Blog

Vanish e Abrace impactam mais de 3500 crianças com o Programa Escola Sem Bullying (1)

Parceria leva ações contra a violência escolar para instituições do Paraná e mobiliza cerca de 7 mil famílias e 250 educadores 

Vanish une forças com a Abrace – Programas Preventivos, pioneira no combate ao bullying no Brasil, para implementar o Programa Escola Sem Bullying em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (PR). A iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura e marca presença em quatro escolas da rede municipal, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência escolar. 

O lançamento ocorreu em 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying, na Escola Municipal Alcides Mário Pelanda. A ação contou com a presença de Benjamim Horta, diretor-fundador da Abrace e idealizador do programa, e incluiu a distribuição de livros ilustrados que abordam o tema de maneira acessível e lúdica para as crianças. Mais três escolas municipais – Maryle Aparecida Schettert Ferri, Joaquim Matsumoto e Generoso Salustiano Barbosa – receberam os livros e terão ações de conscientização sobre a violência escolar para alunos, pais e educadores ao longo deste ano. 

No total, são mais de 3500 crianças impactadas, abrangendo as turmas do Infantil 5 até o 5º ano do Ensino Fundamental; além de 7 mil pais e familiares, com uma média de 250 educadores envolvidos. Nos próximos meses, as instituições terão capacitação para professores, distribuição de materiais e livros sobre o tema, palestras educativas, entre outras atividades para alimentar o debate.
Com mais de 12 anos de experiência na prevenção da violência escolar, a Abrace foi reconhecida pela UNESCO como uma referência no tema. A instituição é fundadora do Programa Escola Sem Bullying, voltada à prevenção e combate ao bullying por meio de uma metodologia própria, desenvolvida a partir de estudos sobre a realidade brasileira. Todo o material utilizado nas atividades é produzido pela própria instituição, garantindo coerência pedagógica e alinhamento com as práticas de ensino. 

A parceria com Vanish nasceu como parte da campanha “Vanish Salva Seu Uniforme”, que há três anos dialoga com famílias no período de volta às aulas oferecendo uma solução prática e econômica para renovar e reutilizar uniformes escolares. Neste ano, a iniciativa ganhou um novo propósito: ampliar o diálogo contra o bullying. Criada pela BETC HAVAS, a ação começou com o lançamento do curta-metragem “As manchas do bullying”, que retrata a descoberta, por uma mãe, do sofrimento do filho na escola após notar marcas misteriosas em seu uniforme. O filme marca o início de uma jornada de empatia e transformação que reforça a importância de olhar com mais atenção para os sinais do cotidiano. 

“Neste ano quisemos ir além dos uniformes e conversar sobre os fatores emocionais da convivência escolar. É necessário tratar de uma questão tão presente na vida das crianças e preparar adultos para que ela seja cessada. Para isso, é preciso estar presente onde esses casos acontecem e trabalhar ativamente para educar todos os envolvidos”, comenta Ana Paula Tintim, head de marketing de Vanish. 

“Temos esforços constantes na Abrace para erradicar o bullying no Brasil, mas uma mudança desse porte não pode ser feita individualmente, só é possível quando nos engajamos coletivamente. O bullying é um problema social e o apoio de marcas como Vanish é importantíssimo para potencializar o Programa e fazer com que nossa mensagem chegue cada vez mais longe”, declara Benjamim Horta.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia