessa jornada. Um verdadeiro show de conteúdo e celebração de parcerias, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, que reuniu representantes do mercado de publicidade, executivos e talentos Globo, apresentou as soluções e produtos publicitários da companhia. Destaque para ferramentas e formatos inovadores, que reforçam o potencial da convergência entre conteúdo e tecnologia e das telas e plataformas da empresa para o desenvolvimento de estratégias de comunicação mais eficazes, assertivas e em linha com as atuais demandas dos anunciantes e consumidores.
Um show de inovação
Após uma breve apresentação de Totonho (Juzé) e Palmito (Lukete), a dupla de repentistas de ‘Mar do Sertão’, um pocket show com Lulu Santos deu início ao mergulho na magia da Globo. O apresentador Luciano Huck foi o responsável pelas boas-vindas aos convidados do Upfront Globo 2023, ao lado de Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, e Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da empresa.
Paulo Marinho destacou os avanços da Globo em relação à Agenda ESG, reforçando os seis compromissos anunciados pela empresa em 2022, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além da adesão ao Pacto Global. “Quando a gente fala de ESG, a gente fala de diversidade e inclusão. Nos conteúdos e nas nossas equipes. A gente quer que o público se sinta representado. E, pra isso, é fundamental ter talentos diversos, com pensamentos plurais, refletindo a nossa riqueza cultural do Brasil. Queria destacar também a nossa capacidade de gerar impacto social através dos nossos conteúdos, dos nossos valores, e do nosso jornalismo profissional e independente”.
Após celebrar a presença de todos os convidados, Manzar Feres enfatizou os avanços da empresa em ofertas de publicidade em todas as telas: “A TV Globo com a potência do seu alcance. A pluralidade dos nossos canais de TV por assinatura. A diversidade das nossas plataformas digitais – g1, ge, gshow, Receitas e Cartola. E o Globoplay: o primeiro e único streaming brasileiro a abrir espaço para os anunciantes que querem se juntar ao melhor conteúdo Globo e usar todo o conhecimento que temos dos brasileiros e dos seus hábitos de consumo”.
A executiva destacou, ainda, a maneira como a relação da Globo com os brasileiros gera um conhecimento ímpar sobre os consumidores, representado em alguns números relevantes: em um único dia a Globo alcança 41% da população brasileira. Em uma semana, 70%, e, em um mês, 87% – números bem superiores à soma de todas as outras plataformas de vídeo. E com alta presença em todos os demográficos, a Globo supera em 12% o tempo de conteúdo consumido em outras plataformas de vídeo, mesmo entre os jovens de até 24 anos.
A diretora explicou como todo esse conhecimento e inteligência pautam o desenvolvimento de formatos publicitários inovadores e exclusivos no mercado brasileiro. Entre eles, soluções como o Globo DAI, produto disponível para o simulcasting do Globoplay e que a partir da plataforma de tecnologia do Google permite a entrega de campanhas segmentadas nos intervalos comerciais. O Pause Ads, desenvolvido para o Globoplay e acionado no momento em que o conteúdo é pausado, garantindo uma experiência positiva tanto para os consumidores quanto para os anunciantes. E, falando sobre parcerias, relembrou a firmada entre Globo e Twitter, pioneira na América Latina, de oferta conjunta para anunciantes, garantindo alcance incremental para marcas durante grandes eventos e programas. Manzar também pontuou as diversas inovações em métricas e modelos de atribuição como, por exemplo, o Modelo de Atribuição para Ponto de Venda, uma tecnologia proprietária que permite atribuir as vendas físicas à estratégia de mídia, identificando a relação entre conversão e ações de comunicação realizadas nos canais e plataformas da Globo.
