Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de um mercado de consumo mais consciente, a Vigor Alimentos dá um importante passo e lança Vigor Simples, o primeiro iogurte em embalagem de papel do país. A novidade chega dentro de uma linha com poucos ingredientes, todos naturais.
A busca por opções mais sustentáveis e saudáveis no setor de alimentos tem crescido consideravelmente. Segundo estudo da Mintel (2019), 55% dos brasileiros concordam com a afirmação de que marcas/empresas devem oferecer mais soluções sustentáveis proativamente. A consciência ambiental foi intensificada no último ano, visto que 51% dos brasileiros afirmam que a preocupação com o meio ambiente aumentou durante a pandemia, de acordo com o mesmo instituto (2020).
Atenta a isso, a marca traz ao varejo um produto composto apenas de ingredientes naturais, com alto teor de proteína e em embalagem alternativa ao plástico: seu material é biodegradável, de fonte renovável e possui maior nível de reciclabilidade. Além disso, a impressão das informações sobre o produto é feita diretamente no pote, dispensando a necessidade de um material a mais para descarte. A nova linha de iogurte não contém aditivos, como conservantes, corantes e espessantes, sendo produzida apenas a partir de leite, fermento lácteo, açúcar demerara e geleia de fruta. O nome do produto, Vigor Simples, foi escolhido para refletir a simplicidade das composições do iogurte, feito só de quatro ingredientes, e de sua embalagem, que além de todas as características citadas, tem layout claro e minimalista.
Com a nova embalagem, aproximadamente 15 toneladas de plástico deixarão de ser colocadas no mercado em 2021 – estimativa feita por comparação com a produção de uma embalagem plástica de gramatura equivalente. Trata-se, portanto, de uma quantidade relevante do material que deixará de ser descartada.
Para lançar o primeiro iogurte em embalagem de papel do país, a Vigor utilizou uma tecnologia inovadora, que usa um processo específico de solda para garantir a duração da embalagem durante todo o período de validade do produto, preservando a qualidade e a proteção necessárias para a integridade do alimento.
Poucos ingredientes
A tendência e a busca de produtos clean label, ou seja, feitos com poucos ingredientes, todos facilmente reconhecidos pelo consumidor, cresce a cada dia. Um estudo com americanos e ingleses mostra que 7 entre 10 consumidores querem saber e entender a lista de ingredientes dos produtos que consomem (Innova, 2017 – QTRENDS Equilibrium). O lançamento da Vigor chega em três sabores: Tradicional, com 16 gramas de proteína, Damasco e Frutas Vermelhas, ambos com 14 gramas de proteína. Todas as versões são apresentadas em porções de 130 gramas e possuem atributo zero lactose.
De acordo com Flávia Drummond, Diretora de Marketing da Vigor, o lançamento de Vigor Simples representa mais um passo da marca em direção à inovação e à sustentabilidade. “Estamos trazendo à categoria um iogurte muito saudável e natural, para atender à demanda de consumidores atentos aos ingredientes que estão ingerindo. Esse público, que também se preocupa cada vez mais com impactos ambientais, motivou-nos a ir além e desenvolver uma embalagem única no país.”
O produto leva impresso na embalagem um QR code que, ao ser acessado, entrega aos consumidores informações sobre a novidade e locais onde encontrar o produto.
Vigor Simples está disponível nos principais pontos de venda do estado de São Paulo, pelo preço sugerido de R$ 4,79.
Sustentabilidade
Essa não é a primeira medida da Vigor para contribuir com processos de fabricação mais sustentáveis. Alguns produtos da marca já são desenvolvidos com utilização de PET, um material com percentual de reciclabilidade superior ao de outros tipos de plásticos utilizados na maioria das embalagens de iogurtes e de outros alimentos do mercado. A substituição contribui para uma melhor economia circular e possibilita o retorno das embalagens como matéria-prima para a confecção de outros produtos em pontos de coleta e reciclagem.
Além disso, a Vigor apoia a reciclagem no país, participando como associada a entidades renomadas, como o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), e por meio de outros compromissos ambientais, como parceria com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis) e outras conceituadas empresas voltadas para a recuperação de 22% de todas embalagens colocadas no mercado nacional.
Desta forma, a empresa está investindo em duas frentes que contribuem para o fomento da cadeia da reciclagem. Uma delas é voltada para a recuperação das embalagens colocadas no mercado e a outra é direcionada ao lançamento de embalagens com menor uso de recurso naturais.
O presidente da Vigor, Luis Gennari, avalia que todo esse movimento é o início de uma nova forma de pensar e produzir dentro da empresa. “Temos percebido o nível de conscientização das pessoas e, junto com isso, o quanto precisamos contribuir para um cenário mais sustentável dentro do mercado de consumo. Temos um longo caminho a percorrer, mas estamos empenhados em iniciar a jornada. Acreditamos que esse seja um movimento que vai incentivar o restante do mercado.”