Marca ganhou medalha de prata na categoria Graphic Design do Latin American Design Awards | LADAWARDS
Retomada do apoio à cultura com investimento em patrocínios é estratégia para tornar a marca conhecida
Há um ano um novo pulso passou a dar o ritmo à maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do país, nascia a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora). Hoje, a companhia celebra o sucesso da nova identidade, nova cultura organizacional e se firma como uma plataforma multienergia capaz de atender às diversas demandas de seus clientes. O presente chegou em forma de prêmio com a medalha de prata na categoria Graphic Design do Latin American Design Awards | LADAWARDS 22 pela construção da marca, que aponta em uma nova direção, mostrando uma organização em constante evolução.
A conquista apenas corrobora o sucesso e o intenso trabalho de construção de marca que vem sendo conduzido pela companhia. As iniciativas, que visam aproximar a marca dos seus diversos públicos, desde os relacionamentos institucionais até o consumidor final, passam por investimentos em patrocínios, como a retomada do incentivo à cultura e ao entretenimento, e também o apoio ao esporte motor patrocinando a Stock Car, principal categoria do automobilismo do Brasil, e contando com uma equipe no campeonato.
Além de fortalecer a base de atuação no mercado, com a entrada em novos negócios de energia, e incentivar as artes, a Vibra, ao longo do ano, vem apresentando ao público sua marca corporativa em uma série de experiências que promovem conexão com as pessoas através da energia da música e cultura. A companhia assumiu o naming rights da Vibra São Paulo, maior casa de espetáculos da América Latina, patrocinou o Vibra Open Air, o maior evento de cinema a céu aberto do mundo, e o Festival Rock Brasil 40 Anos, e também deu nome ao Vibra Festival de Inverno do Rio. Além disso, vem apoiando uma série de projetos ligados à música de orquestra como o Projeto Aquarius, o patrocínio à Orquestra Sinfônica Brasileira e ao evento Música no Museu.
“Dentro da estratégia que foi traçada para a marca, energia que conecta, a música tem o papel de aproximar as pessoas. Para isso abraçamos grandes projetos, entendemos como uma excelente oportunidade de conectar a marca Vibra com a sociedade e o público. Os eventos trazem múltiplas oportunidades, reforçam a nossa imagem numa relação direta com a espontaneidade dos shows”, explica Leo Burgos, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Vibra.
Latin American Design Awards | LADAWARDS 22
A premiação reconhece anualmente as melhores ideias e peças de design com base na sua inovação, impacto e criatividade; além de celebrar designers, criativos, estúdios, agências e marcas líderes a nível Latinoamérica, buscando assim promover a indústria criativa e de comunicação visual da América Latina. Para concorrer ao prêmio, a Tátil, escritório de designer responsável pela criação da marca, explica que a precisão estratégica e o brilho criativo foram a base para transformar a marca. O movimento foi o caminho conceitual, traduzido em um nome que conecta a energia como ativo à energia das pessoas: Vibra. Três princípios de expressão, POTÊNCIA, ENERGIA e PULSO carregam elementos simbólicos e são facilmente percebidos na marca final. As diagonais que expressam potência, flexibilidade e dinamismo, a vibração ganhou forma.
“O desafio de VIBRA era criar primeiro um nome que pudesse representar o legado e a evolução de uma das empresas mais valiosas do Brasil, trazendo uma perspectiva de futuro ligada à energia e especialmente ligada às pessoas. VIBRA fala da vibração do motor, mas também fala da vibração do coração. O símbolo traduz a essência da vibração e do que é energia. Quando colocamos o pulso, estamos mostrando a intenção da companhia de valorizar essa nova dimensão da energia como um ativo, olhando para o futuro, abrindo caminhos e transcendendo a relação com os combustíveis fósseis”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil Design.
A marca Vibra
Lançada em agosto de 2021, a marca Vibra tem como orientadores a confiança que conecta, orientação ao cliente, parcerias genuínas e evolução constante. O nome e design referem-se ao movimento constante, necessário para impulsionar pessoas e negócios, sem abrir mão de remeter a um Brasil que faz, realiza e vai além. Os quatro pilares refletem a visão aspiracional da nova empresa: uma visão de negócio que tem compromisso com seus clientes e busca a excelência em tudo o que faz; um relacionamento com os diferentes públicos baseado em flexibilidade e empatia; os diferenciais de proximidade e conveniência na relação com os clientes; e, finalmente, uma visão de futuro alicerçada em agilidade e inovação. Além do nome, a marca Vibra possui também, em sua versão completa, um símbolo que é sua representação mais simples e direta. Seu uso pode servir como elemento gráfico, buscando iconicidade e reconhecimento imediato, sempre em conjunto com outros ativos da marca.