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A conversa sobre inovação preparou o momento para o grande lançamento da noite. “Esse é um anúncio que a gente guardou para esse momento especial. Abrindo uma linha de negócios totalmente nova, lançamos a partir de novembro um marketplace de publicidade totalmente aberta. Conheçam em primeira mão o GAMA! Plataforma para execução de campanhas programáticas e uma parceria que vem sendo construída há muitos meses com a Xandr. O GAMA vai oferecer o melhor da tecnologia da Xandr com o uso estratégico de dados primários da Globo e de todos os provedores de dados parceiros para que os anunciantes extraiam o maior valor possível da publicidade programática”, explicou Manzar Feres. “Nossa ambição é que o GAMA seja a plataforma de referência no mercado em oferta de inventário premium, associados a um conteúdo qualificado e seguro. E, muito importante: o GAMA vai oferecer ao mercado o inventário premium não só do Globoplay e das demais plataformas Globo, mas, também de todos os publishers que já estão integrados no ecossistema programático e outros que estão chegando”, completou a executiva.
A partir daí, o Upfront Globo 2023 foi palco para a apresentação das inúmeras possibilidades que o conteúdo Globo, com suas entregas premium do plim ao play, oferece a anunciantes e agências. Da celebração do ecossistema diverso, que reúne a força de marcas interdependentes e se materializa em uma experiência completa, com histórias de qualidade, distribuídas em espaços seguros e capazes de despertar atenção e engajar as pessoas. Da complementariedade que permite oferecer aos parceiros comerciais um inventário robusto, com entregas cross media e multiplicidade de ofertas. Além da capacidade de dimensionar os resultados através de métricas sólidas, diversas e integradas – uma forma de garantir performance e melhores resultados, do awareness à conversão.
Uma noite de encantamento
Mais de 60 talentos passaram pelo palco, apresentando os projetos nos universos do esporte, da dramaturgia, jornalismo, realities e variedades. Fábio Porchat e Tatá Werneck foram os primeiros, trazendo, com bastante humor, o ‘Que História É Essa, Porchat?’ e o ‘Lady Night’.
A narradora Renata Silveira foi quem abriu as conversas sobre esporte, falando sobre as histórias distribuídas nos mais diversos formatos e telas, sempre com muita qualidade e customizado de acordo com a preferência do consumidor. As comentaristas Formiga, Fabi e Ana Thaís, os narradores Luis Roberto e Everaldo Marques, o apresentador Magno Navarro e o comentarista Rycharlyson se juntaram a Renata, para falar sobre as futuras competições do futebol feminino, que em 2023 serão destaque nas ofertas da Globo, com a transmissão da Copa do Mundo, Super Copa e Brasileirão femininos através da TV Globo e do sportv; as transmissões dos principais campeonatos masculinos, que também estarão nas telas da Globo, com Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores da América; além da preparação do vôlei no ano pré-olímpico, entre outras novidades.
Festa tão aguardada pelos brasileiros, o Carnaval teve seu momento especial. A bateria da escola Águia de Ouro deu ritmo para as novidades deste território, junto com o carnavalesco Milton Cunha e o ator Ailton Graça, que falou sobre a alegria que se espalha pelas ruas e passarelas com este que é o maior espetáculo da Terra e que, nas telas da Globo, alcança mais de 67 milhões de espectadores. A emoção dos sambódromos e das festas será assunto em todas as plataformas Globo no próximo ano.
E, reforçando o papel da Globo como uma empresa que representa tão bem seu país e que sabe das particularidades de cada região do Brasil, Astrid Fontenelle, Sabrina Sato, Luana Xavier e Larissa Luz, apresentadoras do ‘Saia Justa’, exibido no GNT, apresentaram as oportunidades regionais e a parceria com afiliadas em todo território nacional. “De norte a sul, de leste a oeste. Não há um lugarzinho sequer nesse País em que o nosso conteúdo não chegue através de uma dessas emissoras parceiras”, comentou Luana Xavier. Justamente porque essa capilaridade é que permite que a Globo leve diversidade cultural, social e de sotaques em sua programação, conseguindo ser local, regional e nacional, tudo ao mesmo tempo.
“Hoje, não há nada mais importante para o Brasil do que a informação clara, apurada e segura”. Com essa declaração, a jornalista Ana Paula Araújo falou da importância do jornalismo independente e das coberturas realizadas pela Globo. Ao lado dos colegas Heraldo Pereira e Carol Prado, reforçaram a necessidade de se estabelecer um compromisso de credibilidade com o brasileiro. Responsabilidade e cuidado que se refletem em conquistas expressivas: os jornais são o conteúdo mais consumido da TV Globo no simulcasting do Globoplay. A GloboNews é o canal líder no segmento de notícias na Pay TV, com 286% de audiência a mais que o segundo lugar. No ambiente digital, o g1 é o maior produtor de conteúdo jornalístico digital do Brasil. Informação direta e objetiva para 54 milhões de visitantes únicos por ano. “O jornalismo da Globo é assim: 24 horas por dia, 7 dias por semana, estamos always on”, comentou Ana Paula. “Faça chuva ou faça sol, há sempre um repórter da Globo pronto para levar a notícia de agora, em um ambiente brand safety para sua marca”, finalizou Carol Prado.
Paixão nacional, as novelas não poderiam ficar de fora do Upfront, com a apresentação emocionante de Sophie Charlotte e Letícia Colin cantando o tema de ‘Todas as Flores’ e Lucy Alves, interpretando a trilha de abertura de ‘Travessia’. Na sequência, Taís Araújo, Lilia Cabral e Rômulo Estrela subiram ao palco, relembrando que a dramaturgia brasileira completou 70 anos em 2021. Conversando com a plateia, enfatizaram que mais de 100 milhões de pessoas acompanham as novelas da Globo toda semana e que 90% dos brasileiros assistiram a pelo menos uma novela da Globo em 2022. Destacaram ainda, que, pela primeira vez na história, a Globo produziu e lançou duas super produções ao mesmo tempo: ‘Travessia’, na TV Globo, e ‘Todas as Flores’, exclusiva para o Globoplay.
Aline Midlej foi a voz escalada para falar sobre os projetos sociais da Globo e o compromisso da empresa com a educação, intrínseco à sua essência e um dos pilares centrais desde sua fundação. “É em sintonia com esse compromisso e esse histórico que a Globo lançou o Movimento Led – Luz na Educação, cujo objetivo principal é mapear e reconhecer e impulsionar praticas inovadoras da educação no século 21. Um projeto do qual eu tenho um imenso orgulho de fazer parte desde o início”, declarou Aline. “Continuamos e continuaremos com uma certeza: a educação de qualidade precisa ser um compromisso de todos os setores da nossa sociedade e de todos que acreditam na construção de um futuro melhor para o Brasil”, finalizou.
O bloco das Super Manhãs da Globo chegou com animação ao palco. Ana Maria Braga levantou o público ao dizer “Acooorda, Upfront!”, em referência ao seu tão conhecido bordão que inicia as manhãs do ‘Mais Você’. Ao lado de Patrícia Poeta, Manoel Soares e também de seu companheiro Louro Mané, destacou o sucesso dos programas matinais da TV Globo, que acompanham a rotina dos brasileiros com muita informação e entretenimento. O grupo do ‘É de Casa’, formado por Maria Beltrão, Thalita Morete, Rita Batista e Thiago Oliveira completou o time, reforçando que, em média, 21 milhões de brasileiros acompanham o programa aos sábados, a cada exibição.
Mantendo o alto astral, Marcos Mion assumiu o palco para falar do ‘Caldeirão’ e da transmissão dos grandes festivais nas telas da Globo. Ao lado de Titi Muller, reiterou a importância do território da música para a Globo, que leva a milhares de pessoas os ritmos de todos os cantos do Brasil e do mundo, com transmissões e cobertura completa por meio da TV Globo, Multishow, Globoplay, gshow e g1, nos mais variados formatos e em todas as telas. No próximo ano, são esperadas as transmissões do Lollapalooza, do Rock in Rio e, uma das principais novidades é o The Town, um novo festival de música, arte e cultura que vai fazer de São Paulo a nova Cidade da Música – e que também estará nas telas da Globo!
Gaby Amarantos deu sequência ao show com uma apresentação cheia de luzes. Comemorando 50 anos, o ‘Fantástico’ continua sendo uma referência dos domingos. E, para falar sobre esse marco histórico que se completa em 2023, o próprio balé do programa esteve no palco do Upfront. As apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta contaram que, em 2022, o programa cresceu pelo segundo ano consecutivo em share e alcançou mais de 149 milhões de pessoas. “O Show da Vida é onde o Brasil encontra o Brasil e o mundo. O ‘Fantástico’ é entretenimento, é diversão, e é ao mesmo tempo comédia e drama. E, ao mesmo tempo, ficção e verdade”, enfatizou Maju.
Marcando a passagem para outro território relevante, o ator Paulo Vieira recebeu no palco Claude Troisgros, Batista e Felipe Bronze para falarem sobre um tema que agrada qualquer paladar: a gastronomia e o universo de receitas disponível no ecossistema da Globo. O portal ‘Receitas’, por exemplo, atualmente conta com mais de 100 mil receitas disponíveis para inspirar os brasileiros. Além disso, 8 em cada 10 pessoas que consomem conteúdo sobre gastronomia, são consumidores Globo.
Séries e documentários não podiam ficar de fora. Para apresentar o assunto, os atores Eduardo Sterblitch, Marina Ruy Barbosa e Daphne Bozaski subiram ao palco e deram luz às diferentes histórias e produções criadas pela Globo, que traduzem a realidade e as emoções do Brasil com a nossa ficção. “Unimos os melhores talentos do país – atores, atrizes, roteiristas e diretores – à força dos Estúdios Globo e à criatividade dos nossos parceiros: produtoras independentes espalhadas pelo país e, claro, também, nossos parceiros comerciais”, comentou Marina. Por meio do Globoplay, maior plataforma brasileira no streaming e a pioneira na oferta de publicidade, o público pode assistir este ano à ‘Todas as Flores’. E, para 2023, já estão confirmados os lançamentos de ‘Fim’, uma adaptação literária de obra da Fernanda Torres, e ‘Rio Connection’, produzida em parceria com a Sony, que irá apresentar a história de três figuras proeminentes do crime organizado que se encontram no Brasil, com novas identidades e um novo objetivo: tropicalizar a máfia, entre outras produções.
Tadeu Schmidt, trouxe as novidades sobre os realities da Globo para o próximo ano. Fátima Bernardes, que em breve estreia na apresentação do ‘The Voice Brasil’, esteve ao lado do apresentador, falando sobre os impressionantes resultados e o poder de reverberação dos programas. No caso do ‘Big Brother Brasil’, Tadeu reiterou a força do programa em gerar conversas, criar tendências e transbordar para muito além das telas da Globo. Batendo recordes a cada ano, as votações chegam a impressionantes 3,5 milhões de votos por minuto no gshow, em seu pico de votação. A última edição foi assistida por mais de 153 milhões de pessoas pelas plataformas Globo. “O BBB é always on. ‘Bomba’ na TV Globo, no Globoplay, seja durante a transmissão da TV ou nas câmeras exclusivas ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana”, comentou Tadeu. Fátima também disse estar super animada com a estreia da próxima temporada de ‘The Voice Brasil’, marcada para 15 de novembro. Na sequência, Ana Clara e Fernando Fernandes falaram sobre as expectativas para as próximas temporadas de ‘Túnel do Amor’ e ‘No Limite’, que, em 2023, promete muitas aventuras e desafios na Amazônia.
E, voltando ao palco, Marcos Mion foi o responsável pelo grande momento spoiler da noite, com a revelação de duas grandes novidades para 2023: a estreia de ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua!’, novo reality show de gastronomia da TV Globo, que terá apresentação de Leandro Hassum e presença de dois chefs cozinha renomados para julgar os pratos: João Diamante e Paola Carosella. Além da volta à TV aberta do ‘Linha Direta’, o primeiro programa de true crime do Brasil, agora com Pedro Bial.
Luciano Huck voltou ao palco para os momentos finais do evento, que acabou em grande estilo, com shows dos mascarados do ‘The Masked Singer’ – Negra Li, Thiago Fragoso e Priscilla Alcantara – e Ivete Sangalo.
O Upfront Globo 2023 foi transmitido na íntegra e ao vivo pelo Globoplay. A gravação e as novidades, em detalhes, estão disponíveis na plataforma: https://globoads.globo.com/upfront2023/